Mudanças entre as edições de "Mariano:Manual Integração Contábil"

De mariano
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Linha 1: Linha 1:
Para iniciar a integração contábil é preciso verificar as contas auxiliares de clientes e fornecedores.
 
  
'''Verificação de Contas Auxiliares - Cliente e Fornecedor'''
+
[[File:Fluxo integracao contabilimagem1.jpg|thumb|clique para ampliar]].
 
+
Para gerar o relatório e consultar as contas auxiliares acessar o menu:
+
 
+
'''Controladoria / Gestão de Contabilidade / Relatórios / Operacionais'''
+
 
+
[[File:Manual regularização dos bens do ativo imobilizadoImagem19.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
 
+
'''Relatório 106 '''- clientes
+
 
+
'''Relatório 107 '''- Fornecedores
+
 
+
Informar empresa
+
 
+
[[File:Manual regularização dos bens do ativo imobilizadoImagem20.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
 
+
Imprimir os relatórios
+
 
+
'''Relatório Clientes'''
+
 
+
[[File:Manual regularização dos bens do ativo imobilizadoImagem21.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
 
+
'''Relatório Fornecedores'''
+
 
+
[[File:Manual regularização dos bens do ativo imobilizadoImagem22.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
 
+
Fazer a importação na empresa de origem
+
 
+
Para fazer a importação acessar o menu:
+
 
+
'''Cadastros / Controladoria / Contabilidade / Plano Contábil / Modelo x Empresa'''
+
 
+
[[File:Manual regularização dos bens do ativo imobilizadoImagem23.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
 
+
Fazer a importação na empresa de acordo de origem de acordo com o relatório.
+
 
+
Para fazer a alteração, preencher os campos:
+
 
+
'''Tipo Plano: '''4
+
 
+
'''Empresa Destino: '''verificar no relatório o campo filial
+
 
+
[[File:Manual regularização dos bens do ativo imobilizadoImagem24.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
 
+
Na aba '''Seleção '''preencher conta reduzida de acordo com o relatório de clientes e fornecedores
+
 
+
Clicar em OK.
+
 
+
[[File:Manual regularização dos bens do ativo imobilizadoImagem25.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
 
+
Clicar em mostrar
+
 
+
Clicar em ok.
+
 
+
Clicar em Processar.
+
 
+
[[File:Manual regularização dos bens do ativo imobilizadoImagem26.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
 
+
Clicar em Sim.
+
 
+
[[File:Manual regularização dos bens do ativo imobilizadoImagem27.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
 
+
Clicar em OK.
+
 
+
[[File:Manual regularização dos bens do ativo imobilizadoImagem28.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
 
+
Gerar novamente os relatórios para confirmar se os dados foram atualizados.
+
  
 
'''Integração Contábil'''
 
'''Integração Contábil'''
Linha 73: Linha 6:
 
Para iniciar a inegração contábil seguir o check list abaixo. 
 
Para iniciar a inegração contábil seguir o check list abaixo. 
  
[[File:Manual integração contábilImagem1.png|600x300px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual integração contábilImagem1.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
 
Para fazer a integração contábil acessar o menu: 
 
Para fazer a integração contábil acessar o menu: 
Linha 218: Linha 151:
  
 
[[File:Manual integração contábilImagem22.png|700x400px|RTENOTITLE]]l
 
[[File:Manual integração contábilImagem22.png|700x400px|RTENOTITLE]]l
 
'''Conciliações Contábeis '''
 
 
Conferir Conta Transitória - 20055
 
 
'''Controladoria / Gestão de Contabilidade /Contabilidade / Relatórios / Contábeis'''
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem17.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Relatório: 117
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem18.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Para gerar o relatório preencher os campos:
 
 
'''Empresa''': informar código da empresa
 
 
'''Filial:''' informar código da filial
 
 
'''Data Inicial:''' período mensal
 
 
'''Data Final:''' período mensal
 
 
'''Conta Reduzida:''' 20055
 
 
'''Livro:''' 0
 
 
'''Tamanho do Livro:''' 0
 
 
'''Página Inicial:''' 0
 
 
'''Contas Reduzidas (Lista as Subordinadas): '''não preencher
 
 
'''Apresenta Total diário por conta''': S
 
 
'''Apresenta Total Mensal por Conta:''' N
 
 
'''Mostrar Usuário: '''S
 
 
'''Impressão Frente e Versão:''' N
 
 
'''Imprimir Folha / Página:''' P
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem19.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
O saldo inicial do relatório deve ser zero e o final também. Quando ocorrer saldo gerar o relatório diário e verificar por dia a diferença.
 
 
Conferir saldo anterior
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem30.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Conferir saldo final
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem31.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Ajustar as diferenças na origem. 
 
 
Após os ajustes o total da conta tem que ser zero.
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem32.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
 
 
Conciliação Caixas e Bancos 
 
 
Para iniciar a conciliação gerar o relatório 100. 
 
 
Para gerar o relatório acessar o menu: 
 
 
'''Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais '''
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem33.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Relatório 100
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem34.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Para gerar o relatório preencher os campos:
 
 
'''Empresa: '''digitar código da empresa
 
 
'''Filial:''' digitar código da filial
 
 
'''Data Saldo:''' informar mês de conciliação
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem35.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Gerar o relatório e conferir o saldo financeiro e contábil.
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem36.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Quando houver diferença de saldo gerar o relatório 052. 
 
 
'''Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais'''
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem39.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Relatório 101
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem40.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Para gerar o relatório preencher os campos: 
 
 
'''Empresa:''' digitar código da empresa
 
 
'''Filial:''' digitar código da filial
 
 
'''Conta Financeira: '''informar a conta financeira que está com diferença no relatório 100
 
 
'''Data Inicial:''' período mensal
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem41.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Imprimir o relatório para conferir com o relatório 101
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem42.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Para gerar o relatório 152 acessar o menu:
 
 
'''Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Contábeis'''
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem43.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Relatório 152
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem44.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Para gerar o relatório preencher os campos:
 
 
'''Empresa: '''digitar número da empresa
 
 
'''Filial:''' digitar codigo da filial
 
 
'''Data Inicial: ''' informar período de 5 em 5 dias
 
 
'''Data Final:''' informar período de 5 em 5 dias
 
 
'''Conta Reduzida:''' não preencher
 
 
'''Livro:''' 0
 
 
'''Tamanho Livro:''' 0
 
 
'''Página Inicial:''' 0
 
 
'''Conta Auxiliar: '''conta auxiliar que está com diferença no relatório 100
 
 
'''Código Lista:''' não preencher 
 
 
'''Código Item:''' não preencher
 
 
'''Apresenta Total Mensal por Conta:''' S
 
 
'''Consolidado:''' N
 
 
Mostar Usuário: S
 
 
'''Impressão Frente e Verso:''' N
 
 
'''Imprimir Folha / Página:''' P
 
 
'''Listar Total Diário?''' N 
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem45.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Pesquisar no relatório de 5 em 5 dias até encontrar a diferença 
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem46.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Se houver diferença localizar o número do lote na tesouraria.
 
 
'''Finanças / Gestão de Tesouraria / Caixa e Bancos / Consultas / Lançamentos e Composições'''
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem47.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Para consultar o lote, preencher os campos:
 
 
'''Conta Interna:''' número da conta financeira que está com diferença no relatório 100
 
 
'''Período:''' data da diferença 
 
 
Localizar a diferença e o número do lote
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem48.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Ajustar a diferença no lote.
 
 
'''Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Lotes / Processamento'''
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem49.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Para fazer a alteração preencher os campos:
 
 
'''Lote:''' número do lote pesquisado na tesouraria
 
 
'''Modalidade: '''Contabilizados
 
 
'''Opção:''' reverter
 
 
'''Classificação:''' Lote
 
 
Clicar em mostrar
 
 
Selecionar o lote
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem50.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Processar 
 
 
Confirmar a reversão do lote
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem51.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Após a abertura do lote selecionar a opção c/lançamentos
 
 
Clicar em mostrar
 
 
Localizar o lançamento com erro. 
 
 
Clicar na aba lançamento para realizar a correção.
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem52.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Corrigir os creditos ou debitos de acordo com o lançamento da tesouraria. 
 
 
Processar a alteração
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem54.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Selecionar o lote processar para contabilizar novamente.
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem55.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
'''Conciliação de Clientes / Adiantamentos a Clientes'''
 
 
'''Conciliação Clientes'''
 
 
Para iniciar a conciliação gerar o relatório 308
 
 
'''Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais'''
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem56.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Relatório 308
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem57.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Para gerar o relatório preencher os campos:
 
 
'''Empresa: '''digitar o número da empresa
 
 
'''Filial:''' digitar o código da filial
 
 
'''Mês:''' informar mês de conciliação
 
 
'''Lista Somente Créditos:''' N - não
 
 
'''Lista Somente Diferença:''' S - sim
 
 
'''Por: Código ou Alfabética:''' C - código
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem58.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Com o relatório gerado verificar as diferenças
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem59.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Reverter o lote contábil dos lançamentos programados / manuais para lançar o debito e credito. 
 
 
Lançar de acordo com as diferenças do relatório 308
 
 
Informar o complemento e processar
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem60.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Na natureza debito informar a conta auxiliar da cielo.
 
 
'''Conta Auxiliar: '''122119
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem61.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Na natureza crédito informar a conta auxiliar de acordo com o relatório 308.
 
 
Fazer todos os lançamentos de credito até zerar o valor com o debito.
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem62.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Fazer alteração do valor do lote de acordo com debito e crédito.
 
 
Processar
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem63.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Clicar em marcar e processar para fechar o lote. 
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem64.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Após lançar os creditos e débitos da cielo, verificar se há outras diferenças. 
 
 
Para encontrar as diferenças gerar o relatório 152. 
 
 
'''Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Contábeis '''
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem65.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Relatório 152
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem66.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Preencher os campos:
 
 
'''Empresa: '''digitar número da filial 
 
 
'''Filial: '''digitar código da filial
 
 
'''Data Inicial:''' informar período inicial mensal
 
 
'''Data Final:''' informar período final mensal
 
 
'''Conta Reduzida:''' não preencher
 
 
'''Livro:''' 0
 
 
'''Tamanho do Livro:''' 0
 
 
'''Página Inicial:''' 0
 
 
'''Conta Auxiliar:''' de acordo com relatório 308
 
 
'''Código Lista:''' não preencher
 
 
'''Código Item:''' não preencher
 
 
'''Apresenta Total Mensal por Conta: '''S
 
 
'''Consolidado:''' N
 
 
'''Mostrar Usuário:''' S
 
 
'''Impressão Frente e Verso:''' N
 
 
'''Imprimir Folha / Página:''' P
 
 
'''Listar Total Diário? '''N
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem69.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Consultar o número do lote para fazer o ajuste.
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem70.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Consultar o extrato do cliente para verificar origem da diferença.
 
 
Para consultar acessar o menu:
 
 
'''Finanças / Gestão de Contas a Receber / Contas a Receber / Consultas / Extrato Clientes'''
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem71.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Consultar no extrato de contas tipo de título do lançamento. 
 
 
'''Cliente:''' cliente que está com diferença no relatório 308
 
 
'''Período:''' período final ultimo dia do mês de contabilização
 
 
Mostrar
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem72.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Informar no lote contábil a conta correta de acordo com o plano contábil.
 
 
Reverter o lote para fazer as alterações.
 
 
Informar no campo Crédito o número da conta de acordo com o plano contábil
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem73.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Gerar novamente o relatório 308 para verificar se todos os erros foram corrigidos. 
 
 
'''Conciliação Adiantamento a Clientes'''
 
 
Gerar o relatório 308 com os seguintes filtros
 
 
'''Empresa: '''digitar o número da filial
 
 
'''Filial:''' digitar o código da filial 
 
 
'''Mês:''' informar mês de conciliação
 
 
'''Lista Somente Créditos?''' S
 
 
'''Lista Somente Diferenças? '''N 
 
 
'''Por: Código ou Alfabética:''' C 
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem74.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Verificar se há diferenças no relatório. Quando houver seguir o mesmo procedimento para ajuste da conciliação de clientes.
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem75.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Gerar o relatório 308 para conferir resumo contábil. 
 
 
'''Empresa: '''digitar número da empresa
 
 
'''Filial: '''digitar código da filial
 
 
'''Mês:''' informar mês de conciliação
 
 
'''Lista Somente Créditos? '''N
 
 
'''Lista Somente Diferenças? '''N
 
 
'''Por: Código ou Alfabética:''' C
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem76.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Conferir no relatório:
 
 
Saldo do contas a receber com saldo contábil
 
 
Saldo Adto. Clientes com Adiantamento
 
 
Saldo financeiro com total
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem77.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
 
 
'''Conciliação de Fornecedores e Adiantamento a Fornecedores'''
 
 
'''Conciliação de Fornecedores'''
 
 
Para iniciar a conciliação gerar o relatório 309. 
 
 
'''Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais'''
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem56.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Relatório 309
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem78.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Preencher os campos: 
 
 
'''Empresa:''' digitar número da empresa
 
 
'''Filial:''' digitar código da filial
 
 
'''Mês:''' informar ,mês de conciliação
 
 
'''Lista Somente Créditos:''' N
 
 
'''Lista Somente Diferenças:''' S
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem79.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Verificar as diferenças do relatório
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem80.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Quando a diferença ocorre no financeiro consultar extrato de fornecedor.
 
 
'''Finanças / Gestão de Contas a Pagar/ Contas a Pagar / Consultas / Extrato Fornecedor'''
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem81.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Localizar no extrato do fornecedor os títulos que estão com diferença no relatório 309. 
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem82.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Corrigir os erros na origem. Após a correção gerar novamente o relatório 309. 
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem83.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
'''Conciliação Adiantamento a Fornecedores'''
 
 
Gerar o relatório 309 com os seguintes filtros
 
 
'''Empresa: '''digitar o número da filial
 
 
'''Filial:''' digitar o código da filial 
 
 
'''Mês:''' informar mês de conciliação
 
 
'''Lista Somente Créditos?''' S
 
 
'''Lista Somente Diferenças? '''N 
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem84.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Gerar o relatório e verificar se há diferenças, quando houver corrigir as diferenças na origem.
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem85.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Verificar se há diferenças no relatório. Quando houver seguir o mesmo procedimento para ajuste da conciliação de clientes.
 
 
'''Conciliação do Patrimônio''' Para inciar a conciliação conferir o patrimônio com os relatórios 117 e 044. 
 
 
Para gerar o relatório 117 acessar o menu: 
 
 
'''Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Contábeis'''
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem86.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Relatório 117
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem87.png|RTENOTITLE]]
 
 
Para gerar o relatório preencher os campos:
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem88.png|RTENOTITLE]]
 
 
Imprimir o relatório para conferir com o relatório 044.
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem89.png|RTENOTITLE]]
 
 
Para imprimir o relatório 044 acessar o menu:
 
 
Controladoria / Gestão de Patrimonio / Controle de Bens / Relatórios
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem90.png|RTENOTITLE]]
 
 
Relatório 044
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem91.png|RTENOTITLE]]
 
 
Para gerar o relatório preencher os campos:
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem92.png|RTENOTITLE]]
 
 
Conferir saldo do relatório 117 com o saldo do relatório 044.
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem93.png|RTENOTITLE]]
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem94.png|RTENOTITLE]]
 
 
'''Lançamentos Programados'''
 
 
Nos lançamentos programados são lançados seguros, aluguel, software e assinatura de jornal.
 
 
Lançar o seguro de acordo com a apólice ou proposta.
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem95.png|RTENOTITLE]]
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem96.png|RTENOTITLE]]
 
 
O lançamento do seguro na contabilidade deve ser pela vigência e valor total a ser pago.
 
 
Preencher a planilha em excel para fazer a programação.
 
 
[[File:Manual integração contábilImagem97.png|RTENOTITLE]]
 

Edição atual tal como às 14h31min de 7 de dezembro de 2016

clique para ampliar
.

Integração Contábil

Para iniciar a inegração contábil seguir o check list abaixo. 

RTENOTITLE

Para fazer a integração contábil acessar o menu: 

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Integrações Contábeis

RTENOTITLE

Para iniciar a integração informar:

Filial: informar código da filial

Período Sugerido: mês de integração

Tipo de Atualização: Período Completo

Quantidade Dias: 0

Quantidade Vezes: 1

Qdte. Movimentos por processamento: 0

Selecionar as opções:

Lote por filial

Lote Diário - exceto para estoque e patrimônio

Desativar depuração de regras

Selecionar os módulos individualmente de acordo com a sequência abaixo:

1º - Notas Fiscais Saídas e Notas Fiscais Entradas

2º - Contas a Pagar e Contas a Receber

3º - Tesouraria

4º - Patrimônio (fazer lotes programados manual conforme check-list)

5º - Estoque (integrar somente após todas as conferências/conciliações)

RTENOTITLE

Clicar em validar

RTENOTITLE

Corrigir caso hajam divergências. Se estiver correto o sistema mostrará a mensagem abaixo. 

Clicar em OK.

RTENOTITLE

Clicar em Contabilizar e Processar

RTENOTITLE

Após processar serão criados os lotes contábeis.

Visualizar os lançamentos.

RTENOTITLE

Verificar se os lotes possuem diferenças, caso possuam diferenças fazer as correções.

RTENOTITLE

Anotar os números dos lotes inicial e final no check list. 

Selecionar todos os lotes e clicar em processar. 

RTENOTITLE

Confirmar a contabilização. 

RTENOTITLE

Clicar em ok. 

RTENOTITLE

Contabilizar os Lotes Programados 

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Lotes / Processamento

RTENOTITLE

Para contabilizar os lotes programados informar: 

Competência: mês de contabilização

Clicar em Mostrar.

RTENOTITLE

Confirmar a geração dos lançamentos. 

RTENOTITLE

Clicar em Ok.

RTENOTITLE

Visualizar o lote. 

RTENOTITLE

Observação: a Integração e Geração dos lotes da folha de pagamento são gerados pelo Gerente do Setor no sistema Rubi. 

Fechamento de período para Lançamentos

Cadastros / Filiais / Períodos para Lançamentos

RTENOTITLE

Para fechar o período preencher os campos: 

Filial: informar código da filial

Data Inicial: período disponível para lançamento . Ex: na contabilização do mês 08 a data inicial deve ser 01/09

Data Final: ultimo dia do ano

Selecionar as opções : 

Vendas

Compras 

Contas a Pagar 

Contas a Receber 

Tesouraria 

Patrimônio 

Clicar em Mostrar

RTENOTITLEl

Clicar em Processar 

RTENOTITLEl