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(Analise para reposição de estoque)
 
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=Gerenciamento de compras de produtos para revenda=
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= Gerenciamento de compras de produtos para revenda =
  
 
Este processos esta dividido em tres etapas:
 
Este processos esta dividido em tres etapas:
  
==Calculo do consumo médio==
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== Calculo do consumo médio ==
Como próprio titulo indica, trata-se de um processo que realizara o calculo referente ao consumo médio dos produtos indicados (através dos filtros selecionados) que serão utilizados na ''Analise de reposição de estoque''. <br>
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Este processo se utiliza da tela ''F211CCM'' para a realização dos cálculos  que pode ser acessada no ''ERP'' através do menu ''/Suprimentos / Gestão de Estoques / Análise de Reposição / Cálculo de Consumo Médio''
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==Analise para ''reposição de estoque''==
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Como próprio titulo indica, trata-se de um processo que realizara o calculo referente ao consumo médio dos produtos indicados (através dos filtros selecionados) que serão utilizados na ''Analise de reposição de estoque''.<br/>O processo pode levar em consideração duas informações pre-cadastradas para gerar tal analise.
Responsável pela sugestão sistêmica de quais produtos deverão ser adquiridos levando-se em consideração diversos fatores mensurados pelo ''ERP'' (Calculo do consumo médio, saldo do produto em estoque, período mínimo e máximo para reposição,produtos já solicitados em outras ordens de compras, etc...) . <br>
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O processo possibilita vários modelos de ''calculo de sugestão'' dependendo das parametrizações indicadas nos seletores existentes.<br>
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Este processo se utiliza da tela ''F211ARA'' do ''ERP'' que poderá ser acessada através do menu ''/Suprimentos / Gestão de Estoques / Análise de Reposição / Agrupada''. <br>
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Alem de sugerir quais produtos deverão ser adquiridos, esta tela indica também uma ''quantidade a ser comprada '' (calculada através do processo de ''calculo do consumo médio'' realizado na etapa anterior)  e permite que o usuário faça alterações nestas bem como indique se deseja ou não adquirir este produto. <br>
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Caso haja uma tabela de preços acordada entre o fornecedor e a empresa e as condições de pagamento já serão sugeridas neste momento. <br>
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==Criação de uma ''ordem de compra''==
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*Quantidade de dias minimo e máximo para manter o produto em estoque:
Necessária para a conferencia da mercadoria na chegada desta a unidade, bem como o controle de pendencias.
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**Um cálculo do consumo médio do item é realizado considerando a formula ''(Somatória Saídas-Somatório Entradas) / número de dias informado no período''.
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**Se (Consumo Médio X Quantidade Mínima Dias) for maior do que a quantidade disponível no estoque então é feito o seguinte cálculo para sugerir a quantidade a comprar: (Consumo Médio X Quantidade Máxima de Dias - quantidade disponível).
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**Se o (Consumo Médio X Quantidade Mínima de Dias) for menor do que o estoque disponível, não há necessidade de comprar portanto não sugere valores na grid.
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*Quantidade minima e máxima de produtos em estoque:
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**Tratando desta forma com o conceito de ''reposição''.
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**O calculo para isto é realizado verificando se o saldo disponível em estoque é menor ou igual a quantidade de reposição e neste caso sugere comprar a (Quantidade de Estoque Máxima - Quantidade Disponível em Estoque).
  
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Para que o sistema tenha como efetuar o calculo é necessário que o mesmo já possua as informações sobre ''Quantidade minima e máxima de dias''
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e ou ''Quantidade Estoque mínima e máxima'' dependendo do tipo de calculo desejado pelo usuário. Estas informações serão repassadas inicialmente
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pelo gestor de cada unidade na implantação do sistema para cada item do portfólio de produtos e após esta poderão ser alteradas sempre que o
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o mesmo achar necessário, porem isto deverá ser repassado através do ''formulário de cadastro de produto''. Caso tal informação não seja
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disponibilizada o sistema irá utilizar um valor genérico cadastrado para cada fornecedor.
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Este processo se utiliza da tela '''''F211CCM''''' para a realização dos cálculos que pode ser acessada no ''ERP'' através do menu '''''/Suprimentos / Gestão de Estoques / Análise de Reposição / Cálculo de Consumo Médio'''''<br/>Descrição dos filtros a serem preenchidos na tela:
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*'''Período:''' Período no qual o sistema deve se basear para utilizar a movimentação de estoque na realização dos cálculos.
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*'''Origem:''' Agrupamento dos tipos de produtos comercializados pela empresa.
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**Lubrificantes
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**Graxas
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**Filtros
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**Químicos
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**Aditivos
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**Acessórios e Limpeza
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*'''Família:''' Sub-agrupamento referentes aos tipos de produtos comercializados pela empresa.
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**Ciclo diesel (Lubrificantes)
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**Ciclo Otto (Lubrificantes)
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**Transmissão (Lubrificantes)
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**etc..
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**Graxa automotiva (Graxas)
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**Graxa Industrial (Graxas)
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**Aditivo Radiador (Aditivos)
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**Aditivo Combustível (Aditivos)
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**Aditivo Lubrificantes (Aditivos)
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**Etc
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*'''Depósito:''' '''''Selecionar o deposito de venda da unidade (Filial)'''''
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*'''Produto:''' Caso seja de interesse do usuário mensurar a média de apenas um item pode ser utilizado (normalmente não se usa um filtro tão limitador quanto este na geração do calculo)
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*'''Derivação:''' Caso seja de interesse do usuário mensurar a média de apenas uma derivação de um item pode ser utilizado (normalmente não se usa um filtro tão limitador quanto este na geração do calculo)
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*'''Transação/E:''' Caso o usuário queira realizar o calculo sobre somente um tipo de operação realizada pela empresa poderá se utilizar deste campo, porem, normalmente o mesmo é deixado em branco.
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*'''Transação/S:''' Não utilizado pela empresa pois se refere a operações de serviço.
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*'''Calculo a partir da primeira Movimentação:''' caso este campo esteja habilitado o sistema dará prioridade a data da primeira operação com o produto caso esta seja anterior ao período indicado no primeiro filtro desta seleção. (seleção normalmente não utilizada)
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*'''Calculo prazo de ressuprimento:''' Selecionar caso for utilizar a tela ''F211ARP'' (analise para geração de ordem de compra por ressuprimento) para geração da analise de compra.
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*'''Produtos s/consumo no período:''' Indicativo deverão ser exibidos na grid os produtos sem consumo no período informado. (não utilizamos esta opção)
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*'''Considerar quantidade de dias do fabricante:''' Quando marcado, no momento do cálculo do consumo médio, o sistema buscará o fabricante do produto em processamento, caso encontre e o mesmo tenha esta informação no seu cadastro, esta quantidade será levada em consideração para o cálculo. (não utilizamos esta opção)
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*'''Fabricante:''' Como não utilizamos a opção anterior não ha necessidade de identificarmos o fabricante.
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*'''Período em dias:'''
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*'''Agrupamento Filial:'''
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*'''Filial:'''
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*'''Buscar produtos:''' Este campo é responsável por indicar se o sistema ira realizar o calculo considerando '''''Quantidade de dias minimo e máximo''''' ou '''''Quantidade minima e máxima de produtos em estoque'''''
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== Analise para ''reposição de estoque'' ==
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Responsável pela sugestão sistêmica de quais produtos deverão ser adquiridos levando-se em consideração diversos fatores mensurados pelo ''ERP'' (Calculo do consumo médio, saldo do produto em estoque, período mínimo e máximo para reposição,produtos já solicitados em outras ordens de compras, etc...) .<br/>O processo possibilita vários modelos de ''calculo de sugestão'' dependendo das parametrizações indicadas nos seletores existentes.<br/>Este processo se utiliza da tela '''''F211ARA''''' do ''ERP'' que poderá ser acessada através do menu '''''/Suprimentos / Gestão de Estoques / Análise de Reposição / Agrupada'''''.<br/>Alem de sugerir quais produtos deverão ser adquiridos, esta tela indica também uma ''quantidade a ser comprada '' (calculada através do processo de ''calculo do consumo médio'' realizado na etapa anterior) e permite que o usuário faça alterações nestas bem como indique se deseja ou não adquirir cada um dos produtos sugeridos.<br/>Caso haja uma tabela de preços acordada entre o fornecedor e a empresa e as condições de pagamento já serão sugeridas neste momento.
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Obs:  Para que isto seja possível é necessário um pré-cadastro desta tabela de compra* no sistema a ser realizado pelo ''Departamento Comercial''
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do Grupo Comercial Mariano. Este procedimento se faz necessário para os nossos principais fornecedores a fim de padronizarmos
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os preços e politicas de compra.
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== Criação de uma ''ordem de compra'' ==
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Necessária para a conferencia da mercadoria na chegada desta a unidade, bem como o controle de pendencias.<br/>A criação de uma ''ordem de compra'' pode ser realizado de duas formas:
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*Automaticamente através da conclusão do processo de Analise de reposição.
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*Manualmente, sendo a ordem de compra incluída pelo usuário diretamente na tela '''''F420GOC''''' que pode ser acessada pelo menu '''''/Suprimentos / Gestão de Compras / Ordens de Compra / Agrupada'''''
  
  
  
 
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Para realizar o pedido de compras de mercadorias para Estoque, será necessária a observação de algumas premissas no sistema:
 
Para realizar o pedido de compras de mercadorias para Estoque, será necessária a observação de algumas premissas no sistema:
*Durante o processo de implantação do Sistema na unidade o Gerente deverá estabelecer uma quantidade mínima dias e quantidade máxima de dias para cada item/ ou fornecedor.
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*Após a implantação, caso exista a necessidade de se alterar esta quantidade a informação deverá ser repassada item a item junto com o cadastro do produto, ou então seguiremos a quantidade estabelecida para o fornecedor.
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*Durante o processo de implantação do Sistema na unidade o Gerente deverá estabelecer uma quantidade mínima dias e quantidade máxima de dias para cada item/ ou fornecedor.
*Esta informação será colocada no sistema, pelo Depto Fiscal, na tela ''F210EST'' acessada através do menu ''/Suprimentos / Gestão de Estoques / Análise de Reposição / Cálculo de Consumo Médio'' nos campos ''Quantidade Mínima Dias:'' e ''Quantidade Máxima Dias:''  
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*Após a implantação, caso exista a necessidade de se alterar esta quantidade a informação deverá ser repassada item a item junto com o cadastro do produto, ou então seguiremos a quantidade estabelecida para o fornecedor.
*Outro item necessário é o envio da Tabela com Preço de Compra sem impostos (ou seja, preço de compra do item que constará na nota) por Fornecedor, em formato Excel – constando Código do Produto no Fornecedor, descrição Item e Preço Compra, para Depto Comercial atualmente na pessoa do Sr Marco Antônio lotado na unidade de Várzea Grande.
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*Esta informação será colocada no sistema, pelo Depto Fiscal, na tela ''F210EST'' acessada através do menu ''/Suprimentos / Gestão de Estoques / Análise de Reposição / Cálculo de Consumo Médio'' nos campos ''Quantidade Mínima Dias:'' e ''Quantidade Máxima Dias:''
Por sua vez o Depto Comercial carregara esta tabela na tela ''F082GTP'' que pode ser acessada através do menu ''Cadastros / Mercado e Suprimentos / Tabelas de Preço / Compras'' conforme a ''Imagem_01''.
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*Outro item necessário é o envio da Tabela com Preço de Compra sem impostos (ou seja, preço de compra do item que constará na nota) por Fornecedor, em formato Excel – constando Código do Produto no Fornecedor, descrição Item e Preço Compra, para Depto Comercial atualmente na pessoa do Sr Marco Antônio lotado na unidade de Várzea Grande.
Neste local, pode ser observado a validade e número da tabela de compras.<br>
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Sempre que ocorrer mudanças na tabela de preço, deverá ser enviada para Depto Comercial – Marco Antônio, e a mesma colocará no sistema com nova validade. <br>
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Por sua vez o Depto Comercial carregara esta tabela na tela ''F082GTP'' que pode ser acessada através do menu ''Cadastros / Mercado e Suprimentos / Tabelas de Preço / Compras'' conforme a ''Imagem_01''. Neste local, pode ser observado a validade e número da tabela de compras.<br/>Sempre que ocorrer mudanças na tabela de preço, deverá ser enviada para Depto Comercial – Marco Antônio, e a mesma colocará no sistema com nova validade.<br/>Com estas informações, poderá ser realizado o pedido de compras, seguindo os seguintes passos.<br/>[[File:Manual Gerenciamento Compra imagem 04.jpg|800px|Manual Gerenciamento Compra imagem 04.jpg]]
Com estas informações, poderá ser realizado o pedido de compras, seguindo os seguintes passos. <br>
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Edição atual tal como às 12h02min de 6 de julho de 2016

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Gerenciamento de compras de produtos para revenda

Este processos esta dividido em tres etapas:

Calculo do consumo médio

Como próprio titulo indica, trata-se de um processo que realizara o calculo referente ao consumo médio dos produtos indicados (através dos filtros selecionados) que serão utilizados na Analise de reposição de estoque.
O processo pode levar em consideração duas informações pre-cadastradas para gerar tal analise.

  • Quantidade de dias minimo e máximo para manter o produto em estoque:
    • Um cálculo do consumo médio do item é realizado considerando a formula (Somatória Saídas-Somatório Entradas) / número de dias informado no período.
    • Se (Consumo Médio X Quantidade Mínima Dias) for maior do que a quantidade disponível no estoque então é feito o seguinte cálculo para sugerir a quantidade a comprar: (Consumo Médio X Quantidade Máxima de Dias - quantidade disponível).
    • Se o (Consumo Médio X Quantidade Mínima de Dias) for menor do que o estoque disponível, não há necessidade de comprar portanto não sugere valores na grid.
  • Quantidade minima e máxima de produtos em estoque:
    • Tratando desta forma com o conceito de reposição.
    • O calculo para isto é realizado verificando se o saldo disponível em estoque é menor ou igual a quantidade de reposição e neste caso sugere comprar a (Quantidade de Estoque Máxima - Quantidade Disponível em Estoque).
Para que o sistema tenha como efetuar o calculo é necessário que o mesmo já possua as informações sobre Quantidade minima e máxima de dias 

e ou Quantidade Estoque mínima e máxima dependendo do tipo de calculo desejado pelo usuário. Estas informações serão repassadas inicialmente 

pelo gestor de cada unidade na implantação do sistema para cada item do portfólio de produtos e após esta poderão ser alteradas sempre que o 

o mesmo achar necessário, porem isto deverá ser repassado através do formulário de cadastro de produto. Caso tal informação não seja 

disponibilizada o sistema irá utilizar um valor genérico cadastrado para cada fornecedor.

Este processo se utiliza da tela F211CCM para a realização dos cálculos que pode ser acessada no ERP através do menu /Suprimentos / Gestão de Estoques / Análise de Reposição / Cálculo de Consumo Médio
Descrição dos filtros a serem preenchidos na tela:

  • Período: Período no qual o sistema deve se basear para utilizar a movimentação de estoque na realização dos cálculos.
  • Origem: Agrupamento dos tipos de produtos comercializados pela empresa.
    • Lubrificantes
    • Graxas
    • Filtros
    • Químicos
    • Aditivos
    • Acessórios e Limpeza
  • Família: Sub-agrupamento referentes aos tipos de produtos comercializados pela empresa.
    • Ciclo diesel (Lubrificantes)
    • Ciclo Otto (Lubrificantes)
    • Transmissão (Lubrificantes)
    • etc..
    • Graxa automotiva (Graxas)
    • Graxa Industrial (Graxas)
    • Aditivo Radiador (Aditivos)
    • Aditivo Combustível (Aditivos)
    • Aditivo Lubrificantes (Aditivos)
    • Etc
  • Depósito: Selecionar o deposito de venda da unidade (Filial)
  • Produto: Caso seja de interesse do usuário mensurar a média de apenas um item pode ser utilizado (normalmente não se usa um filtro tão limitador quanto este na geração do calculo)
  • Derivação: Caso seja de interesse do usuário mensurar a média de apenas uma derivação de um item pode ser utilizado (normalmente não se usa um filtro tão limitador quanto este na geração do calculo)
  • Transação/E: Caso o usuário queira realizar o calculo sobre somente um tipo de operação realizada pela empresa poderá se utilizar deste campo, porem, normalmente o mesmo é deixado em branco.
  • Transação/S: Não utilizado pela empresa pois se refere a operações de serviço.
  • Calculo a partir da primeira Movimentação: caso este campo esteja habilitado o sistema dará prioridade a data da primeira operação com o produto caso esta seja anterior ao período indicado no primeiro filtro desta seleção. (seleção normalmente não utilizada)
  • Calculo prazo de ressuprimento: Selecionar caso for utilizar a tela F211ARP (analise para geração de ordem de compra por ressuprimento) para geração da analise de compra.
  • Produtos s/consumo no período: Indicativo deverão ser exibidos na grid os produtos sem consumo no período informado. (não utilizamos esta opção)
  • Considerar quantidade de dias do fabricante: Quando marcado, no momento do cálculo do consumo médio, o sistema buscará o fabricante do produto em processamento, caso encontre e o mesmo tenha esta informação no seu cadastro, esta quantidade será levada em consideração para o cálculo. (não utilizamos esta opção)
  • Fabricante: Como não utilizamos a opção anterior não ha necessidade de identificarmos o fabricante.
  • Período em dias:
  • Agrupamento Filial:
  • Filial:
  • Buscar produtos: Este campo é responsável por indicar se o sistema ira realizar o calculo considerando Quantidade de dias minimo e máximo ou Quantidade minima e máxima de produtos em estoque

Manual Gerenciamento Compra imagem 01.jpg

Analise para reposição de estoque

Responsável pela sugestão sistêmica de quais produtos deverão ser adquiridos levando-se em consideração diversos fatores mensurados pelo ERP (Calculo do consumo médio, saldo do produto em estoque, período mínimo e máximo para reposição,produtos já solicitados em outras ordens de compras, etc...) .
O processo possibilita vários modelos de calculo de sugestão dependendo das parametrizações indicadas nos seletores existentes.
Este processo se utiliza da tela F211ARA do ERP que poderá ser acessada através do menu /Suprimentos / Gestão de Estoques / Análise de Reposição / Agrupada.
Alem de sugerir quais produtos deverão ser adquiridos, esta tela indica também uma quantidade a ser comprada (calculada através do processo de calculo do consumo médio realizado na etapa anterior) e permite que o usuário faça alterações nestas bem como indique se deseja ou não adquirir cada um dos produtos sugeridos.
Caso haja uma tabela de preços acordada entre o fornecedor e a empresa e as condições de pagamento já serão sugeridas neste momento.

Obs:  Para que isto seja possível é necessário um pré-cadastro desta tabela de compra* no sistema a ser realizado pelo Departamento Comercial 
do Grupo Comercial Mariano. Este procedimento se faz necessário para os nossos principais fornecedores a fim de padronizarmos 
os preços e politicas de compra. 

Criação de uma ordem de compra

Necessária para a conferencia da mercadoria na chegada desta a unidade, bem como o controle de pendencias.
A criação de uma ordem de compra pode ser realizado de duas formas:

  • Automaticamente através da conclusão do processo de Analise de reposição.
  • Manualmente, sendo a ordem de compra incluída pelo usuário diretamente na tela F420GOC que pode ser acessada pelo menu /Suprimentos / Gestão de Compras / Ordens de Compra / Agrupada



Para realizar o pedido de compras de mercadorias para Estoque, será necessária a observação de algumas premissas no sistema:

  • Durante o processo de implantação do Sistema na unidade o Gerente deverá estabelecer uma quantidade mínima dias e quantidade máxima de dias para cada item/ ou fornecedor.
  • Após a implantação, caso exista a necessidade de se alterar esta quantidade a informação deverá ser repassada item a item junto com o cadastro do produto, ou então seguiremos a quantidade estabelecida para o fornecedor.
  • Esta informação será colocada no sistema, pelo Depto Fiscal, na tela F210EST acessada através do menu /Suprimentos / Gestão de Estoques / Análise de Reposição / Cálculo de Consumo Médio nos campos Quantidade Mínima Dias: e Quantidade Máxima Dias:
  • Outro item necessário é o envio da Tabela com Preço de Compra sem impostos (ou seja, preço de compra do item que constará na nota) por Fornecedor, em formato Excel – constando Código do Produto no Fornecedor, descrição Item e Preço Compra, para Depto Comercial atualmente na pessoa do Sr Marco Antônio lotado na unidade de Várzea Grande.

Por sua vez o Depto Comercial carregara esta tabela na tela F082GTP que pode ser acessada através do menu Cadastros / Mercado e Suprimentos / Tabelas de Preço / Compras conforme a Imagem_01. Neste local, pode ser observado a validade e número da tabela de compras.
Sempre que ocorrer mudanças na tabela de preço, deverá ser enviada para Depto Comercial – Marco Antônio, e a mesma colocará no sistema com nova validade.
Com estas informações, poderá ser realizado o pedido de compras, seguindo os seguintes passos.
Manual Gerenciamento Compra imagem 04.jpg