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O processo de vendas no Grupo Comercial Mariano se utiliza de dois aplicativos para dar entrada em pedidos. Enquanto os consultores de vendas externos se utilizam do ''MTVENDORS'' (que será explicado em um tópico a parte), consultores de vendas internos da unidade (balcão e televendas) se utilizam diretamente do sapiens para inserirem seus pedidos ao atenderem seus clientes. Tal processo será detalhado abaixo.
 
O processo de vendas no Grupo Comercial Mariano se utiliza de dois aplicativos para dar entrada em pedidos. Enquanto os consultores de vendas externos se utilizam do ''MTVENDORS'' (que será explicado em um tópico a parte), consultores de vendas internos da unidade (balcão e televendas) se utilizam diretamente do sapiens para inserirem seus pedidos ao atenderem seus clientes. Tal processo será detalhado abaixo.
  
Para acesso a tela ''F120GPD'' o usuário se utilizará do caminho ''Mercado/Gestão de Vendas/Pedidos/Varejo/Agrupado '' no menu
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Para acesso a tela ''F120GPD'' o usuário se utilizará do caminho:
  
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'''Mercado/ Gestão de Vendas/ Pedidos/ Varejo/ Agrupado'''
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'''Pedido:''' não digitar o número do pedido, teclar enter e o sistema busca a sequência.<br/>'''Emissão:''' o sistema busca automaticamente
 
'''Pedido:''' não digitar o número do pedido, teclar enter e o sistema busca a sequência.<br/>'''Emissão:''' o sistema busca automaticamente
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*90101 – orçamento
 
*90101 – orçamento
 
*90199 – produtos recuperados
 
*90199 – produtos recuperados
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*90188 - produtos segregados
  
 
'''Cliente'''
 
'''Cliente'''
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Informar código do cliente da venda, ou fazer a pesquisa usando a lupa [[File:Manual vendas sapiens imagem 30.jpg|RTENOTITLE]]
 
Informar código do cliente da venda, ou fazer a pesquisa usando a lupa [[File:Manual vendas sapiens imagem 30.jpg|RTENOTITLE]]
  
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Clicar na lupa [[File:Manual vendas sapiens imagem 30.jpg|RTENOTITLE]] para fazer a pesquisa<br/>Ao abrir a tela temos algumas formas de pesquisa, por exemplo:<br/>Nome, Fantasia, Telefone, Cnpj, Inscrição, Cidade ....<br/>Para selecionar o tipo de pesquisa, clicar em cima do nome que deseja pesquisar.
 
Clicar na lupa [[File:Manual vendas sapiens imagem 30.jpg|RTENOTITLE]] para fazer a pesquisa<br/>Ao abrir a tela temos algumas formas de pesquisa, por exemplo:<br/>Nome, Fantasia, Telefone, Cnpj, Inscrição, Cidade ....<br/>Para selecionar o tipo de pesquisa, clicar em cima do nome que deseja pesquisar.
  
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A pesquisa também pode ser feita por filtro simples. Esta forma de pesquisa permite filtrar por partes.
 
A pesquisa também pode ser feita por filtro simples. Esta forma de pesquisa permite filtrar por partes.
  
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Apos realizada a pesquisa e encontrada a informação, para selecionar a mesma e voltar a tela do pedido basta posicionar o cursor em cima do registro e clicar no '''''OK'''''
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Apos realizada a pesquisa e encontrada a informação, para selecionar a mesma e voltar a tela do pedido basta posicionar o cursor em cima do registro e clicar no '''''OK.'''''
  
 
De volta a tela de vendas o usuário precisará preencher outros campos conforme abaixo:
 
De volta a tela de vendas o usuário precisará preencher outros campos conforme abaixo:
  
'''Representante'''  
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'''Representante'''
  
O representante vem do cadastro do cliente, porém pode ser alterado para o vendedor que estiver realizando a venda. Para vendas a funcionários o representante deve ser Saídas não Comissionadas e não pode ser alterado.
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O representante vem do cadastro do cliente, porém pode ser alterado para o vendedor que estiver realizando a venda.&nbsp;
  
'''Condições de Pagto'''  
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'''Condições de Pagto'''
  
A condição de pagamento vem como sugestão do cadastro do cliente, porém pode ser alterada caso tenha alguma negociação diferente.<br/>As únicas condições de pagamento sugeridas do cadastro que não podem ser alteradas são:
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A condição de pagamento para vendas a prazo vem como sugestão do cadastro do cliente, porém pode ser alterada caso tenha alguma negociação diferente.<br/>As únicas condições de pagamento sugeridas do cadastro que não podem ser alteradas são:
  
 
*'''CARTM –''' Carteira Mensal
 
*'''CARTM –''' Carteira Mensal
*'''CARTQ –''' Carteira Quinzenal CARTS Carteira Semanal
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*'''CARTQ –''' Carteira Quinzenal&nbsp;
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*'''CARTS '''- Carteira Semanal&nbsp;
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*'''CARTQ1''' - Carteira Quinzenal 42D
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*'''CARTM1''' - Carteira Mensal 42D
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*'''CARTM2''' - Carteira Mensal 60D
  
'''Situação'''  
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Para vendas no cartão informar as seguintes condições de pagamento:&nbsp;
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'''CT01 '''- Cartão Crédito&nbsp;
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'''CT02 '''- Cartão Débito&nbsp;
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'''CT03 '''- Cartão Crédito 2X&nbsp;
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'''CT04 '''- Cartão Crédito 3X
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Para vendas com cheque informar na condição de pagamento o prazo de vendas no cheque. Conforme as condições cadastradas no sistema.
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Ex: CH01 - 5 dias&nbsp;
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&nbsp; &nbsp; &nbsp; CH02 - 10 dias
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&nbsp; &nbsp; &nbsp; CHAV - cheque a vista
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'''Situação'''
  
 
#– aberto total (quando o pedido é fechado a situação passa a aberto total)
 
#– aberto total (quando o pedido é fechado a situação passa a aberto total)
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#– não fechado (quando pedido está apenas digitado, ainda não foi fechado)
 
#– não fechado (quando pedido está apenas digitado, ainda não foi fechado)
  
'''Tipo de Faturamento'''  
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'''Tipo de Faturamento'''
  
#- ECF (para pedido com cupom fiscal ou nota fiscal de consumidor eletrônica).
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#- ECF (para pedido com nota fiscal de consumidor eletrônica).
 
#- Sapiens (para emissão de nota fiscal)
 
#- Sapiens (para emissão de nota fiscal)
  
 
Clicar enter até Inserir os dados.
 
Clicar enter até Inserir os dados.
  
[[File:Manual vendas sapiens imagem 5.jpg|RTENOTITLE]]
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Aba ''personalizado''
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'''Aba personalizado'''
  
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Usar a aba personalizado somente para as vendas CH Parc.
  
'''Condição de Pagamento'''
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Identificar a condição para recebimento<br/>'''Cartão débito:''' CT02<br/>'''Cartão crédito:''' CT01<br/>'''Cartão crédito 2X:''' CT03<br/>'''Cartão crédito 3X:''' CT04<br/>'''Cheque à vista:''' CHAV<br/>'''Cheque pré:''' escolher as condições de pagamento para cheque pré de acordo com o prazo.
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'''Condição de Pagamento'''
  
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Nos pedidos CH PARC devem ser informados condição de pagamento e cliente.
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Nos pedidos CH PARC devem ser informados condição de pagamento e cliente.
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'''Produto'''  
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'''Produto'''
  
 
Digitar o código ou pesquisar pela descrição do produto.
 
Digitar o código ou pesquisar pela descrição do produto.
  
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 9.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
  
 
A pesquisa pode ser feita de duas formas: Nessa tela abaixo pesquisamos pelo nome completo do produto.
 
A pesquisa pode ser feita de duas formas: Nessa tela abaixo pesquisamos pelo nome completo do produto.
  
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 10.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
  
 
Na aba filtro simples pode ser digitado parte da descrição.
 
Na aba filtro simples pode ser digitado parte da descrição.
  
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 11.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
  
'''Derivação'''  
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'''Derivação'''
  
 
Após informar o código do produto o sistema irá sugerir a derivação buscando sempre a primeira cadastrada. Os produtos com mais de uma derivação devem ser alterados de acordo com a venda do produto.
 
Após informar o código do produto o sistema irá sugerir a derivação buscando sempre a primeira cadastrada. Os produtos com mais de uma derivação devem ser alterados de acordo com a venda do produto.
  
'''Depósito''''  
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'''Depósito'''
  
Alterar depósito somente quando for de produtos avariados.
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Alterar depósito somente quando for de produtos avariados ou segregados de acordo com a transação de venda informada.
  
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'''Tabela de Preço'''
 
'''Tabela de Preço'''
  
Estão cadastradas as tabelas de preço de varejo e atacado.<br/>A tabela de preço pode ser digitada ou fazer a pesquisa.<br/>'''Qtde Pedida''' informar quantidade do produto vendido.<br/>'''Preço Unitário''' o preço é sugerido pela tabela de preço, podendo ser alterado gerando acréscimo ou desconto.
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Estão cadastradas as tabelas de preço de varejo e atacado e vem sugeridas do cadastro do cliente. As mesmas podem ser alteradas pelo vendedor.&nbsp;<br/>'''Qtde Pedida''' informar quantidade do produto vendido.<br/>'''Preço Unitário''' o preço é sugerido pela tabela de preço, podendo ser alterado gerando acréscimo ou desconto.
  
[[File:Manual vendas sapiens imagem 13.jpg|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 13.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Para incluir mais itens no pedido '''seta para baixo''' apos o ultimo item digitado.<br/>Para gravar o item '''seta para cima'''.<br/>Para sair do item digitado antes de gravar '''ESC'''<br/>Para excluir item do pedido Control '''Delete'''<br/>Na aba Diversos os dados são carregados de acordo com o cadastro do cliente e a condição de pagamento informada na aba Personalizado.
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Para incluir mais itens no pedido '''seta para baixo''' apos o ultimo item digitado.<br/>Para gravar o item '''seta para cima'''.<br/>Para sair do item digitado antes de gravar '''ESC'''<br/>Para excluir item do pedido Control '''Delete'''<br/>Na aba Diversos os dados são carregados de acordo com o cadastro do cliente e a condição de pagamento informada.&nbsp;
  
[[File:Manual vendas sapiens imagem 14.jpg|RTENOTITLE]]
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 14.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
  
  
  
Os pedidos que a aba Personalizado não estiver preenchida, os campos da aba Diversos serão automaticamente
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Os campos selecionados são os campos usados na aba Diversos.
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preenchidos para forma de pagamento em dinheiro.
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Os pedidos com a aba Personalizado preenchida serão automaticamente preenchidos de acordo com a condição de
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pagamento informada. 
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Os campos selecionados são os campos usados na aba Diversos.
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'''Endereço de Entrega'''  
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'''Endereço de Entrega'''
  
 
informar a sequência do endereço de entrega caso cliente possua um endereço de entrega diferente do endereço principal. Se o cliente possuir um endereço de entrega diferente do endereço principal e na consulta desse campo não aparecer essa informação, solicitar ao setor de cadastro que cadastre esse endereço.
 
informar a sequência do endereço de entrega caso cliente possua um endereço de entrega diferente do endereço principal. Se o cliente possuir um endereço de entrega diferente do endereço principal e na consulta desse campo não aparecer essa informação, solicitar ao setor de cadastro que cadastre esse endereço.
  
'''Endereço de Cobrança'''  
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Exemplo: cliente possui várias Fazendas no sistema ele terá um único cadastro com endereços de entrega diferentes para cada fazenda.
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Ao fazer o pedido pesquisar no endereço de entrega a fazenda que o cliente está comprando.
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'''Endereço de Cobrança'''
  
 
Informar endereço de cobrança caso cliente possua um endereço de cobrança diferente do endereço principal.
 
Informar endereço de cobrança caso cliente possua um endereço de cobrança diferente do endereço principal.
  
'''Carteira'''  
+
'''Carteira'''
  
 
Campo preenchido automaticamente de acordo com a condição de pagamento informada no pedido.
 
Campo preenchido automaticamente de acordo com a condição de pagamento informada no pedido.
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*99– própria empresa (essa carteira é usada para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)
 
*99– própria empresa (essa carteira é usada para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)
 
*01- Boleto Registrado
 
*01- Boleto Registrado
*02– Boleto Simples
 
  
 
'''Portador'''
 
'''Portador'''
  
9999 própria empresa (esse portador é usado para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)<br/>Para emissão de boletos os portadores são Banco do Brasil e Bradesco.
+
9999 própria empresa (esse portador é usado para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)<br/>Para emissão de boletos usar os portadores de banco.&nbsp;
 
+
*'''Sinop'''
+
**2237 Bradesco
+
**2001 Banco do Brasil
+
*'''Várzea Grande'''
+
**0237 Bradesco
+
**0001 Banco do Brasil
+
*'''Rondonópolis'''
+
**1237 Bradesco
+
**1001 Banco do Brasil
+
*'''Varzea Grande - WM'''
+
**6001 Banco do Brasil
+
*'''Campo Grande'''
+
**C001 Banco do Brasil
+
*'''Dourados'''
+
**D001 Banco do Brasil
+
*'''Vilhena '''
+
**V237 Bradesco
+
**V001 Banco do Brasil
+
*'''Porto Velho'''
+
**P237 Bradesco
+
**P001 Banco do Brasil
+
*'''Novo Progresso'''
+
**N237 Bradesco
+
*'''Santarém'''
+
**S237 Bradesco
+
  
 
'''Transportadora:''' selecionar a transportadora de acordo com o envio da mercadoria ao cliente
 
'''Transportadora:''' selecionar a transportadora de acordo com o envio da mercadoria ao cliente
  
 
*Cliente Retira
 
*Cliente Retira
*Própria Empresa (entrega na cidade)
+
*Própria Empresa&nbsp;
*Própria Empresa (entrega na região)
+
 
*Transportadoras terceirizadas
 
*Transportadoras terceirizadas
  
 
'''Observação:''' as observações escritas nesse campo aparecerão nos dados adicionais da nota fiscal<br/>'''Motivo: ''' nesse campo aparecerá o código do motivo caso o pedido fique bloqueado<br/>'''Observação Motivo: ''' nesse campo aparecerá a descrição do motivo do bloqueio do pedido
 
'''Observação:''' as observações escritas nesse campo aparecerão nos dados adicionais da nota fiscal<br/>'''Motivo: ''' nesse campo aparecerá o código do motivo caso o pedido fique bloqueado<br/>'''Observação Motivo: ''' nesse campo aparecerá a descrição do motivo do bloqueio do pedido
  
Forma de Pagamento:<br/>01– dinheiro<br/>03– cheque à vista<br/>05- à prazo<br/>15– cheque pré<br/>18– cartão débito<br/>19– cartão crédito<br/>20– ch parc<br/>22– cartão crédito parcelado
+
Forma de Pagamento: campo preenchido automaticamente de acordo com a condição de pagamento informada no pedido<br/>01– dinheiro<br/>03– cheque à vista<br/>05- à prazo<br/>15– cheque pré<br/>18– cartão débito<br/>19– cartão crédito<br/>20– ch parc<br/>22– cartão crédito parcelado
  
 
'''Vendedor:'''
 
'''Vendedor:'''
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Só é informado operador caso a venda seja de equipe externa e tenha sido realizada pelo televendas.
 
Só é informado operador caso a venda seja de equipe externa e tenha sido realizada pelo televendas.
 
 
  
 
*[[File:Manual vendas sapiens imagem 17.jpg|RTENOTITLE]]botão Recalcular recalcula a comissão do pedido
 
*[[File:Manual vendas sapiens imagem 17.jpg|RTENOTITLE]]botão Recalcular recalcula a comissão do pedido
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*[[File:Manual vendas sapiens imagem 18.jpg|RTENOTITLE]]botão Fechar fecha o pedido
 
*[[File:Manual vendas sapiens imagem 18.jpg|RTENOTITLE]]botão Fechar fecha o pedido
  
 
Após clicar no botão Fechar confirmar o fechamento do pedido será solicitado pelo sistema a indicação para o tipo de documento fiscal:<br/>Pedido: quando o pedido for com nota fiscal<br/>Pré – venda: quando pedido for com cupom fiscal ou nota fiscal de consumidor eletrônica.<br/>Escolher uma opção para fechamento do pedido.
 
Após clicar no botão Fechar confirmar o fechamento do pedido será solicitado pelo sistema a indicação para o tipo de documento fiscal:<br/>Pedido: quando o pedido for com nota fiscal<br/>Pré – venda: quando pedido for com cupom fiscal ou nota fiscal de consumidor eletrônica.<br/>Escolher uma opção para fechamento do pedido.
  
[[File:Manual vendas sapiens imagem 19.jpg|RTENOTITLE]] [[File:Manual vendas sapiens imagem 20.jpg|RTENOTITLE]]
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 19.jpg|700x400px|RTENOTITLE]] [[File:Manual vendas sapiens imagem 20.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
  
'''Impressão do Pedido'''  
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'''Impressão do Pedido'''
  
Após o fechamento do pedido fazer a impressão, clicando no botão imprimir.<br/>[[File:Manual vendas sapiens imagem 21.jpg|RTENOTITLE]]
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Após o fechamento do pedido fazer a impressão, clicando no botão imprimir.<br/>[[File:Manual vendas sapiens imagem 21.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
  
 
Selecionar a impressora e imprimir o pedido.
 
Selecionar a impressora e imprimir o pedido.
  
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'''Reimprimir Pedidos'''  
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'''Reimprimir Pedidos'''
  
 
Mercado/ Gestão de Vendas / Pedidos / Relatórios
 
Mercado/ Gestão de Vendas / Pedidos / Relatórios
  
Informar:<br/>Empresa:<br/>Filial:<br/>'''Número do Pedido: '''informar número do pedido que será impresso<br/>[[File:Manual vendas sapiens imagem 23.jpg|RTENOTITLE]]<br/>Selecionar a impressora e imprimir o pedido<br/>[[File:Manual vendas sapiens imagem 24.jpg|RTENOTITLE]]
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Informar:<br/>Empresa:<br/>Filial:<br/>'''Número do Pedido: '''informar número do pedido que será impresso
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Selecionar a impressora e imprimir o pedido
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'''Alteração de Pedido'''
 
'''Alteração de Pedido'''
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Para alterar um pedido o mesmo deve estar com situação ''1 – aberto total''. Alterar a situação do pedido para ''9 – não fechado''
 
Para alterar um pedido o mesmo deve estar com situação ''1 – aberto total''. Alterar a situação do pedido para ''9 – não fechado''
  
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Ao reabilitar o pedido o mesmo pode ser alterado.
 
Ao reabilitar o pedido o mesmo pode ser alterado.
  
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'''Buscar Valores:'''' atualiza os preços no pedido<br/>'''Só Recalculo:''' recalcula o pedido e mantem o preço
 
'''Buscar Valores:'''' atualiza os preços no pedido<br/>'''Só Recalculo:''' recalcula o pedido e mantem o preço
  
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'''Cancelamento de Pedidos'''  
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'''Cancelamento de Pedidos'''
  
 
Alterar situação do pedido para 5 e confirmar o cancelamento.
 
Alterar situação do pedido para 5 e confirmar o cancelamento.
  
[[File:Manual vendas sapiens imagem 28.jpg|RTENOTITLE]]<br/><br/>[[File:Manual vendas sapiens imagem 29.jpg|RTENOTITLE]]
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 28.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]<br/><br/>[[File:Manual vendas sapiens imagem 29.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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Edição atual tal como às 18h15min de 3 de dezembro de 2021

O processo de vendas no Grupo Comercial Mariano se utiliza de dois aplicativos para dar entrada em pedidos. Enquanto os consultores de vendas externos se utilizam do MTVENDORS (que será explicado em um tópico a parte), consultores de vendas internos da unidade (balcão e televendas) se utilizam diretamente do sapiens para inserirem seus pedidos ao atenderem seus clientes. Tal processo será detalhado abaixo.

Para acesso a tela F120GPD o usuário se utilizará do caminho:

Mercado/ Gestão de Vendas/ Pedidos/ Varejo/ Agrupado

RTENOTITLE

Pedido: não digitar o número do pedido, teclar enter e o sistema busca a sequência.
Emissão: o sistema busca automaticamente

Transação

  • 90100 – pedido
  • 90101 – orçamento
  • 90199 – produtos recuperados
  • 90188 - produtos segregados

Cliente

Informar código do cliente da venda, ou fazer a pesquisa usando a lupa RTENOTITLE

RTENOTITLE

Clicar na lupa RTENOTITLE para fazer a pesquisa
Ao abrir a tela temos algumas formas de pesquisa, por exemplo:
Nome, Fantasia, Telefone, Cnpj, Inscrição, Cidade ....
Para selecionar o tipo de pesquisa, clicar em cima do nome que deseja pesquisar.

RTENOTITLE

A pesquisa também pode ser feita por filtro simples. Esta forma de pesquisa permite filtrar por partes.

RTENOTITLE

Apos realizada a pesquisa e encontrada a informação, para selecionar a mesma e voltar a tela do pedido basta posicionar o cursor em cima do registro e clicar no OK.

De volta a tela de vendas o usuário precisará preencher outros campos conforme abaixo:

Representante

O representante vem do cadastro do cliente, porém pode ser alterado para o vendedor que estiver realizando a venda. 

Condições de Pagto

A condição de pagamento para vendas a prazo vem como sugestão do cadastro do cliente, porém pode ser alterada caso tenha alguma negociação diferente.
As únicas condições de pagamento sugeridas do cadastro que não podem ser alteradas são:

  • CARTM – Carteira Mensal
  • CARTQ – Carteira Quinzenal 
  • CARTS - Carteira Semanal 
  • CARTQ1 - Carteira Quinzenal 42D
  • CARTM1 - Carteira Mensal 42D
  • CARTM2 - Carteira Mensal 60D

Para vendas no cartão informar as seguintes condições de pagamento: 

CT01 - Cartão Crédito 

CT02 - Cartão Débito 

CT03 - Cartão Crédito 2X 

CT04 - Cartão Crédito 3X

Para vendas com cheque informar na condição de pagamento o prazo de vendas no cheque. Conforme as condições cadastradas no sistema.

Ex: CH01 - 5 dias 

      CH02 - 10 dias

      CHAV - cheque a vista

Situação

  1. – aberto total (quando o pedido é fechado a situação passa a aberto total)
  2. – aberto parcial (o pedido fica aberto parcial quando apenas alguns itens do pedido foram faturados - Não utilizado pois sempre faturamos 100%)
  3. – suspenso
  4. – liquidado (quando o pedido já em nota ou cupom fiscal)
  5. – cancelado (quando pedido está cancelado)
  6. – aguardando integração wms
  7. – em transmissão
  8. – preparação análise ou NF (quando pedido está em análise de embarque, ou seja, os itens do pedido estão com reserva de estoque)
  9. – não fechado (quando pedido está apenas digitado, ainda não foi fechado)

Tipo de Faturamento

  1. - ECF (para pedido com nota fiscal de consumidor eletrônica).
  2. - Sapiens (para emissão de nota fiscal)

Clicar enter até Inserir os dados.

RTENOTITLE

Aba personalizado

Usar a aba personalizado somente para as vendas CH Parc.

RTENOTITLE

Condição de Pagamento

RTENOTITLE

Nos pedidos CH PARC devem ser informados condição de pagamento e cliente.

RTENOTITLE

Produto

Digitar o código ou pesquisar pela descrição do produto.

RTENOTITLE

A pesquisa pode ser feita de duas formas: Nessa tela abaixo pesquisamos pelo nome completo do produto.

RTENOTITLE

Na aba filtro simples pode ser digitado parte da descrição.

RTENOTITLE

Derivação

Após informar o código do produto o sistema irá sugerir a derivação buscando sempre a primeira cadastrada. Os produtos com mais de uma derivação devem ser alterados de acordo com a venda do produto.

Depósito

Alterar depósito somente quando for de produtos avariados ou segregados de acordo com a transação de venda informada.

RTENOTITLE


Tabela de Preço

Estão cadastradas as tabelas de preço de varejo e atacado e vem sugeridas do cadastro do cliente. As mesmas podem ser alteradas pelo vendedor. 
Qtde Pedida informar quantidade do produto vendido.
Preço Unitário o preço é sugerido pela tabela de preço, podendo ser alterado gerando acréscimo ou desconto.

RTENOTITLE

Para incluir mais itens no pedido seta para baixo apos o ultimo item digitado.
Para gravar o item seta para cima.
Para sair do item digitado antes de gravar ESC
Para excluir item do pedido Control Delete
Na aba Diversos os dados são carregados de acordo com o cadastro do cliente e a condição de pagamento informada. 

RTENOTITLE


Os campos selecionados são os campos usados na aba Diversos.

RTENOTITLE

RTENOTITLE

Endereço de Entrega

informar a sequência do endereço de entrega caso cliente possua um endereço de entrega diferente do endereço principal. Se o cliente possuir um endereço de entrega diferente do endereço principal e na consulta desse campo não aparecer essa informação, solicitar ao setor de cadastro que cadastre esse endereço.

Exemplo: cliente possui várias Fazendas no sistema ele terá um único cadastro com endereços de entrega diferentes para cada fazenda.

Ao fazer o pedido pesquisar no endereço de entrega a fazenda que o cliente está comprando.

RTENOTITLE


Endereço de Cobrança

Informar endereço de cobrança caso cliente possua um endereço de cobrança diferente do endereço principal.

Carteira

Campo preenchido automaticamente de acordo com a condição de pagamento informada no pedido.

  • 99– própria empresa (essa carteira é usada para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)
  • 01- Boleto Registrado

Portador

9999 própria empresa (esse portador é usado para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)
Para emissão de boletos usar os portadores de banco. 

Transportadora: selecionar a transportadora de acordo com o envio da mercadoria ao cliente

  • Cliente Retira
  • Própria Empresa 
  • Transportadoras terceirizadas

Observação: as observações escritas nesse campo aparecerão nos dados adicionais da nota fiscal
Motivo: nesse campo aparecerá o código do motivo caso o pedido fique bloqueado
Observação Motivo: nesse campo aparecerá a descrição do motivo do bloqueio do pedido

Forma de Pagamento: campo preenchido automaticamente de acordo com a condição de pagamento informada no pedido
01– dinheiro
03– cheque à vista
05- à prazo
15– cheque pré
18– cartão débito
19– cartão crédito
20– ch parc
22– cartão crédito parcelado

Vendedor:

O Sistema busca de acordo com a equipe informada no pedido

Operador:

Só é informado operador caso a venda seja de equipe externa e tenha sido realizada pelo televendas.

  • RTENOTITLEbotão Recalcular recalcula a comissão do pedido
  • RTENOTITLEbotão Fechar fecha o pedido

Após clicar no botão Fechar confirmar o fechamento do pedido será solicitado pelo sistema a indicação para o tipo de documento fiscal:
Pedido: quando o pedido for com nota fiscal
Pré – venda: quando pedido for com cupom fiscal ou nota fiscal de consumidor eletrônica.
Escolher uma opção para fechamento do pedido.

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Impressão do Pedido

Após o fechamento do pedido fazer a impressão, clicando no botão imprimir.
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Selecionar a impressora e imprimir o pedido.

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Reimprimir Pedidos

Mercado/ Gestão de Vendas / Pedidos / Relatórios

Informar:
Empresa:
Filial:
Número do Pedido: informar número do pedido que será impresso

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Selecionar a impressora e imprimir o pedido

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Alteração de Pedido

Para alterar um pedido o mesmo deve estar com situação 1 – aberto total. Alterar a situação do pedido para 9 – não fechado

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Ao reabilitar o pedido o mesmo pode ser alterado.

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Buscar Valores:' atualiza os preços no pedido
Só Recalculo: recalcula o pedido e mantem o preço

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Cancelamento de Pedidos

Alterar situação do pedido para 5 e confirmar o cancelamento.

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