Mudanças entre as edições de "Política para Cobrança Cheque Devolvido"

De mariano
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Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade
 
Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade
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'''PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS'''
 
'''PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS'''
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'''Cobrança Cheque Devolvido do Próprio Cliente'''
 
'''Cobrança Cheque Devolvido do Próprio Cliente'''
  
1) Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
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1) Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia do cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito, pix ou transferência em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. É permitido negociação com outro cheque somente se receber 50% do valor do cheque devolvido a vista. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa). 
  
 
2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
 
2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
  
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento original.
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3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento do original.
  
4)Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
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'''Cobrança Cheque Sustado'''
  
  
  
'''Cobrança Cheque Sustado'''
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1) Assim que Auxiliar Administrativo receber o email, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques sustados, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pix  ou pagamento realizado pelo cliente na loja.Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. Se for cheque de terceiro, ter aval, realizar consulta no Serasa e se for sustado protestar o cedente e o emissor do cheque em caso de distrato comercial do cedente e emissor. Para outros motivos de sustação consultar o cartório antes do protesto. 
  
1) Assim que Auxiliar Administrativo receber o email, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema. Em situações em que o cliente, não faz acordo,confirmar com a unidade se a mesma possui comprovante entrega mercadoria para então incluir no serasa o cheque sustado."
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Em casos de protesto e serasa confeccionar a carta de anuência e recibo de entrega do cheque. 
  
2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
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Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante de entrega de mercadoria e incluir no Serasa o cheque sustado."
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2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório  do provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
  
 
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 60 dias vencimento original.
 
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 60 dias vencimento original.
  
Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
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É permitido negociação com outro cheque somente se receber 50% do valor do cheque devolvido a vista. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa).
  
Em situações em que o cliente, não faz acordo,confirmar com a unidade se a mesma possui comprovante entrega mercadoria, solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no serasa o cheque sustado."
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Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o  comprovante entrega mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no serasa o cheque sustado."
  
  
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'''Cobrança Cheque Devolvido de Terceiros'''
 
'''Cobrança Cheque Devolvido de Terceiros'''
  
1) Assim que Departamento Cobrança receber o email, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja.
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1) Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia do cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pix ou pagamento realizado pelo cliente na loja. É permitido negociação com outro cheque somente se receber 50% do valor do cheque devolvido a vista. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa).
  
Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
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Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante entrega de mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no Serasa o título do cliente.
  
Em situações em que o cliente, não faz acordo,confirmar com a unidade se a mesma possui comprovante entrega mercadoria para então incluir no serasa o título do cliente.
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2) Diariamente, o Auxiliar Administrativo deve gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
 
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2) Diariamente, Dep Cobrança deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
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3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento original.
 
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento original.
  
4)Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
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Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante entrega de mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no Serasa o título do cliente.
 
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Em situações em que o cliente, não faz acordo,confirmar com a unidade se a mesma possui comprovante entrega mercadoria, solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no Serasa o título do cliente."
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'''PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - DE 61 A 120 DIAS'''
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'''Para Gerente Comercial e Vendedor da área'''
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'''Gerente Comercial'''
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1)Todo mês será enviado ao gerente os 05 maiores devedores da empresa, dos títulos vencidos entre 61 e 90 dias aos quais o gerente entrará em contato tentando uma negociação
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2) O gerente poderá negociar por um prazo de 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.
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3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não poderá ser superior a 120 dias do vencimento do título original.
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'''Vendedor/ Gerente Comercial'''
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1)Todo mês o vendedor e gerente receberão a inadimplência de usa área, vencida entre 61 e 90 dias.
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2) O vendedor poderá negociar por um prazo de até 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.
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3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não pode ser superior a 120 dias do vencimento do título original.
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'''Retorno da Cobrança realizada pelo Gerente Comercial / Vendedor'''
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"O Gerente Comercial deverá avaliar a cobrança realizada pelo Vendedor, e reportar para Departamento de Cobrança, nos mês subsequente ao recebimento da cobrança. Ou seja, todo iníco mês, receberão uma cobrança a ser realizada e deverão retornar para Departamento Cobrança a cobrança anterior, com as seguintes diretrizes:
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1) Envio para Jurídico
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2) Manter sob responsabilidade Gerência
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3) Perda
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'''PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - Acima de 121 DIAS '''
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'''Remessa para o jurídico '''
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Somente poderá ser enviada cobrança ao Jurídico, quando a dívida do cliente for acima de 2.000,00.
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'''Preparação documentos para envio Jurídico - dívida de 2.000,00 a 3.999,99. '''
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1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadatrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;
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2) Gerar relatório de títulos em aberto do cliente;
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3 ) Conferir todos os documentos acima, e enviar com protocolo para Escritório Widal Advogados em Sinop - MT
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'''Valor Dívida de 2.000,00 a 3.999,99
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1) Notificação Extrajudicial, com prazo de 30 dias;
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2) Caso não recebido em 60 dias do dia do envio ao escritório, alterar para "perda";
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'''Preparação documentos para envio Jurídico - dívida acima de 4.000,00
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1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadatrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;
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2) Separar Cheques Originais
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3) Separar notas e comprovantes de entrega ao cliente (canhoto assinado)
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4 ) Conferir todos os documentos acima, e enviar com protocolo para Escritório Widal Advogados em Sinop - MT
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'''Valor dívida acima de 4.000,00'''
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1) Ação judicial;
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Após a negociação do cheque devolvido segue Política para Cobrança Carteira Simples. 
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2) Departamento Cobrança acompanhará o andamento do processo.
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Edição atual tal como às 19h27min de 19 de maio de 2022

POLÍTICA PARA A COBRANÇA: CHEQUES DEVOLVIDOS

Responsabilidades da Cobrança

Até 60 dias: Coordenador Administrativo /Auxiliar Administrativo

De 61 a 120 dias: Vendedor e Gerente Comercial

Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade


PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS

Para Dep. Cobrança

Coordenador Administrativo

1) Todo cheque devolvido, assim que mesmo retornar para Loja, o Coordenador Administrativo, deverá realizar o procedimento no sistema e separar cópia do cheque para Auxiliar Administrativo;


Cobrança Cheque Devolvido do Próprio Cliente

1) Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia do cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito, pix ou transferência em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. É permitido negociação com outro cheque somente se receber 50% do valor do cheque devolvido a vista. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa). 

2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.

3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento do original.

Cobrança Cheque Sustado


1) Assim que Auxiliar Administrativo receber o email, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques sustados, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pix  ou pagamento realizado pelo cliente na loja.Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. Se for cheque de terceiro, ter aval, realizar consulta no Serasa e se for sustado protestar o cedente e o emissor do cheque em caso de distrato comercial do cedente e emissor. Para outros motivos de sustação consultar o cartório antes do protesto. 

Em casos de protesto e serasa confeccionar a carta de anuência e recibo de entrega do cheque. 

Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante de entrega de mercadoria e incluir no Serasa o cheque sustado."

2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório  do provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.

3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 60 dias vencimento original.

É permitido negociação com outro cheque somente se receber 50% do valor do cheque devolvido a vista. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa).

Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o  comprovante entrega mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no serasa o cheque sustado."


Cobrança Cheque Devolvido de Terceiros

1) Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia do cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pix ou pagamento realizado pelo cliente na loja. É permitido negociação com outro cheque somente se receber 50% do valor do cheque devolvido a vista. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa).

Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante entrega de mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no Serasa o título do cliente.

2) Diariamente, o Auxiliar Administrativo deve gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.

3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento original.

Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante entrega de mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no Serasa o título do cliente.

Após a negociação do cheque devolvido segue Política para Cobrança Carteira Simples.