Mudanças entre as edições de "POP:Contratação de Fornecedores"
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<li><u>Levantamento de Cotações</u><u>:</u> O solicitante deve obter no mínimo três cotações de fornecedores diferentes.</li> | <li><u>Levantamento de Cotações</u><u>:</u> O solicitante deve obter no mínimo três cotações de fornecedores diferentes.</li> | ||
− | <li><u>Submissão para Aprovação</u><u>:</u> Enviar as cotações ao Coordenador de Operações para aprovação via | + | <li><u>Submissão para Aprovação</u><u>:</u> Enviar as cotações ao Coordenador de Operações para aprovação via Bitrix. A aprovação deve ocorrer em até 03 dias úteis.</li> |
<li><u>Comparação de Propostas</u><u>:</u> Comparar as cotações recebidas, considerando preço, prazo, qualidade e condições de pagamento.</li> | <li><u>Comparação de Propostas</u><u>:</u> Comparar as cotações recebidas, considerando preço, prazo, qualidade e condições de pagamento.</li> | ||
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*<u>Envio ao RH</u><u>:</u> O RH deve incluir o contratado na folha de pagamento. | *<u>Envio ao RH</u><u>:</u> O RH deve incluir o contratado na folha de pagamento. | ||
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*<u>DDA</u><u>:</u> Não utilizar DDA (Débito Direto Autorizado) como base para pagamento, apenas como consulta. | *<u>DDA</u><u>:</u> Não utilizar DDA (Débito Direto Autorizado) como base para pagamento, apenas como consulta. | ||
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Edição atual tal como às 15h12min de 27 de junho de 2024
Procedimento Operacional Padrão
Data: 07/06/2024
1. Objetivo
Estabelecer um procedimento claro e eficiente para a contratação de fornecedores, assegurando competitividade, transparência e conformidade legal em todas as etapas, desde a seleção até o pagamento.
2. Aplicação
Este procedimento se aplica a todas as empresas do grupo Comercial Mariano para a contratação de despesas em geral. Não se aplica à revenda de mercadorias.
3. Documentos de Referência
4. Siglas, Abreviaturas e Terminologia
5. Responsabilidades e Autoridades
Atividades |
Responsável |
Responsável por buscar cotações, negociar e formalizar a contratação e garantir pagamento e lançamento. |
Solicitante da Contratação |
Aprovar contratações acima de R$ 3.000,00, sendo o valor total da contratação. |
Coordenador de Operações |
Aprovar adiantamentos e pagamentos em atraso |
Gerente Financeiro |
Gerenciar contratações de Pessoa Física |
Departamento Pessoal |
Validação de contratos de valores superiores a R$ 10.000,00, sendo o valor total da contratação |
Departamento Jurídico |
6. Diretrizes
Politica_de_Contratação_de_Fornecedores
7. Descrição das Atividades
7.1 Identificação e Seleção de Fornecedores
7.1.1 Contratações até R$ 3.000,00
- Identificação do Fornecedor: O solicitante deve identificar potenciais fornecedores, comparando preços, prazos e qualidade dos produtos/serviços oferecidos.
- Avaliação de Custo-Benefício: Considerar o custo-benefício ao escolher o fornecedor.
- Formalização Inicial: Formalizar a intenção de contratação através de e-mail ou documento escrito, destacando termos básicos como valor, prazo de entrega e condições de pagamento.
7.1.2 Contratações acima de R$ 3.000,00:
- Levantamento de Cotações: O solicitante deve obter no mínimo três cotações de fornecedores diferentes.
- Submissão para Aprovação: Enviar as cotações ao Coordenador de Operações para aprovação via Bitrix. A aprovação deve ocorrer em até 03 dias úteis.
- Comparação de Propostas: Comparar as cotações recebidas, considerando preço, prazo, qualidade e condições de pagamento.
7.2. Formalização da Contratação
7.2.1 Pessoa Jurídica:
- Formulário de qualificação: enviar ao contratado o formulário para preenchimento antes da contratação. Arquivo:Formulário de Qualificação.docx
- Documentação Legal:
Contratações acima de R$ 10.000,00:
- Elaboração de Contrato: Elaboração de um contrato escrito pela contratada, detalhando todas as responsabilidades, prazos, condições de pagamento e cláusulas de conformidade legal.
- Validação Jurídica: Submeter o contrato para validação do departamento jurídico.
7.2.2 Pessoa Física:
- Formulário: O fornecedor deve preencher o Formulário “Cadastro Prestador de Serviço”. Arquivo:Formulário de Cadastro Prestador de Serviço.docx
- Envio ao RH: O RH deve incluir o contratado na folha de pagamento.
7.3 Gestão e Documentação
7.3.1 Gestão do Contrato:
- Designação de Solicitante: O solicitante ou outro designado será responsável pela gestão do contrato, garantindo o cumprimento dos termos acordados.
- Encaminhamento de Documentos: Enviar boletos e notas fiscais para o responsável pelo lançamento com o rateio com antecedência, devendo este lançar o documento com no mínimo três dias de antes do vencimento, para garantir a programação do pagamento.
Documentação:
- Arquivo: Manter toda a documentação (aprovações, contratos, notas fiscais) organizada e acessível.
7.4 Verificação:
- Conferência: Verificar a nota fiscal e o boleto, garantindo que estejam de acordo com o contratado (prazo, valor, dados cadastrais).
Adiantamentos e Pagamentos em Atraso:
- Autorização Necessária: Adiantamentos e pagamentos em atraso requerem autorização do Gerente Financeiro, acompanhados de justificativa.
Negociação de Prazos:
- Negociação de Prazos: Negociar prazos ou parcelamentos para melhorar o fluxo de caixa. Exigir descontos em caso de pagamento à vista ou antecipado.
7.5 Pagamento
7.5.1 Via Boleto:
- Preferência por Boleto: Preferir pagamentos via boleto bancário, que seguem o fluxo de remessa automatizada, facilitando a execução.
Via Caixa:
- Limite de Pagamento: Pagamentos via caixa estão limitados a R$ 1.500,00. Valores superiores devem ser pagos via banco.
- DDA: Não utilizar DDA (Débito Direto Autorizado) como base para pagamento, apenas como consulta.
8. Registros
Nº de Registro |
Nome do Registro |
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9. Indicadores
Indicador | Fórmula |
Periodicidade |
Meta |
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10. Plano de Comunicação do Processo
O que comunicar |
Quem Comunica | Pra quem comunica |
Quando Comunica |
Como Comunica |
Objetivo Específico |
Pagamento Fora do Prazo |
Solicitante |
Ao Gerente Financeiro |
Sempre que realizar o pagamento fora do prazo |
Via Bitrix |
Autorizar o pagamento fora do prazo |
Contratação acima de 10.000 sem contrato |
Coordenador de Operações |
Ao Solicitante |
Sempre que não houver contrato em contratações acima de 10.000 |
Via Bitrix |
Levantar Contrato |
Contratação acima de 3.000 sem apresentação de 3 cotações |
Coordenador de Operações |
Ao Solicitante |
Sempre que não houver cotações em contratações acima de 3.000 |
Via Bitrix |
Levantar Cotações |
11. Anexos:
01 – Fluxograma do Processo
Elaborado por: |
Aprovado por: |
Livio Munarim | Patricia Mariano | Jucir Richter |
Controle de Revisões |
Revisão |
Data |
Descrição |
Data da Revalidação |
Rev. 1 | 27/06/2024 | Criação do POP | 12/07/2024 |