Mudanças entre as edições de "Manual: Manual Inventário Fábrica Química"

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Data Inventário:
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Depósito: 140,105,102,101,110,121,120,100 (gerar um relatório por depósito)
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Próxima contagem: 1
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'''5 - Lançamento das Contagens no sistema'''
 
'''5 - Lançamento das Contagens no sistema'''

Edição atual tal como às 17h57min de 16 de junho de 2020

O processo de inventário no sistema inicia-se com a conciliação de Saldos.

1 - Conciliação de Saldos

Para concilar saldo do Inventário acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Controle de Estoque / Conciliação / Conciliação de Res./Ordens - Produto a Produto

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Para concilar o saldo informar: 

Depósito: código do depósito 140,105,102,101,110,121,120 e 100. Informar individualmente para conciliação.

Selecionar:  * Reserva Exclusiva

Marcar:

Buscar movimentos de estoque "RE" e "NR" [E210MVP]

Gerar arquivo log. (txt)

Processar o arquivo.

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O Próximo passo é o fechamento dos estoques.

2 - Fechamento de Estoque

Para fazer o fechamento de estoque acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Controle de Estoque / Fechamento dos Estoques

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Para fazer o fechamento de estoque selecionar: 

Não alterar o período deixar a data que busca do sistema.

* Atualização dos estoques

 No campo Diferenças de Saldo (Quantidade)

* Corrige 

Processar 

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Para iniciar a contagem física devemos fazer a abertura do inventário.

3 - Abertura do Inventário

Para abrir o inventário acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Geração 

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Data Base: data do inventário

Depósito: 

Bloq. Movimen: S

Opção: Todos

Ordenação: Produto / Derivação 

Lote/Série: N

Gerar Inventário

* Por depósito

Desmarcar - Não mostrar na tela 

Mostrar 

Processar

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4 - Relatório para guia de contagens 

Para iniciar a contagem gerar o relatório 300. 

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Selecionar o relatório 300.

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Para gerar o relatório, preencher os campos:

Data Inventário:

Depósito: 140,105,102,101,110,121,120,100 (gerar um relatório por depósito)

Próxima contagem: 1

Origem: não preencher

Família: não preencher

Marca: não preencher

Produto: não preencher

Derivação: não preencher

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Imprimir o relatório

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5 - Lançamento das Contagens no sistema

Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Contagens

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Para fazer os ajustes manuais no estoque preencher os campos: 

Data Base: data do inventário

Depósito: código do depósito 

Nº Contagem: 1 (se houver diferença de contagem os números das contagens devem seguir a sequência 1,2,3,....)

Nº Documento: 123

Modalidade: Todos

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Na aba seleção informar os códigos dos produtos que serão ajustados . 

Clicar em Mostrar. 

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Selecionar os produtos e informar no campo contagem a quantidade passada pela unidade dos produtos em estoque. 

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Clicar em Processar 

Clicar em Sim

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Clicar em Não

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Gerar o relatório 300 colocar contagem  e verificar se zerou. Se ainda constarem produtos neste relatório fazer a contagem e lançar novamente ir colocando as próximas sequências , por exemplo: 2,3,4 .... até que o relatório fique zerado. 

Atenção para não lançar o mesmo produto na mesma contagem. Por exemplo lança o produto na primeira contagem, continua com diferença e lança de novo na primeira, se fizer isso ele soma as quantidades. O correto é cada vez que for lançar colocar a próxima contagem. 

8 - Apuração de Inventário 

Após o lançamento das contagens manuais gerar o relatório 302 - Apuração de Inventário. 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventários / Relatórios 

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Relatório número 302

302 *Mariano – Apuração de Inventario

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Informar:

a data do inventario;

o depósito inventariado.

Tendo a opção ainda de filtrar de acordo com a necessidade

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Imprimir o relatório 302 e analisar as diferenças, nos casos em que ainda houver ajustes fazer lançamento manual novamente. 

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 Após análise do relatório de inventário o Gerente Comercial e Coordenador Administrativo devem assinar o relatório e encaminhar por e-mail para: compras@comercialmariano.com.br. 

10 - Relatórios para acompanhamento das Contagens 

Solicitei a criação de um outro relatório que mostre as faltas e sobras por derivação, acredito que fique mais fácil para identificarmos as diferenças.

O relatório 304 Apuração do Inventário mostra as faltas e sobras dos produtos. 

Para gerar o relatório 304 acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Relatórios 

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Selecionar o relatório e executar. 

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Para gerar o relatório, preencher os campos: 

Data do Inventário: data da contagem de estoque 

Depósito: código do depósito principal 

Origem: não preencher

Família: não preencher

Marca: não preencher

Produto: não preencher

Derivação: não preencher

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O Relatório mostra as faltas e as sobras por derivação.

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 Relatório Histórico de Contagens 

Este relatório deve ser usado quando precisamos ver todas as contagens de um determinado produto. 

Para gerar o relatório acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Relatórios 

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Selecionar relatório 301

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Para gerar o relatório informar: 

Data Inventário 

Depósito 

Produto

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O relatório mostra o saldo de estoque e quantas vezes o produto foi contado.

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11 - Finalização do Processo de Inventário 

Com a finalização do processo de inventário liberamos os estoques para venda. Nessa tela fizemos o fechamento do inventário sem acerto de estoque. 

Para abrir o estoque acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Diferenças/Acertos

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Para abrir o estoque informar: 

Data Base: data do inventário

Depósito: informar um depósito por vez (140,105,102,101,110,121,120 e 100)

Clicar em Mostrar

Clicar em Processar

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Confirmar o fechamento do inventário sem acerto de estoque. 

Obs: o acerto de estoque ocorre com a emissão das notas fiscais. 

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12 - Emissão de Nota Fiscal de Acerto 

Para gerar as notas fiscais de acerto acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Gerar Notas Fiscais Inventário 

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Para gerar as notas preencher os campos: 

Data Inventário: data da contagem de estoque 

Depósito: código do depósito principal (avaria e segregado somente se houver diferença)

Selecionar 

Gerar NF  Saída 

Gerar NF Entrada 

Clicar em Gerar Nota 

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Quando é emitida uma nota de entrada abre a tela com a mensagem abaixo: 

Clicar na opção Não. 

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Clicar em fechar. 

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As notas de saída não estão enviando para Sefaz automaticamente, elas ficam digitas no sistema. 

Para consultar a situação das notas no sapiens acessar o menu:

Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Consultas / Documentos Eletrônicos

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Para consultar as notas geradas preencher: 

Emissão: data da geração das notas fiscais. 

Série: NE

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Quando as notas estão digitas é necessário fechá-las antes de emitir. 

Mercado /Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Emissão e Cancelamento / Nota Fiscal 

Informar o número da nota. 

Selecionar a opção:* Fechamento 

Mostrar 

Marcar 

Processar

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Para enviar a nota fiscal informar: 

Número da Nota Fiscal: 

Selecionar a opção *Emitir Notas 

Mostrar

Marcar

Processar

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Conferir o valor da nota fiscal com o relatório 302, se houver diferenças não autorizar a nota. Verificar a diferença para fazer o ajuste. 

Quando ocorrer erro na geração da nota fiscal o sistema irá mostrar, fazer o ajuste conforme abaixo: 


13 - Ajuste de Notas Fiscais do Inventário 

Algumas vezes ocorrem erros na emissão da notas de entrada e saída, quando isso ocorrer o ajuste deve ser feito na seguinte tela:

Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Manter Acertos Inventário

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Para fazer alterações para emissão da nota fiscal preencher:

Empresa: Código da empresa que está fazendo o inventário

Data Inventário: data da abertura do inventário

Depósito: depósito que serão emitidas as notas fiscais de acerto

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Nessa tela é possível alterar a quantidade, preço e excluir item.

Para excluir item clicar em control delete.

Não é possível inserir itens. 

Erros após a geração da nota fiscal ou erros de impostos devem repassados ao setor fiscal.