Mudanças entre as edições de "Mariano:Manual Cadastro de Clientes à Prazo"

De mariano
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Para registrar os dados do cliente no sistema, o Departamento de Cobrança recebe o Formulário Cadastro de Clientes preenchido.
  
[Media:Formulário_Formulário_de_Cadastro_de_ClientesComlogo222.pdf|Formulário Cadastro de Clientes]]
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Segue abaixo o modelo:
  
[[File:Fluxo cadastro de clientesimagem2.jpg|thumb|clique para ampliar]]
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Clique no link para abrir o formulário.
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*[[Media:FORMULARIO_CADASTRO_CLIENTES.xlsx|Formulario Cadastro de Clientes]]
  
 
Antes de cadastrar qualquer cliente será necessário possuir todos os documentos exigidos para aprovação de limite de crédito, porém alguns '''documentos''' são '''OBRIGATÓRIOS''' mesmo que seja apenas atualização cadastral, sendo eles:
 
Antes de cadastrar qualquer cliente será necessário possuir todos os documentos exigidos para aprovação de limite de crédito, porém alguns '''documentos''' são '''OBRIGATÓRIOS''' mesmo que seja apenas atualização cadastral, sendo eles:
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 '''Cpf/Cnpj : '''Se o tipo de cliente for F, digitar o CPF
 
 '''Cpf/Cnpj : '''Se o tipo de cliente for F, digitar o CPF
  
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Se o tipo de cliente for J, digitar o CNPJ
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'''<span style="background-color:#FFFF00;">Segmento do Cliente:</span>'''<span style="background-color:#FFFF00;">selecionar uma das opções abaixo de acordo com o segmento do cliente.&nbsp;</span>
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<span style="background-color:#FFFF00;">No segmento Validação serão colocados os clientes que não se encaixam nos segmentos&nbsp;abaixo e estão sendo analisados pelo Departamento Comercial.&nbsp;</span>
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[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem800.png|700x400px|RTENOTITLE]]
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É necessário informar o segmento do clientes antes do Ramo de atividade.&nbsp;
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'''<span style="background-color:#FFFF00;">Ramo de atividade:&nbsp;</span>'''antes de escolher o ramo de atividade de cada cliente é necessária a consulta do CNPJ no site da Receita federal ou no Sintegra para verificar através do CNAE o que a empresa faz e escolher o segmento correto. O vendedor que atende o cliente, também poderá indicar o segmento avisando o responsável pelo cadastro.
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<span style="background-color:#FFFF00;">Os novos ramos de atividade começam no número 50.000 até 50.100</span>
  
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<span style="background-color:#FFFF00;">No ramo de atividade Validação serão colocados os clientes que não se encaixam nos&nbsp;ramos de atividade abaixo e estão sendo analisados pelo Departamento Comercial.&nbsp;</span>
  
'''Ramo de atividade':'''antes de escolher o ramo de atividade de cada cliente é necessária a consulta do CNPJ no site da Receita federal ou no Sintegra para verificar através do CNAE o que a empresa faz e escolher o segmento correto. O vendedor que atende o cliente, também poderá indicar o segmento avisando o responsável pelo cadastro.
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[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem801.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
 
'''Rota ou Localidade: '''em branco
 
'''Rota ou Localidade: '''em branco
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'''Benefício Fiscal: '''zero
 
'''Benefício Fiscal: '''zero
  
&nbsp;'''Código Suframa /Data: '''deixar em branco, será utilizado somente para as empresas da Zona Franca de Manaus, Área de Livre Comércio e Amazônia Legal
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'''Código Suframa /Data: '''deixar em branco, será utilizado somente para as empresas da Zona Franca de Manaus, Área de Livre Comércio e Amazônia Legal
  
&nbsp;'''Tributa ICMS: S'''
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'''Tributa ICMS: S'''
  
 
'''Tributa IPI: N'''
 
'''Tributa IPI: N'''
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'''Endereço: '''digitar o endereço do cliente corretamente, sem número
 
'''Endereço: '''digitar o endereço do cliente corretamente, sem número
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Obs: Digitar avenida, estrada, rodovia,&nbsp;rua sem abreviações&nbsp;
  
 
'''Número do Endereço''': digitar o número do endereço ou SN para sem número
 
'''Número do Endereço''': digitar o número do endereço ou SN para sem número
  
'''Complemento: '''digitar o complemento do endereço, caso haja
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'''Complemento:'''Digitar o complemento do endereço, caso haja
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Quando o endereço do cliente possuir por exemplo quadra ou lote, colocar essa informação no complemento
  
 
'''Proximidade: '''caso necessite, digitar nesse campo os pontos de referência do cliente
 
'''Proximidade: '''caso necessite, digitar nesse campo os pontos de referência do cliente
  
 
'''Bairro: '''digitar o bairro do cliente – Campo Obrigatório, pois caso contrário, não gerará o arquivo XML da nota fiscal
 
'''Bairro: '''digitar o bairro do cliente – Campo Obrigatório, pois caso contrário, não gerará o arquivo XML da nota fiscal
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Obs: não abreviar o bairrro, ecrever o nome por extenso. Exemplo: Jardim
  
 
'''Cidade: '''Campo automático de acordo com o Cep informado
 
'''Cidade: '''Campo automático de acordo com o Cep informado
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'''Vendedor:''' código do vendedor
 
'''Vendedor:''' código do vendedor
  
O representante e o vendedor devem pertencer à mesma equipe de vendas
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'''Observação:'''para funcionários informar o vendedor que pertence a equipe Comercial.&nbsp;
  
'''Observação:''' para funcionários informar o vendedor que pertence a equipe Comercial.&nbsp;
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O representante e o vendedor devem pertencer à mesma equipe de vendas
  
<u>Os clientes dos VENDEDORES DE BALCÃO deverão ser cadastrados com equipe Própria Empresa, somente no pedido o vendedor que vez a venda informa o seu código de representante.&nbsp;</u>
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<u>Os clientes dos VENDEDORES DE BALCÃO deverão ser cadastrados com equipe Própria Empresa (9999), somente no pedido o vendedor que vez a venda informa o seu código de representante.&nbsp;</u>
  
 
'''Tabela de Preço Padrão''': de acordo com a filial escolher tabela de preço Varejo ou Atacado
 
'''Tabela de Preço Padrão''': de acordo com a filial escolher tabela de preço Varejo ou Atacado
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'''Tipo de Juros:''' S simples
 
'''Tipo de Juros:''' S simples
  
'''1º Portador Aceito:''' 9999 – Própria empresa
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'''1º Portador Aceito:'''&nbsp;Cada empresa possui o seu banco de recebimento.
 
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001- Banco do Brasil (de acordo com a filial) &nbsp; &nbsp; &nbsp; 237- Bradesco (de acordo com a filial)
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'''1ª Instrução: '''informar o&nbsp;código 501 - não protestar&nbsp;&nbsp;somente quando não for protestar o cliente, para os clientes com registro e instrução de protesto deixar o campo em branco
 
'''1ª Instrução: '''informar o&nbsp;código 501 - não protestar&nbsp;&nbsp;somente quando não for protestar o cliente, para os clientes com registro e instrução de protesto deixar o campo em branco
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'''1º Dia Especial Mês:''' preencher somente se o cliente possuir dia especial para pagamento
 
'''1º Dia Especial Mês:''' preencher somente se o cliente possuir dia especial para pagamento
  
'''Observação:'''&nbsp;para funcionários o dia especial deve ser dia 20&nbsp;
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'''Observação:'''&nbsp;para funcionários o dia especial deve ser dia 25
 
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(Foi definido esse dia pois temos que enviar todos os descontos até dia 25 para fechamento da folha e pagamento do salário até o quinto dia útil do mês seguinte)
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'''2º Dia Especial Mês:''' preencher somente se o cliente possuir mais que um dia especial para pagamento
 
'''2º Dia Especial Mês:''' preencher somente se o cliente possuir mais que um dia especial para pagamento
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Os demais campos não são obrigatórios e não precisam ser preenchidos
 
Os demais campos não são obrigatórios e não precisam ser preenchidos
  
'''Endereço de Entrega'''
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'''<u><span style="background-color:#FFFF00;">Endereço de Entrega&nbsp;</span></u>'''
  
[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem14.png|700x500px|RTENOTITLE]]
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O endereço de entrega sequência 1 deve ser por padrão sempre o endereço cadastrado na Receita Federal ou Sintegra ( a sequência 1 é preenchida automaticamente quando o cliente é cadastrado).&nbsp;
  
Preencher essa aba somente se o endereço de entrega do cliente for diferente do endereço principal, ou se o cliente possuir um ou mais endereços de entrega
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Clientes com mais de um endereço de entrega com o mesmo CNPJ/CPF e Inscrição Estadual, basta criar a sequência e cadastrar o novo endereço.&nbsp;
  
[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem60.png|700x500px|RTENOTITLE]]
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Segue exemplo:&nbsp;
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[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem700.png|700x500px|RTENOTITLE]]
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Para cadastrar o endereço de entrega clique na aba Entrega.&nbsp;
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[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem701.png|700x500px|RTENOTITLE]]
  
 
'''Cliente: '''sistema busca o código do cliente automaticamente
 
'''Cliente: '''sistema busca o código do cliente automaticamente
  
'''Sequência:''' se o cliente possui um endereço de entrega inicie pela sequencia 1 se possuir um segundo endereço sequencia 2 e assim sucessivamente.
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'''Sequência:'''
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Observe que o endereço sequência 1 é o endereço principal do cadastro.&nbsp;
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[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem702.png|700x500px|RTENOTITLE]]
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Quando cliente possuir mais de um endereço de entrega cadastrar com sequência 2.&nbsp;
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[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem703.png|700x500px|RTENOTITLE]]
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<u>'''<span style="background-color:#FFFF00;">Clientes com mesmo CPF/CNPJ e INCRIÇÃO ESTADUAL diferentes</span>'''</u>
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O endereço de entrega sequência 1 deve ser por padrão sempre o endereço cadastrado na Receita Federal ou Sintegra.&nbsp;
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Exemplo: temos situações&nbsp;de clientes que possuem várias FAZENDAS, nesses casos eles tem o mesmo CPF com Inscrição Estadual diferentes.&nbsp;
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Para fazer o cadastro desses clientes cadastrar no endereço de entrega a sequência 2.&nbsp;
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Segue um exemplo:&nbsp;
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Fazenda endereço de entrega 1 - Endereço e Inscrição Estadual da primeira fazenda cadastrada
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[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem704.png|700x500px|RTENOTITLE]]
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Fazenda endereço de entrega 2 - Endereço e Inscrição Estadual da segunda&nbsp;fazenda cadastrada
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[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem705.png|700x500px|RTENOTITLE]]
  
 
'''Nome do Cliente:''' mesmo nome ou razão social informado no cadastro
 
'''Nome do Cliente:''' mesmo nome ou razão social informado no cadastro
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[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem21.png|700x500px|RTENOTITLE]]
 
[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem21.png|700x500px|RTENOTITLE]]
  
 
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Na sequencia entrar na tela F069GRE - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Grupos de Empresas:
 
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Linha 550: Linha 599:
 
'''Observação'''
 
'''Observação'''
  
As observações do cliente serão de uso do Analista de crédito. Essa tela será usada para indicar quais pessoas estão autorizadas a retirar mercadoria e quando o cliente estiver em atraso e houver contatos de cobrança, para negociar prazos, agendar pagamentos.
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As observações do cliente serão de uso do Analista de crédito.&nbsp;
  
 
[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem22.png|700x500px|RTENOTITLE]]
 
[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem22.png|700x500px|RTENOTITLE]]
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&nbsp;'''Sequência do contato:''' Para esse tipo de observação não deverá ser colocada nome do contato
 
&nbsp;'''Sequência do contato:''' Para esse tipo de observação não deverá ser colocada nome do contato
  
&nbsp;'''Motivo:''' colocar o 12 – Autorização Retirar Mercadoria
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&nbsp;'''Motivo:'''&nbsp;99 liberado pelo Departamento de Crédito e Cobrança&nbsp;
  
&nbsp;'''Descrição:''' Digitar o nome das pessoas que poderão retirar mercadoria em nome do cliente
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&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;98 liberado pelo Gerente Comercial da Unidade
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&nbsp;'''Descrição:'''&nbsp;status do serasa, capital social e limite inicial.&nbsp;
  
 
&nbsp;'''Responsável pelo cadastramento''': usuário que está cadastrando (preenchido automaticamente pelo sistema)
 
&nbsp;'''Responsável pelo cadastramento''': usuário que está cadastrando (preenchido automaticamente pelo sistema)
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[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem28.png|RTENOTITLE]]
 
[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem28.png|RTENOTITLE]]
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Com o cliente criado é necessário ajustar limite de clientes através da tela: F069GRE - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Grupos de Empresas
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[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem91.png|RTENOTITLE]]
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'''Data / Valor Limite de Crédito:'''&nbsp;Será sempre 0,00&nbsp;
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'''Limite Aprovado:''' S (sim)
  
  
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[[File:Manual cadastro de clientes a prazoImagem30.png|RTENOTITLE]]
 
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Edição atual tal como às 16h15min de 29 de maio de 2024

Para registrar os dados do cliente no sistema, o Departamento de Cobrança recebe o Formulário Cadastro de Clientes preenchido.

Segue abaixo o modelo:

Clique no link para abrir o formulário.

Antes de cadastrar qualquer cliente será necessário possuir todos os documentos exigidos para aprovação de limite de crédito, porém alguns documentos são OBRIGATÓRIOS mesmo que seja apenas atualização cadastral, sendo eles:

 Consulta SINTEGRA – Site da Sefaz ou Sefin

Consulta SERASA – Relato para Pessoa Jurídica e Credit Bureau para Pessoa Física (ver manual)

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO E SITUAÇÃO CADASTRAL – site da receita

 Como pesquisar

 Acesse o site do Sefaz do seu Estado para consultar o SINTEGRA e verifique a Inscrição Estadual do cliente que deverá estar Habilitada, Ativa.

 www.sintegra.gov.br

 Escolha o estado, a pesquisa pode ser por cnpj, cpf ou inscrição estadual.

 Se o cliente tiver Inscrição, aparecerão os dados da empresa ou da fazenda.

 Para imprimir o Cartão Cnpj:

 Acesse o site: www.receita.fazenda.gov.br

 -Empresa / Cadastro CNPJ

-Consultas

-Emissão de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral (clique nessa opção)

-Digite o número do cnpj e o código da imagem que aparecer ao lado.

Cadastro de Clientes à Prazo

 Todos os dados do cadastro deverão ser digitados em letra maiúscula, sem acento e sem caracteres especiais.

Somente o campo E-mail será digitado com letra minúscula.

 Cadastro / Clientes e Fornecedores / Clientes / Cadastro

RTENOTITLE

Para cadastrar um novo cliente, no campo Cliente digitar 0 e teclar enter

RTENOTITLE

RTENOTITLE

Cliente: ao lado do código do cliente digitar o nome ou razão social

Fantasia: nome fantasia para pessoa jurídica ou repetir o nome do cliente pessoa física

Tipo de Cliente: J – se for pessoa jurídica F – se for pessoa física

Tipo de Mercado: I – Interno

Tipo de Empresa: Escolher o tipo de empresa de acordo com a atividade do cliente.

Para Consumidor Final, selecionar a opção 99 – Outros

RTENOTITLE

Tipo Direito Propriedade: 1- Privada

                                         2- Pública            

 Cpf/Cnpj : Se o tipo de cliente for F, digitar o CPF

Se o tipo de cliente for J, digitar o CNPJ

Segmento do Cliente:selecionar uma das opções abaixo de acordo com o segmento do cliente. 

No segmento Validação serão colocados os clientes que não se encaixam nos segmentos abaixo e estão sendo analisados pelo Departamento Comercial. 

RTENOTITLE

É necessário informar o segmento do clientes antes do Ramo de atividade. 

Ramo de atividade: antes de escolher o ramo de atividade de cada cliente é necessária a consulta do CNPJ no site da Receita federal ou no Sintegra para verificar através do CNAE o que a empresa faz e escolher o segmento correto. O vendedor que atende o cliente, também poderá indicar o segmento avisando o responsável pelo cadastro.

Os novos ramos de atividade começam no número 50.000 até 50.100

No ramo de atividade Validação serão colocados os clientes que não se encaixam nos ramos de atividade abaixo e estão sendo analisados pelo Departamento Comercial. 

RTENOTITLE

Rota ou Localidade: em branco

Contribuinte ICMS: caso o cliente, seja pessoa jurídica ou física (Produtor Rural), deverá ser marcado como “S, e obrigatoriamente o cliente deverá ter Inscrição Estadual

Quando o Cliente não possuir Inscrição Estadual, marcar como “N” não contribuinte 

Com a consulta ao site da Sefaz, vemos se o cliente possui ou não Inscrição Estadual.

  • Atenção: Se este campo não for preenchido corretamente, a nota emitida sairá sem inscrição estadual.

 Inscrição Estadual: digitar a Inscrição Estadual do cliente, que será validada pelo sistema

Caso não haja, escrever ISENTO

Grupo de Empresas: informar grupo de empresas caso cliente faça parte de um grupo. 

GRUPO 2 CONSUMIDOR FINAL - este grupo deve ser usado somente em cadastros feitos para devolução, quando a venda para o cliente foi feita como consumidor. 

Benefício Fiscal: zero

Código Suframa /Data: deixar em branco, será utilizado somente para as empresas da Zona Franca de Manaus, Área de Livre Comércio e Amazônia Legal

Tributa ICMS: S

Tributa IPI: N

Tributa PIS: S

Tributa COFINS: S

 Telefone: digitar o número do telefone do cliente, seguindo o padrão:

(xx)xxxx-xxxx em todos os campos que solicitar telefone / fax

Caixa postal: informar caso o cliente possua

E-mail:digitar corretamente o e-mail do cliente, pois o sistema dispara e-mails automáticos em algumas situações.

Digitar em letra “Minúscula”

Nos casos em que o cliente possuir dois e-mails separar com ponto e vírgula. 

Cep: digitar o cep do cliente. O sistema validará e buscará automaticamente a cidade e estado

Caso algum CEP não esteja cadastrado, favor solicitar o cadastramento do mesmo

Endereço: digitar o endereço do cliente corretamente, sem número

Obs: Digitar avenida, estrada, rodovia, rua sem abreviações 

Número do Endereço: digitar o número do endereço ou SN para sem número

Complemento:Digitar o complemento do endereço, caso haja

Quando o endereço do cliente possuir por exemplo quadra ou lote, colocar essa informação no complemento

Proximidade: caso necessite, digitar nesse campo os pontos de referência do cliente

Bairro: digitar o bairro do cliente – Campo Obrigatório, pois caso contrário, não gerará o arquivo XML da nota fiscal

Obs: não abreviar o bairrro, ecrever o nome por extenso. Exemplo: Jardim

Cidade: Campo automático de acordo com o Cep informado

Estado: Campo automático de acordo com o Cep informado

Código do País: Campo automático de acordo com o Cep informado        

Cliente ou Fornecedor: A – Cliente / Fornecedor 

Situação do cliente:    A – Ativo I - Inativo

O cliente somente será ativado mediante a consistência dos dados necessários para o cadastro, quando clicar no botão do rodapé da página denominado Regra

Essa rotina validará os dados necessários para o cadastro, e informará os campos faltantes para ativação do cliente.

Código do Regime Tributário: 3 Regime Normal 

 Bloqueia Crédito Cliente: N – não

 Motivo Situação:

14 BLOQUEIO POSTO IPIRANGA - CLIENTE POSTO IPIRANGA - VENDA LUB COM AUTORIZAÇÃO

18 CLIENTE VENDA BROKER - CLIENTE COM VENDA BROKER

19 CLIENTE REQUISIÇÃO - CLIENTE QUE PASSA REQUISIÇÃO OU PRECISA DE AUTORIZAÇÃO PARA VENDA

99 CLIENTE LIBERADO - CLIENTE COM VENDA A PRAZO (BOLETO OU CARTEIRA)

100 CLIENTE SOMENTE CUPOM FISCAL - SOMENTE PARA CLIENTE COM CONDIÇÃO PAGAMENTO CHPARC


RTENOTITLE

Para bloquear o cadastro tem que ter um motivo, esses são alguns que o analista de crédito pode usar para bloqueio do cadastro. O motivo 12 não pode ser utilizado nessa primeira tela.

O motivo 100, será utilizado para aqueles clientes que compram e não querem nota fiscal.

Observação do motivo: descrever a justificativa do Motivo, caso necessário

Adic. Inss: 0,00

Código de Instalação: zero

Cooperado: S – sim, somente se o cadastro for uma cooperativa N – não para os demais clientes

Código Regime tributário: zero Regime especial de tributação: zero

Natureza Retenção: 01 – para tipo de empresa 2- Pública

                               03 – para tipo de empresa 1- Privada

Tipo de acerto/arredondamento: 1- Arredonda

E-mail documentos eletrônicos: digitar corretamente e em letra minúscula, o e-mail onde o cliente receberá automaticamente os arquivos Danfe / Xml gerados pelo sistema. 

A Sefaz só permite envio de e-mails com até 60 caracteres. 

Nos casos em que o cliente possuir dois e-mails separar com ponto e vírgula. Se ultrapassar os 60 caracteres o outro e-mail deve ser cadastrado na aba CONTATO. 

Código anterior: Se o cliente possuir cadastro no sistema Om digitar corretamente o código do sistema anterior. Esse código é de extrema importância para importação e exportação de dados

Sempre que cadastramos um cliente o sistema gera automaticamente um código para fornecedor, para isso devemos confirmar a mensagem clicando em Ok

RTENOTITLE

Se os endereços de entrega e cobrança são os mesmos podemos replicá-los. Colocando A para ambos, o sistema replica os endereços automaticamente não precisando digitá-los novamente. Caso sejam diferentes preencher as abas Entrega e Cobrança. Ao escolher a opção N o sistema não replicará nenhum endereço, caso  somente um dos endereços, entrega ou cobrança sejam iguais ao endereço principal, escolher apenas um E- Entrega ou C- Cobrança

RTENOTITLE

Clique em Ok para confirmar os endereços replicados

RTENOTITLE

Definições

RTENOTITLE

Empresa: digitar a empresa que o cliente pertence

Filial: digitar a filial referente a empresa que o cadastro está sendo feito

Data / Valor Limite de Crédito: data que foi concedido o crédito e valor do limite do cliente

Observação: para funcionários o limite de crédito é R$200,00, nos casos em que a unidade optar por liberar todas vendas a funcionários deixar limite R$0,00. 

Limite Aprovado: S (sim)

Categoria: informar categoria somente se o cliente for embandeirado, para os demais deixar categoria 0.

70 - Embandeirado

Representante: código da Equipe de vendas a que o representante pertence

Observação: para funcionários informar o  representante Equipe Comercial de acordo com a unidade que o funcionário pertence

Vendedor: código do vendedor

Observação:para funcionários informar o vendedor que pertence a equipe Comercial. 

O representante e o vendedor devem pertencer à mesma equipe de vendas

Os clientes dos VENDEDORES DE BALCÃO deverão ser cadastrados com equipe Própria Empresa (9999), somente no pedido o vendedor que vez a venda informa o seu código de representante. 

Tabela de Preço Padrão: de acordo com a filial escolher tabela de preço Varejo ou Atacado

Condição de Pagamento Padrão: prazo de pagamento do cliente, os prazos de venda começam todos com a letra V. Exemplo V005 – 30dias Para os clientes “Gerar Fatura” as condições de pagamento são: CARTS: Carteira Semanal CARTQ: Carteira Quinzenal CARTM: Carteira Mensal

Observação: para funcionários a condição de pagamento é V005 - 30 dias 

% de Frete: 0,00

Transportadora Padrão: selecionar a transportadora usual do cliente

Código Forma de Pagamento: 5 – a prazo

Período para Cálculo Desconto: D diário

% Mora mês / Tolerância: em branco

Tipo de Juros: S simples

1º Portador Aceito: Cada empresa possui o seu banco de recebimento.

1ª Instrução: informar o código 501 - não protestar  somente quando não for protestar o cliente, para os clientes com registro e instrução de protesto deixar o campo em branco

Carteira: 99 para pedidos em carteira                  01 boleto simples com  registro 

Para os clientes gerar fatura usar portador 9999 e carteira 99

Critério Dia Vencimento: S dias corridos mantém (mantém o dia do vencimento) usar quando o cliente possuir dia especial para pagamento N dias corridos posterga (posterga o vencimento quando tem feriados e finais de semana)

Quantidade Dias Vencimento: zero

Conta Contábil 1: 10340 - adiantamento de clientes

Conta Contábil 2: 20380 - adiantamento de clientes

Conta Auxiliar 1: em branco

Dia Vencimento Semana: preencher somente se o cliente possuir um dia específico da semana para pagamento

1º Dia Especial Mês: preencher somente se o cliente possuir dia especial para pagamento

Observação: para funcionários o dia especial deve ser dia 25

2º Dia Especial Mês: preencher somente se o cliente possuir mais que um dia especial para pagamento

Exige Agendamento: N – não

Código Fator Correção Contratos:01 Real

Seq. Endereço Entrega Padrão: quando cliente possuir mais de um endereço de entrega, informar a sequência de endereço para filial. Essa informação vai automaticamente para o pedido.

Seq. Endereço Cobrança Padrão: quando o cliente possuir mais de um endereço de cobrança, informar a sequência do endereço de cobrança para filial.

Total para Avalizar: zero

Avalista Ativo: N - não Recibo Obrigatório: N – não

Consumidor Final: S- Sim  ( Isento de Inscrição Estadual)           N- Não  (Com Inscrição Estadual)

Finalidade: Atenção ao determinar o Código de Finalidade do Cliente: C = Consumo (dentro do próprio estado) R= Revenda (para qualquer UF) F= Consumo Fora (para clientes de outras UF que compram para consumir na UF da filial)

Pessoa

RTENOTITLE

Pessoa Jurídica

RTENOTITLE

Data da Fundação: veja no contrato social ou no Comprovante de Situação Cadastral

Nome do sócio 1: digitar nome completo do sócio

Cnpj/cpf: é obrigatório o preenchimento

Número Rg sócio 1: preencher o número e ao lado o órgão emissor

Estado civil sócio 1: escolher uma das opções

Função do sócio 1: não precisa preencher, pois nem sempre é possível descrever a função do sócio na empresa.

Cargo sócio 1: na consulta do Serasa consta o cargo e estado civil do cliente, se não constar é necessário que o Analista entre em contato com o cliente para saber.

Profissão do sócio1: É necessário conhecer o cliente e saber a profissão do sócio, para saber se é Empresário e se dedica exclusivamente a empresa ou se apenas é proprietário, tem outra profissão e não participa dos negócios da empresa.

Cidade do sócio1: cidade onde o sócio reside

Participação: olhar na consulta do Serasa ou no contrato social

Gerência do sócio1: Sim ou Não

Quantidade Funcionários: informar se souber

Faturamento Anual: Caso tenham a informação é importante colocar.

Depois de preenchido os dados de todos os sócios, clique em Inserir/Alterar

Pessoa Física

RTENOTITLE

Estado Civil: 1- Solteiro 2- Casado

Regime de Casamento: preencher caso possua a informação

Sexo: F- feminino M- masculino

Data de Nascimento: data de nascimento do cliente

Naturalidade / Nacionalidade: nacionalidade e país onde o cliente nasceu

Quantidade de Dependentes: preencher caso possua a informação

Nº/ Órgão / Emissão RG: preencher com número do rg, órgão que expediu o documento e a data de emissão do RG

Número do Passaporte: preencher caso possua a informação

Emissão Passaporte: preencher caso possua a informação

Vencimento Passaporte: preencher caso possua a informação

Nome do Pai: preencher caso possua a informação

Nome da Mãe: preencher caso possua a informação

Empresa Trabalhar: preencher com o nome da empresa onde o cliente trabalha

Ocupação: escolher uma das opções abaixo de acordo com a ocupação do cliente:

RTENOTITLE

Tipo de Empresa: 3 Outros

 Admissão: data de admissão na empresa

 Cep trabalho: cep do endereço de trabalho

 Endereço Trabalho: endereço de trabalho do cliente

 Bairro Trabalho: bairro do endereço de trabalho

 Cidade Trabalho: cidade do endereço de trabalho

 Estado Trabalho: estado do endereço de trabalho

 Telefone / Ramal Trabalho: telefone do trabalho

 Cargo na Empresa: cargo que o cliente ocupa na empresa em que trabalha

Os demais campos não são obrigatórios e não precisam ser preenchidos

Endereço de Entrega 

O endereço de entrega sequência 1 deve ser por padrão sempre o endereço cadastrado na Receita Federal ou Sintegra ( a sequência 1 é preenchida automaticamente quando o cliente é cadastrado). 

Clientes com mais de um endereço de entrega com o mesmo CNPJ/CPF e Inscrição Estadual, basta criar a sequência e cadastrar o novo endereço. 

Segue exemplo: 

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Para cadastrar o endereço de entrega clique na aba Entrega. 

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Cliente: sistema busca o código do cliente automaticamente

Sequência:

Observe que o endereço sequência 1 é o endereço principal do cadastro. 

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Quando cliente possuir mais de um endereço de entrega cadastrar com sequência 2. 

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Clientes com mesmo CPF/CNPJ e INCRIÇÃO ESTADUAL diferentes

O endereço de entrega sequência 1 deve ser por padrão sempre o endereço cadastrado na Receita Federal ou Sintegra. 

Exemplo: temos situações de clientes que possuem várias FAZENDAS, nesses casos eles tem o mesmo CPF com Inscrição Estadual diferentes. 

Para fazer o cadastro desses clientes cadastrar no endereço de entrega a sequência 2. 

Segue um exemplo: 

Fazenda endereço de entrega 1 - Endereço e Inscrição Estadual da primeira fazenda cadastrada

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Fazenda endereço de entrega 2 - Endereço e Inscrição Estadual da segunda fazenda cadastrada

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Nome do Cliente: mesmo nome ou razão social informado no cadastro

Cep: cep de entrega

Endereço: endereço de entrega

Número: número de entrega

Complemento:

Bairro: bairro de entrega

Inscrição: mesma inscrição do cadastro Se o cliente for de fora do estado e a sequência cadastrada for para entrega no mesmo estado da filial deixar Isento na inscrição estadual.

Tipo Cliente: J - Pessoa Jurídica        F - Pessoa Física 

Cnpj: mesmo cnpj do cadastro

Situação: ativo

Endereço de Cobrança

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Preencher essa aba somente se o endereço de cobrança do cliente for diferente do endereço principal, ou se o cliente possuir um ou mais endereços de cobrança.

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Cliente: sistema busca o código do cliente automaticamente

Sequencia: se o cliente possui um endereço de cobrança inicie pela sequencia 1 se possuir um segundo endereço sequencia 2 e assim sucessivamente.

Cep: cep do endereço de cobrança

Endereço de Cobrança: endereço de cobrança do cliente

Número do Endereço: número do endereço de entrega do cliente

Complemento Cobrança:

Bairro Cobrança: bairro do endereço de cobrança do cliente

Cidade Cobrança: cidade do endereço de cobrança do cliente

Estado Cobrança: estado do endereço de cobrança do cliente

Cnpj/Cpf Cobrança: mesmo cnpj do cadastro do cliente

Situação: ativo

Contatos

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Encarregado Compras

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Cliente: mesmo código do cliente do cadastro

Sequencia: 1 para encarregado de compras

Nome: nome do encarregado de compras

Data de Nascimento: data de nascimento do encarregado de compras

Cód. Nível: 5 encarregado de compras

Setor: setor que o encarregado de compras trabalha

Cargo: cargo que o encarregado de compras ocupa

Telefone / Ramal: telefone do encarregado de compras

Fax:

E-mail: e-mail do encarregado de compras

Situação: ativo

Encarregado financeiro

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Cliente: mesmo código do cliente do cadastro

Sequência: 2

Nome: nome do encarregado financeiro

Data de Nascimento: data de nascimento do encarregado financeiro

Cód. Nível: 6

Setor: setor que o encarregado financeiro trabalha

Cargo: cargo que o encarregado financeiro ocupa

Telefone / Ramal: telefone do encarregado financeiro

Fax:

E-mail: e-mail do encarregado financeiro

Situação: ativo


Envio de Documentos Eletrônicos 

Cliente: mesmo código do cliente do cadastro

Sequência: 3 (informar a sequência de acordo com o próximo contato cadastrado)

Nome:nome de quem que vai receber o e-mail com o documento eletrônico

Data de Nascimento:data de nascimento de quem irá receber o documento eletrônico

Cód. Nível: 10 

Setor:setor que a pessoa que irá receber o documento eletrônico atua

Cargo:cargo de quem irá receber o documento eletrônico

Telefone / Ramal:telefone de quem irá receber o documento eletrônico

Fax:

E-mail:e-mail de quem receberá o documento eletrônico

Situação:ativo

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Característica

Essa aba não precisa ser preenchida

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Na sequencia entrar na tela F069GRE - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Grupos de Empresas:


Observação

As observações do cliente serão de uso do Analista de crédito. 

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A primeira observação que deverá ser cadastrada é a de Autorização de retirada de mercadoria

 Cliente: O código do cliente aparece logo que a aba é aberta

 Sequência: Para gravar a primeira dê um enter nesse campo, aparecerá o nº 1

As sequencias das observações ficarão gravadas, assim quando forem utilizar essa ferramenta, observem o último número cadastrado para utilizar o seguinte

 Tipo: Manual (Preenchido automaticamente)

 Sequência do contato: Para esse tipo de observação não deverá ser colocada nome do contato

 Motivo: 99 liberado pelo Departamento de Crédito e Cobrança 

               98 liberado pelo Gerente Comercial da Unidade

 Descrição: status do serasa, capital social e limite inicial. 

 Responsável pelo cadastramento: usuário que está cadastrando (preenchido automaticamente pelo sistema)

 Data/hora cadastramento: automático

 Com a tecla Tab do teclado, passe os campos Motivos solução, Solução Resultado, Responsável solução, Data/hora solução/resultado, Data próximo contato. Pois esses campos não serão utilizados para essas observações.

Situação: G – Gravada

 Em seguida clique em Inserir/ Alterar.

 Outras observações podem ser cadastradas, para isso é preciso cadastrar outra sequencia e escolher outro motivo.

Análise de crédito

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Tela somente para consulta. Conforme o histórico do cliente na empresa, os dados serão preenchidos automaticamente: saldo devedor, limite de crédito e maior acúmulo

Referências

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No campo Código da referência tecle F3 e escolha a sequência da referência cadastrada. Normalmente são colhidas 03 informações comerciais, por isso as sequências serão cadastradas Referência Comercial 01, Referência Comercial 02 e Referência Comercial 03.

Em seguida preencha o campo Nome ref., com o nome e número do telefone da empresa que forneceu a informação e nome da pessoa que o atendeu.

Peça os dados de referência comercial conforme o que se pede nessa aba de Referências comerciais.

Lembrando que essa tela só será preenchida para cadastros novos.

Regra

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Clicar no botão validar

Ao validar o sistema mostra se algum campo do cadastro não foi preenchido

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Clicar no botão ativar

Se todos os campos foram validados, o cliente será ativado.

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Com o cliente criado é necessário ajustar limite de clientes através da tela: F069GRE - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Grupos de Empresas

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Data / Valor Limite de Crédito: Será sempre 0,00 

Limite Aprovado: S (sim)


ANEXO 1

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma Autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que administra a Zona Franca de Manaus - ZFM, com a responsabilidade de construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize de forma sustentável os recursos naturais, assegurando viabilidade econômica e melhoria da qualidade de vida das populações locais. As empresas localizadas nas regiões que possuem beneficios fiscais são isentas de IPI e ICMS quando compram produtos industrializados para consumo ou para exportação.

Zona Franca é área delimitada e beneficiada com incentivos fiscais e tarifas alfandegárias reduzidas ou ausentes.

A Zona Franca de Manaus compreende os Municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo;

b) as Áreas de Livre Comércio compreendem os Municípios de Macapá e Santana, no Estado do Amapá, Bonfim e Pacaraima, no Estado de Roraima, Guajaramirim, no Estado de Rondônia, Tabatinga, no Estado do Amazonas, e Cruzeiro do Sul e Brasiléia, com extensão para o Município de Epitaciolândia, no Estado do Acre.

As Áreas de Livre Comércio compreendem os Municípios de:

Macapá e Santana, no Estado do Amapá (suspensão do IPI, art. 101 do RIPI/02); Bonfim e Pacaraima, no Estado de Roraima (suspensão do IPI, art. 98 do RIPI/02); Guajaramirim, no Estado de Rondônia, (suspensão do IPI, art. 95 do RIPI/02); Tabatinga, no Estado do Amazonas, (suspensão do IPI, art.92 do RIPI/02);

Cruzeiro do Sul e Brasiléia no Estado do Acre (suspensão do IPI, art. 104 do RIPI/02). Nota Cenofisco: O Município de Epitaciolândia integra a Amazônia Ocidental, região beneficiada com a suspensão do IPI. Todavia, é também compreendido nas ALC para fins de aplicação da isenção do ICMS.

Existem, ainda, os Municípios que compreendem a Amazônia Ocidental que é constituída pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima cujas remessas de mercadorias destinadas a tais áreas estão acobertadas pela suspensão do IPI nos termos do art. 83 do RIPI/02. Logo, com exceção dos Municípios compreendidos na Zona Franca de Manaus e Áreas de Livre comércio, os demais Municípios dos Estados aqui mencionados são para efeito de benefício de suspensão do IPI considerados como Amazônia Ocidental.

Área de Livre comercio e Amazônia Ocidental

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