Mudanças entre as edições de "Política para Cobrança Cheque Devolvido"

De mariano
Ir para: navegação, pesquisa
 
(6 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[File:Fluxo politica para cobrança cheque devolvidoimagem2.png|thumb|clique para ampliar]]
 
 
 
'''POLÍTICA PARA A COBRANÇA: CHEQUES DEVOLVIDOS'''
 
'''POLÍTICA PARA A COBRANÇA: CHEQUES DEVOLVIDOS'''
  
Linha 25: Linha 23:
 
'''Cobrança Cheque Devolvido do Próprio Cliente'''
 
'''Cobrança Cheque Devolvido do Próprio Cliente'''
  
1) Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia do cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar a consulta no Serasa).
+
1) Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia do cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito, pix ou transferência em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. É permitido negociação com outro cheque somente se receber 50% do valor do cheque devolvido a vista. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa). 
  
 
2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
 
2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
Linha 31: Linha 29:
 
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento do original.
 
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento do original.
  
4)Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa). 
+
'''Cobrança Cheque Sustado'''
  
  
  
'''Cobrança Cheque Sustado'''
+
1) Assim que Auxiliar Administrativo receber o email, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques sustados, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pix  ou pagamento realizado pelo cliente na loja.Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. Se for cheque de terceiro, ter aval, realizar consulta no Serasa e se for sustado protestar o cedente e o emissor do cheque em caso de distrato comercial do cedente e emissor. Para outros motivos de sustação consultar o cartório antes do protesto. 
  
1) Assim que Auxiliar Administrativo receber o email, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques sustados, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa). Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante de entrega de mercadoria e incluir no Serasa o cheque sustado."
+
Em casos de protesto e serasa confeccionar a carta de anuência e recibo de entrega do cheque. 
 +
 
 +
Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante de entrega de mercadoria e incluir no Serasa o cheque sustado."
  
 
2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório  do provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
 
2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório  do provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
Linha 43: Linha 43:
 
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 60 dias vencimento original.
 
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 60 dias vencimento original.
  
Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa). 
+
É permitido negociação com outro cheque somente se receber 50% do valor do cheque devolvido a vista. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa).
  
 
Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o  comprovante entrega mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no serasa o cheque sustado."
 
Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o  comprovante entrega mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no serasa o cheque sustado."
Linha 51: Linha 51:
 
'''Cobrança Cheque Devolvido de Terceiros'''
 
'''Cobrança Cheque Devolvido de Terceiros'''
  
1)Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia do cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar a consulta no Serasa).
+
1) Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia do cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pix ou pagamento realizado pelo cliente na loja. É permitido negociação com outro cheque somente se receber 50% do valor do cheque devolvido a vista. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa).
  
Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante entrega mercadoria para então incluir no serasa o título do cliente.
+
Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante entrega de mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no Serasa o título do cliente.
  
 
2) Diariamente, o Auxiliar Administrativo deve gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
 
2) Diariamente, o Auxiliar Administrativo deve gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
  
 
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento original.
 
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento original.
 
4)Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval  e realizar a consulta Serasa). 
 
  
 
Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante entrega de mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no Serasa o título do cliente.
 
Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante entrega de mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no Serasa o título do cliente.
  
 
+
Após a negociação do cheque devolvido segue Política para Cobrança Carteira Simples. 
 
+
'''PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - DE 61 A 120 DIAS'''
+
 
+
'''Para Gerente Comercial e Vendedor da área'''
+
 
+
'''Gerente Comercial'''
+
 
+
1)Todo mês será enviado ao gerente os 05 maiores devedores da empresa, dos títulos vencidos entre 61 e 90 dias aos quais o gerente entrará em contato tentando uma negociação
+
 
+
2) O gerente poderá negociar por um prazo de 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.
+
 
+
3) O gerente poderá enviar notificação extrajudicial para os clientes com valor da dívida até 3.999,99. 
+
 
+
Segue o modelo de notificação: 
+
 
+
*[[Modelo_de_Notificação_Extrajudicial|Modelo de Notificação Extrajudicial]]
+
 
+
4) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não poderá ser superior a 120 dias do vencimento do título original.
+
 
+
'''Vendedor/ Gerente Comercial'''
+
 
+
1)Todo mês o vendedor e gerente receberão a inadimplência de usa área, vencida entre 61 e 90 dias.
+
 
+
2) O vendedor poderá negociar por um prazo de até 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.
+
 
+
3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não pode ser superior a 120 dias do vencimento do título original.
+
 
+
'''Retorno da Cobrança realizada pelo Gerente Comercial / Vendedor'''
+
 
+
O Gerente Comercial deverá avaliar a cobrança realizada pelo Vendedor, e reportar para Departamento de Cobrança, nos mês subsequente ao recebimento da cobrança. Ou seja, todo iníco mês, receberão uma cobrança a ser realizada e deverão retornar para Departamento Cobrança a cobrança anterior, com as seguintes diretrizes:
+
 
+
1) Envio para Jurídico
+
 
+
2) Manter sob responsabilidade Gerência
+
 
+
3) Perda
+
 
+
'''PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - Acima de 121 DIAS'''
+
 
+
Remessa para o jurídico
+
 
+
'''Preparação documentos para envio Jurídico - dívida acima de 4.000,00'''
+
 
+
1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadatrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;
+
 
+
2) Gerar relatório 115 em Finanças - Gestão de Contas a Receber - Contas a Receber - Relatórios
+
 
+
3) Separar Cheques Originais
+
 
+
4) Consultar o quadro social dos sócios no Serasa
+
 
+
5) Separar notas e comprovantes de entrega ao cliente (canhoto assinado)
+
 
+
<span style="background-color:#FFFF00;">6) Conferir todos os documentos acima, digitalizar e enviar por e-mail ao Escritório de Advocacia Mariano e Fernandes. Quando necessário o envio dos documentos originais o escritório solicitará.&nbsp;</span>
+
 
+
7) Valor dívida acima de 4.000,00
+
 
+
7.1) Ação judicial;
+
 
+
7.2) Departamento Cobrança acompanhará o andamento do processo.
+
 
+
'''IMPORTANTE'''
+
 
+
1)As negociações, recebimentos em cheques, confissões de divida, tem o seguinte prazo pra serem realizadas:
+
 
+
'''Cobrança:''' Até 90 dias do vencimento do título;
+
 
+
'''Vendedor/ Gerente:''' Até 120 dias do vencimento do titulo;
+
 
+
2) Quando receber títulos com cheques, sempre detalhar o numero cheque, banco e valor no recibo emitido para cliente.
+
 
+
3) O cumprimento dos prazos acima estabelecidos serão acompanhados pela Analista de Crédito.
+
 
+
4) O envio para Jurídico e protocolos dos documentos enviados, será de responsabilidade da unidade, com supervisão do Coordenador Administrativo.
+
 
+
5) Titulos cujo cumprimento do acordo não foi realizado, só pode ser renegociados pelo jurídico. Ex.: Cliente devia R$ 10.000,00 atraves de titulos vencidos com 50 dias. Para permanecer na empresa estes titulos devem ser negociados com um prazo máximo de 70 dias, totalizando o prazo maximo de 120 dias. Caso este cheque do cliente volte, o titulo deverá ir diretamente pro juridico.
+
 
+
6) Os títulos não recebidos entre 180 e 210 dias, a comissão será estornada, bem como debitadas do resultado na DRG.
+

Edição atual tal como às 19h27min de 19 de maio de 2022

POLÍTICA PARA A COBRANÇA: CHEQUES DEVOLVIDOS

Responsabilidades da Cobrança

Até 60 dias: Coordenador Administrativo /Auxiliar Administrativo

De 61 a 120 dias: Vendedor e Gerente Comercial

Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade


PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS

Para Dep. Cobrança

Coordenador Administrativo

1) Todo cheque devolvido, assim que mesmo retornar para Loja, o Coordenador Administrativo, deverá realizar o procedimento no sistema e separar cópia do cheque para Auxiliar Administrativo;


Cobrança Cheque Devolvido do Próprio Cliente

1) Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia do cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito, pix ou transferência em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. É permitido negociação com outro cheque somente se receber 50% do valor do cheque devolvido a vista. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa). 

2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.

3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento do original.

Cobrança Cheque Sustado


1) Assim que Auxiliar Administrativo receber o email, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques sustados, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pix  ou pagamento realizado pelo cliente na loja.Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. Se for cheque de terceiro, ter aval, realizar consulta no Serasa e se for sustado protestar o cedente e o emissor do cheque em caso de distrato comercial do cedente e emissor. Para outros motivos de sustação consultar o cartório antes do protesto. 

Em casos de protesto e serasa confeccionar a carta de anuência e recibo de entrega do cheque. 

Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante de entrega de mercadoria e incluir no Serasa o cheque sustado."

2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório  do provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.

3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 60 dias vencimento original.

É permitido negociação com outro cheque somente se receber 50% do valor do cheque devolvido a vista. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa).

Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o  comprovante entrega mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no serasa o cheque sustado."


Cobrança Cheque Devolvido de Terceiros

1) Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia do cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pix ou pagamento realizado pelo cliente na loja. É permitido negociação com outro cheque somente se receber 50% do valor do cheque devolvido a vista. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa).

Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante entrega de mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no Serasa o título do cliente.

2) Diariamente, o Auxiliar Administrativo deve gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.

3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento original.

Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante entrega de mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no Serasa o título do cliente.

Após a negociação do cheque devolvido segue Política para Cobrança Carteira Simples.