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=== Macroprocesso === | === Macroprocesso === | ||
− | + | <p style="text-align: justify;">O macroprocesso é o meio pelo qual a organização reúne os grandes conjuntos de atividades para gerar valor e cumprir a sua missão. Dentro do macroprocesso estão as funções de organização, e é essencial que elas estejam sempre alinhadas aos objetivos organizacionais da sua empresa.</p> | |
− | O macroprocesso é o meio pelo qual a organização reúne os grandes conjuntos de atividades para gerar valor e cumprir a sua missão. Dentro do macroprocesso estão as funções de organização, e é essencial que elas estejam sempre alinhadas aos objetivos organizacionais da sua empresa. | + | |
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− | *A ''cadeia de valor'' da empresa é constituída por um conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e indo até o produto final entregue nas mãos do consumidor. | + | *A cadeia de valor designa uma série de '''''atividades''''' relacionadas e desenvolvidas pela empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda ate a fase da distribuição para o consumidor final. Cada elo dessa cadeia de atividades está interligado. |
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− | **Atividades de Apoio: Como as atividades primárias, estas podem ser divididas em uma série de atividades de valor distintas, específicas a uma determinada indústria, porém são classificadas de forma genérica em quatro categorias: Aquisição, Desenvolvimento de tecnologia, Gerência de recursos humanos e Infra-estrutura. (Para saber mais veja figura em anexo). | + | **'''''Atividades''''' Primárias: É possível identificar cinco atividades genéricas primárias em qualquer empresa, são elas: Logística interna, Operações, Logística Externa, Marketing e vendas. (Para saber mais veja figura abaixo). |
+ | **'''''Atividades''''' de Apoio: Como as atividades primárias, estas podem ser divididas em uma série de atividades de valor distintas, específicas a uma determinada indústria, porém são classificadas de forma genérica em quatro categorias: Aquisição, Desenvolvimento de tecnologia, Gerência de recursos humanos e Infra-estrutura. (Para saber mais veja figura em anexo). | ||
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+ | Romper as barreiras dos silos funcionais e administrar os elos entre processos/setores/departamentos permitindo entender o impacto que cada decisão tomada gera na organização como um todo. O problema não esta na gestão das funções e ou departamentos mas sim nos espaços vazios que existem entre estes. | ||
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Edição atual tal como às 09h12min de 31 de outubro de 2015
Índice
GOVERNANÇA
Construir um planejamento estratégico (Objetivos da empresa) = > Definir macroprocessos = > Organizar processos de negocios = > Organizar processos de suporte => Entregar valor
Pilares da Qualidade
- Pessoas
- Processos
- Tecnologia
Atividades
A atividade na definição de Gestão de Processos é a ação executada, ou seja, é a ação que dá suporte aos objetivos da empresa. Podemos simplificar relacionando as atividades a “o quê” será feito e “como” isso será feito ao longo dos processos.
Tarefas
As tarefas são processos só que em um nível superior de detalhamento. Dessa forma, as tarefas demonstram as atividades sequenciais, e também as interdependentes, e os fluxos de trabalho suficientes e necessários para que cada processo da organização seja executado
Processo
Um processo é um grupo de atividades realizadas numa sequencia lógica com objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes - (Hammer e Champy, 1994)
Macroprocesso
O macroprocesso é o meio pelo qual a organização reúne os grandes conjuntos de atividades para gerar valor e cumprir a sua missão. Dentro do macroprocesso estão as funções de organização, e é essencial que elas estejam sempre alinhadas aos objetivos organizacionais da sua empresa.
Exemplo:
Preparação de bolo
Atividade:
- Quais ações são necessárias?
- Qual o objetivo a ser alcançado?
- Como será feito?
- Quem ira fazer?
- O que é preciso para realizar as ações?
- Resultado
Macroprocesso:
- Comercialização de bolos
Processo:
- Fazer o bolo
Tarefas:
- Separar cada ingrediente, misturar os ingredientes, fazer a cobertura, assar, etc.
CADEIA DE VALORES
- A cadeia de valor designa uma série de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda ate a fase da distribuição para o consumidor final. Cada elo dessa cadeia de atividades está interligado.
- A cadeia de valor da empresa é constituída por um conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e indo até o produto final entregue nas mãos do consumidor.
- O objetivo deste modelo é identificar os principais fluxos de processos dentro de uma organização. O modelo é essencialmente um fluxograma de processos específicos de alto nível, interligados para mostrar fluxos de processo, os quais podem ainda ser divididos em subprocessos e suas atividades de apoio.
- Apesar das atividades de valor serem pontos fundamentalmente importantes para a identificação da cadeia de valor de uma empresa, elas não são independentes, mas, interdependentes. As atividades de valor estão relacionadas por meio de elos dentro da cadeia de valores, ou seja, são relações entre o modo como uma atividade de valor é executada e o custo ou o desempenho de uma outra. Os elos são numerosos, e alguns são comuns a várias empresas. Os elos mais óbvios são aqueles entre atividades de apoio e atividades primárias.
- Atividades Primárias: É possível identificar cinco atividades genéricas primárias em qualquer empresa, são elas: Logística interna, Operações, Logística Externa, Marketing e vendas. (Para saber mais veja figura abaixo).
- Atividades de Apoio: Como as atividades primárias, estas podem ser divididas em uma série de atividades de valor distintas, específicas a uma determinada indústria, porém são classificadas de forma genérica em quatro categorias: Aquisição, Desenvolvimento de tecnologia, Gerência de recursos humanos e Infra-estrutura. (Para saber mais veja figura em anexo).
Gerir as interconexões
Romper as barreiras dos silos funcionais e administrar os elos entre processos/setores/departamentos permitindo entender o impacto que cada decisão tomada gera na organização como um todo. O problema não esta na gestão das funções e ou departamentos mas sim nos espaços vazios que existem entre estes.