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O processo de vendas no Grupo Comercial Mariano se utiliza de dois aplicativos para dar entrada em pedidos. Enquanto os consultores de vendas externos se utilizam do ''MTVENDORS'' (que será explicado em um tópico a parte), consultores de vendas internos da unidade (balcão e televendas) se utilizam diretamente o sapiens para inserem seus pedidos ao atenderem se seus clientes. Tal processo será detalhado abaixo.
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O processo de vendas no Grupo Comercial Mariano se utiliza de dois aplicativos para dar entrada em pedidos. Enquanto os consultores de vendas externos se utilizam do ''MTVENDORS'' (que será explicado em um tópico a parte), consultores de vendas internos da unidade (balcão e televendas) se utilizam diretamente do sapiens para inserirem seus pedidos ao atenderem seus clientes. Tal processo será detalhado abaixo.
  
='''Cadastro'''=
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Para acesso a tela ''F120GPD'' o usuário se utilizará do caminho:
Para acesso a tela ''F120GPD'' o usuário se utilizará do caminho ''Mercado/Gestão de Vendas/Pedidos/Varejo/Agrupado '' no menu
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[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_1.jpg]]
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'''Mercado/ Gestão de Vendas/ Pedidos/ Varejo/ Agrupado'''
  
'''Pedido:''' não digitar o número do pedido, teclar enter e o sistema busca a sequência.  <br>
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 1.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
'''Emissão:''' o sistema busca automaticamente <br>
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=='''Transação'''==
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*90100 – pedido  <br>
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*90101 – orçamento <br>
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*90199 – produtos recuperados  <br>
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=='''Cliente'''==
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Informar código do cliente da venda, ou fazer a pesquisa usando a lupa [[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_30.jpg]] <br>
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[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_2.jpg]]
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'''Pedido:''' não digitar o número do pedido, teclar enter e o sistema busca a sequência.<br/>'''Emissão:''' o sistema busca automaticamente
  
 +
'''Transação'''
  
Clicar na lupa [[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_30.jpg]]  para fazer a pesquisa  <br>
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*90100 – pedido
Ao abrir a tela temos algumas formas de pesquisa, por exemplo: <br>
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*90101 – orçamento
Nome, Fantasia, Telefone, Cnpj, Inscrição, Cidade ....  <br>
+
*90199 – produtos recuperados
Para selecionar o tipo de pesquisa, clicar em cima do nome que deseja pesquisar.  <br>
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*90188 - produtos segregados
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_3.jpg]]
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'''Cliente'''
  
A pesquisa também pode ser feita por filtro simples. Esta forma de pesquisa permite filtrar por partes. 
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Informar código do cliente da venda, ou fazer a pesquisa usando a lupa [[File:Manual vendas sapiens imagem 30.jpg|RTENOTITLE]]
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_4.jpg]]
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 2.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Apos realizada a pesquisa e encontrada a informação, para selecionar a mesma e voltar a tela do pedido basta posicionar o cursor em cima do registro e clicar no '''''OK'''''
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Clicar na lupa [[File:Manual vendas sapiens imagem 30.jpg|RTENOTITLE]] para fazer a pesquisa<br/>Ao abrir a tela temos algumas formas de pesquisa, por exemplo:<br/>Nome, Fantasia, Telefone, Cnpj, Inscrição, Cidade ....<br/>Para selecionar o tipo de pesquisa, clicar em cima do nome que deseja pesquisar.
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 3.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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A pesquisa também pode ser feita por filtro simples. Esta forma de pesquisa permite filtrar por partes.
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 4.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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Apos realizada a pesquisa e encontrada a informação, para selecionar a mesma e voltar a tela do pedido basta posicionar o cursor em cima do registro e clicar no '''''OK.'''''
  
 
De volta a tela de vendas o usuário precisará preencher outros campos conforme abaixo:
 
De volta a tela de vendas o usuário precisará preencher outros campos conforme abaixo:
  
=='''Representante'''==
+
'''Representante'''
O representante vem do cadastro do cliente, porém pode ser alterado para o vendedor que estiver realizando a venda.  
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Para vendas a funcionários o representante deve ser Saídas não Comissionadas e não pode ser alterado. 
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O representante vem do cadastro do cliente, porém pode ser alterado para o vendedor que estiver realizando a venda.&nbsp;
=='''C. Pagto'''== a condição de pagamento vem como sugestão do cadastro do cliente, porém pode ser alterada caso tenha alguma negociação diferente.
+
 
As únicas condições de pagamento sugeridas do cadastro que não podem ser alteradas são:
+
'''Condições de Pagto'''
*'''CARTM –''' Carteira Mensal
+
 
*'''CARTQ –''' Carteira Quinzenal CARTS Carteira Semanal
+
A condição de pagamento para vendas a prazo vem como sugestão do cadastro do cliente, porém pode ser alterada caso tenha alguma negociação diferente.<br/>As únicas condições de pagamento sugeridas do cadastro que não podem ser alteradas são:
==<ins>Situação</ins>== 
+
 
#– aberto total (quando o pedido é fechado a situação passa a aberto total) <br>
+
*'''CARTM –''' Carteira Mensal
#– aberto parcial (o pedido fica aberto parcial quando apenas alguns itens do pedido foram faturados - Não utilizado pois sempre faturamos 100%) <br>
+
*'''CARTQ –''' Carteira Quinzenal&nbsp;
#– suspenso <br>
+
*'''CARTS '''- Carteira Semanal&nbsp;
#– liquidado (quando o pedido já em nota ou cupom fiscal) <br>
+
*'''CARTQ1''' - Carteira Quinzenal 42D
#– cancelado (quando pedido está cancelado) <br>
+
*'''CARTM1''' - Carteira Mensal 42D
#– aguardando integração wms <br>
+
*'''CARTM2''' - Carteira Mensal 60D
#– em transmissão <br>
+
 
#– preparação análise ou NF (quando pedido está em análise de embarque, ou seja, os itens do pedido estão com reserva de estoque) <br>
+
Para vendas no cartão informar as seguintes condições de pagamento:&nbsp;
#– não fechado (quando pedido está apenas digitado, ainda não foi fechado) <br>
+
 
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'''CT01 '''- Cartão Crédito&nbsp;
==<ins>Tipo de Faturamento</ins>==
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#- ECF (para pedido com cupom fiscal ou nota fiscal de consumidor eletrônica).  
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'''CT02 '''- Cartão Débito&nbsp;
#- Sapiens (para emissão de nota fiscal)  
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'''CT03 '''- Cartão Crédito 2X&nbsp;
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'''CT04 '''- Cartão Crédito 3X
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Para vendas com cheque informar na condição de pagamento o prazo de vendas no cheque. Conforme as condições cadastradas no sistema.
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Ex: CH01 - 5 dias&nbsp;
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&nbsp; &nbsp; &nbsp; CH02 - 10 dias
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&nbsp; &nbsp; &nbsp; CHAV - cheque a vista
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'''Situação'''
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#– aberto total (quando o pedido é fechado a situação passa a aberto total)
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#– aberto parcial (o pedido fica aberto parcial quando apenas alguns itens do pedido foram faturados - Não utilizado pois sempre faturamos 100%)
 +
#– suspenso
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#– liquidado (quando o pedido já em nota ou cupom fiscal)
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#– cancelado (quando pedido está cancelado)
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#– aguardando integração wms
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#– em transmissão
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#– preparação análise ou NF (quando pedido está em análise de embarque, ou seja, os itens do pedido estão com reserva de estoque)
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#– não fechado (quando pedido está apenas digitado, ainda não foi fechado)
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'''Tipo de Faturamento'''
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#- ECF (para pedido com nota fiscal de consumidor eletrônica).
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#- Sapiens (para emissão de nota fiscal)
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Clicar enter até Inserir os dados.
 
Clicar enter até Inserir os dados.
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_5.jpg]]
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 5.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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'''Aba personalizado'''
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Usar a aba personalizado somente para as vendas CH Parc.
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 6.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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'''Condição de Pagamento'''
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 7.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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Nos pedidos CH PARC devem ser informados condição de pagamento e cliente.
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 8.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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'''Produto'''
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Digitar o código ou pesquisar pela descrição do produto.
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 9.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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A pesquisa pode ser feita de duas formas: Nessa tela abaixo pesquisamos pelo nome completo do produto.
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 10.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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Na aba filtro simples pode ser digitado parte da descrição.
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 11.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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'''Derivação'''
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Após informar o código do produto o sistema irá sugerir a derivação buscando sempre a primeira cadastrada. Os produtos com mais de uma derivação devem ser alterados de acordo com a venda do produto.
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'''Depósito'''
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Alterar depósito somente quando for de produtos avariados ou segregados de acordo com a transação de venda informada.
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 12.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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'''Tabela de Preço'''
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Estão cadastradas as tabelas de preço de varejo e atacado e vem sugeridas do cadastro do cliente. As mesmas podem ser alteradas pelo vendedor.&nbsp;<br/>'''Qtde Pedida''' informar quantidade do produto vendido.<br/>'''Preço Unitário''' o preço é sugerido pela tabela de preço, podendo ser alterado gerando acréscimo ou desconto.
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 13.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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Para incluir mais itens no pedido '''seta para baixo''' apos o ultimo item digitado.<br/>Para gravar o item '''seta para cima'''.<br/>Para sair do item digitado antes de gravar '''ESC'''<br/>Para excluir item do pedido Control '''Delete'''<br/>Na aba Diversos os dados são carregados de acordo com o cadastro do cliente e a condição de pagamento informada.&nbsp;
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 14.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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Os campos selecionados são os campos usados na aba Diversos.
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 15.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 16.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
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'''Endereço de Entrega'''
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informar a sequência do endereço de entrega caso cliente possua um endereço de entrega diferente do endereço principal. Se o cliente possuir um endereço de entrega diferente do endereço principal e na consulta desse campo não aparecer essa informação, solicitar ao setor de cadastro que cadastre esse endereço.
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Exemplo: cliente possui várias Fazendas no sistema ele terá um único cadastro com endereços de entrega diferentes para cada fazenda.
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Ao fazer o pedido pesquisar no endereço de entrega a fazenda que o cliente está comprando.
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 555.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 +
 
 +
 
 +
'''Endereço de Cobrança'''
  
Aba ''personalizado''  <br>
+
Informar endereço de cobrança caso cliente possua um endereço de cobrança diferente do endereço principal.
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_6.jpg]]
+
'''Carteira'''
  
==Condição de Pagamento==
+
Campo preenchido automaticamente de acordo com a condição de pagamento informada no pedido.
  
Identificar a condição para recebimento <br>
+
*99– própria empresa (essa carteira é usada para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)
'''Cartão débito:''' CT02  <br>
+
*01- Boleto Registrado
'''Cartão crédito:''' CT01 <br>
+
'''Cartão crédito 2X:''' CT03 <br>
+
'''Cartão crédito 3X:''' CT04 <br>
+
'''Cheque à vista:''' CHAV <br>
+
'''Cheque pré:''' escolher as condições de pagamento para cheque pré de acordo com o prazo. <br>
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_7.jpg]]
+
'''Portador'''
  
Nos pedidos CH PARC devem ser informados condição de pagamento e cliente. 
+
9999 própria empresa (esse portador é usado para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)<br/>Para emissão de boletos usar os portadores de banco.&nbsp;
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_8.jpg]]
+
  
==Produto==
+
'''Transportadora:''' selecionar a transportadora de acordo com o envio da mercadoria ao cliente
Digitar o código ou pesquisar pela descrição do produto.
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_9.jpg]]
+
*Cliente Retira
 +
*Própria Empresa&nbsp;
 +
*Transportadoras terceirizadas
  
A pesquisa pode ser feita de duas formas:
+
'''Observação:''' as observações escritas nesse campo aparecerão nos dados adicionais da nota fiscal<br/>'''Motivo: ''' nesse campo aparecerá o código do motivo caso o pedido fique bloqueado<br/>'''Observação Motivo: ''' nesse campo aparecerá a descrição do motivo do bloqueio do pedido
Nessa tela abaixo pesquisamos pelo nome completo do produto.
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_10.jpg]]
+
Forma de Pagamento: campo preenchido automaticamente de acordo com a condição de pagamento informada no pedido<br/>01– dinheiro<br/>03– cheque à vista<br/>05- à prazo<br/>15– cheque pré<br/>18– cartão débito<br/>19– cartão crédito<br/>20– ch parc<br/>22– cartão crédito parcelado
  
Na aba filtro simples pode ser digitado parte da descrição.
+
'''Vendedor:'''
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_11.jpg]]
+
O Sistema busca de acordo com a equipe informada no pedido
  
=='''Derivação''' ==
+
'''Operador:'''
Após informar o código do produto o sistema irá sugerir a derivação buscando sempre a primeira cadastrada. Os produtos com mais de uma derivação devem ser alterados de acordo com a venda do produto.  <br>
+
  
=='''Depósito''''==
+
Só é informado operador caso a venda seja de equipe externa e tenha sido realizada pelo televendas.
Alterar depósito somente quando for de produtos avariados.   <br>
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_12.jpg]]
+
*[[File:Manual vendas sapiens imagem 17.jpg|RTENOTITLE]]botão Recalcular recalcula a comissão do pedido
  
 +
*[[File:Manual vendas sapiens imagem 18.jpg|RTENOTITLE]]botão Fechar fecha o pedido
  
=='''Tabela de Preço'''==
+
Após clicar no botão Fechar confirmar o fechamento do pedido será solicitado pelo sistema a indicação para o tipo de documento fiscal:<br/>Pedido: quando o pedido for com nota fiscal<br/>Pré – venda: quando pedido for com cupom fiscal ou nota fiscal de consumidor eletrônica.<br/>Escolher uma opção para fechamento do pedido.
Estão cadastradas as tabelas de preço de varejo e atacado.  <br>
+
A tabela de preço pode ser digitada ou fazer a pesquisa.  <br>
+
'''Qtde Pedida''' informar quantidade do produto vendido. <br>
+
'''Preço Unitário''' o preço é sugerido pela tabela de preço, podendo ser alterado gerando acréscimo ou desconto. <br>
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_13.jpg]]
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 19.jpg|700x400px|RTENOTITLE]] [[File:Manual vendas sapiens imagem 20.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Para incluir mais itens no pedido '''seta para baixo''' apos o ultimo item digitado. <br>
+
'''Impressão do Pedido'''
Para gravar o item '''seta para cima'''.  <br>
+
Para sair do item digitado antes de gravar '''ESC'''  <br>
+
Para excluir item do pedido Control '''Delete''' <br>
+
Na aba Diversos os dados são carregados de acordo com o cadastro do cliente e a condição de pagamento informada na aba Personalizado. <br>
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_14.jpg]]  
+
Após o fechamento do pedido fazer a impressão, clicando no botão imprimir.<br/>[[File:Manual vendas sapiens imagem 21.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
  
 +
Selecionar a impressora e imprimir o pedido.
  
Os pedidos que a aba Personalizado não estiver preenchida, os campos da aba Diversos serão automaticamente <br>
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 22.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
preenchidos para forma de pagamento em dinheiro. <br>
+
Os pedidos com a aba Personalizado preenchida serão automaticamente preenchidos de acordo com a condição de <br>
+
pagamento informada.  <br>
+
Os campos selecionados são os campos usados na aba Diversos.  <br>
+
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_15.jpg]]
+
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_16.jpg]]
+
  
=='''Endereço de Entrega''' ==
+
'''Reimprimir Pedidos'''
informar a sequência do endereço de entrega caso cliente possua um endereço de entrega diferente do endereço principal. 
+
Se o cliente possuir um endereço de entrega diferente do endereço principal e na consulta desse campo não aparecer essa informação, solicitar ao setor de cadastro que cadastre esse endereço. 
+
=='''Endereço de Cobrança''' ==
+
Informar endereço de cobrança caso cliente possua um endereço de cobrança diferente do endereço principal. 
+
=='''Carteira'''==
+
Campo preenchido automaticamente de acordo com a condição de pagamento informada no pedido. 
+
*99– própria empresa (essa carteira é usada para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)
+
*01- Boleto Registrado
+
*02– Boleto Simples
+
=='''Portador'''==
+
9999 própria empresa (esse portador é usado para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)  <br>
+
Para emissão de boletos os portadores são Banco do Brasil e Bradesco.  <br>
+
*'''Sinop''' <br>
+
**2237 Bradesco  <br>
+
**2001 Banco do Brasil <br>
+
*'''Várzea Grande''' <br>
+
**0237 Bradesco  <br> 
+
**0001 Banco do Brasil <br>
+
*'''Rondonópolis''' <br>
+
**1237 Bradesco <br> 
+
**1001 Banco do Brasil  <br>
+
*'''Varzea Grande - WM''' <br>
+
**6001 Banco do Brasil  <br>
+
*'''Campo Grande''' <br>
+
**C001 Banco do Brasil  <br>
+
*'''Dourados''' <br>
+
**D001 Banco do Brasil <br>
+
*'''Vilhena <br>
+
**V237 Bradesco  <br> 
+
**V001 Banco do Brasil <br>
+
*'''Porto Velho''' <br>
+
**P237 Bradesco  <br>
+
**P001 Banco do Brasil <br>
+
*'''Novo Progresso''' <br>
+
**N237 Bradesco <br>
+
*'''Santarém'''<br>
+
**S237 Bradesco <br>
+
  
'''Transportadora:''' selecionar a transportadora de acordo com o envio da mercadoria ao cliente <br>
+
Mercado/ Gestão de Vendas / Pedidos / Relatórios
*Cliente Retira <br>
+
*Própria Empresa (entrega na cidade)  <br>
+
*Própria Empresa (entrega na região) <br>
+
*Transportadoras terceirizadas  <br>
+
'''Observação:''' as observações escritas nesse campo aparecerão nos dados adicionais da nota fiscal <br>
+
'''Motivo: ''' nesse campo aparecerá o código do motivo caso o pedido fique bloqueado <br>
+
'''Observação Motivo: ''' nesse campo aparecerá a descrição do motivo do bloqueio do pedido <br>
+
  
Forma de Pagamento: <br>
+
Informar:<br/>Empresa:<br/>Filial:<br/>'''Número do Pedido: '''informar número do pedido que será impresso
01– dinheiro <br>
+
03– cheque à vista  <br>
+
05- à prazo <br>
+
15– cheque pré  <br>
+
18– cartão débito <br>
+
19– cartão crédito <br>
+
20– ch parc  <br>
+
22– cartão crédito parcelado <br>
+
+
'''Vendedor:'''sistema busca de acordo com a equipe informada no pedido
+
'''Operador:'''só é informado operador caso a venda seja de equipe externa e tenha sido realizada pelo televendas. 
+
*[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_17.jpg]]botão Recalcular recalcula a comissão do pedido
+
*[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_18.jpg]]botão Fechar fecha o pedido
+
Após clicar no botão Fechar confirmar o fechamento do pedido será solicitado pelo sistema a indicação para o tipo de documento fiscal: <br> 
+
Pedido: quando o pedido for com nota fiscal <br>
+
Pré – venda: quando pedido for com cupom fiscal ou nota fiscal de consumidor eletrônica.  <br>
+
Escolher uma opção para fechamento do pedido.<br>
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_19.jpg]]
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 23.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_20.jpg]]
+
  
='''Impressão do Pedido'''=
+
Selecionar a impressora e imprimir o pedido
Após o fechamento do pedido fazer a impressão, clicando no botão imprimir.  <br>
+
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_21.jpg]]
+
  
Selecionar a impressora e imprimir o pedido. <br>
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 24.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_22.jpg]]
+
'''Alteração de Pedido'''
  
='''Reimprimir Pedidos'''=
+
Para alterar um pedido o mesmo deve estar com situação ''1 – aberto total''. Alterar a situação do pedido para ''9 – não fechado''
+
Mercado/ Gestão de Vendas / Pedidos / Relatórios 
+
+
Informar: 
+
Empresa: 
+
Filial: 
+
Número do Pedido: informar número do pedido que será impresso
+
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_23.jpg]]
+
Selecionar a impressora e imprimir o pedido
+
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_24.jpg]]
+
  
='''Alteração de Pedido'''=
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 25.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
Para alterar um pedido o mesmo deve estar com situação ''1 – aberto total''.
+
Alterar a situação do pedido para ''9 – não fechado ''
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_25.jpg]]
+
Ao reabilitar o pedido o mesmo pode ser alterado.
  
Ao reabilitar o pedido o mesmo pode ser alterado.
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 26.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_26.jpg]]
+
'''Buscar Valores:'''' atualiza os preços no pedido<br/>'''Só Recalculo:''' recalcula o pedido e mantem o preço
  
'''Buscar Valores:'''' atualiza os preços no pedido  <br>
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 27.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
'''Só Recalculo:''' recalcula o pedido e mantem o preço <br>
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_27.jpg]]
+
'''Cancelamento de Pedidos'''
  
='''Cancelamento de Pedidos'''=
+
Alterar situação do pedido para 5 e confirmar o cancelamento.
Alterar situação do pedido para 5 e confirmar o cancelamento. <br>
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_28.jpg]] <br>
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 28.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]<br/><br/>[[File:Manual vendas sapiens imagem 29.jpg|700x400px|RTENOTITLE]]
<br>
+
[[Category:Páginas com links inválidos para arquivos]]
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_29.jpg]]
+

Edição atual tal como às 18h15min de 3 de dezembro de 2021

O processo de vendas no Grupo Comercial Mariano se utiliza de dois aplicativos para dar entrada em pedidos. Enquanto os consultores de vendas externos se utilizam do MTVENDORS (que será explicado em um tópico a parte), consultores de vendas internos da unidade (balcão e televendas) se utilizam diretamente do sapiens para inserirem seus pedidos ao atenderem seus clientes. Tal processo será detalhado abaixo.

Para acesso a tela F120GPD o usuário se utilizará do caminho:

Mercado/ Gestão de Vendas/ Pedidos/ Varejo/ Agrupado

RTENOTITLE

Pedido: não digitar o número do pedido, teclar enter e o sistema busca a sequência.
Emissão: o sistema busca automaticamente

Transação

  • 90100 – pedido
  • 90101 – orçamento
  • 90199 – produtos recuperados
  • 90188 - produtos segregados

Cliente

Informar código do cliente da venda, ou fazer a pesquisa usando a lupa RTENOTITLE

RTENOTITLE

Clicar na lupa RTENOTITLE para fazer a pesquisa
Ao abrir a tela temos algumas formas de pesquisa, por exemplo:
Nome, Fantasia, Telefone, Cnpj, Inscrição, Cidade ....
Para selecionar o tipo de pesquisa, clicar em cima do nome que deseja pesquisar.

RTENOTITLE

A pesquisa também pode ser feita por filtro simples. Esta forma de pesquisa permite filtrar por partes.

RTENOTITLE

Apos realizada a pesquisa e encontrada a informação, para selecionar a mesma e voltar a tela do pedido basta posicionar o cursor em cima do registro e clicar no OK.

De volta a tela de vendas o usuário precisará preencher outros campos conforme abaixo:

Representante

O representante vem do cadastro do cliente, porém pode ser alterado para o vendedor que estiver realizando a venda. 

Condições de Pagto

A condição de pagamento para vendas a prazo vem como sugestão do cadastro do cliente, porém pode ser alterada caso tenha alguma negociação diferente.
As únicas condições de pagamento sugeridas do cadastro que não podem ser alteradas são:

  • CARTM – Carteira Mensal
  • CARTQ – Carteira Quinzenal 
  • CARTS - Carteira Semanal 
  • CARTQ1 - Carteira Quinzenal 42D
  • CARTM1 - Carteira Mensal 42D
  • CARTM2 - Carteira Mensal 60D

Para vendas no cartão informar as seguintes condições de pagamento: 

CT01 - Cartão Crédito 

CT02 - Cartão Débito 

CT03 - Cartão Crédito 2X 

CT04 - Cartão Crédito 3X

Para vendas com cheque informar na condição de pagamento o prazo de vendas no cheque. Conforme as condições cadastradas no sistema.

Ex: CH01 - 5 dias 

      CH02 - 10 dias

      CHAV - cheque a vista

Situação

  1. – aberto total (quando o pedido é fechado a situação passa a aberto total)
  2. – aberto parcial (o pedido fica aberto parcial quando apenas alguns itens do pedido foram faturados - Não utilizado pois sempre faturamos 100%)
  3. – suspenso
  4. – liquidado (quando o pedido já em nota ou cupom fiscal)
  5. – cancelado (quando pedido está cancelado)
  6. – aguardando integração wms
  7. – em transmissão
  8. – preparação análise ou NF (quando pedido está em análise de embarque, ou seja, os itens do pedido estão com reserva de estoque)
  9. – não fechado (quando pedido está apenas digitado, ainda não foi fechado)

Tipo de Faturamento

  1. - ECF (para pedido com nota fiscal de consumidor eletrônica).
  2. - Sapiens (para emissão de nota fiscal)

Clicar enter até Inserir os dados.

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Aba personalizado

Usar a aba personalizado somente para as vendas CH Parc.

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Condição de Pagamento

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Nos pedidos CH PARC devem ser informados condição de pagamento e cliente.

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Produto

Digitar o código ou pesquisar pela descrição do produto.

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A pesquisa pode ser feita de duas formas: Nessa tela abaixo pesquisamos pelo nome completo do produto.

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Na aba filtro simples pode ser digitado parte da descrição.

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Derivação

Após informar o código do produto o sistema irá sugerir a derivação buscando sempre a primeira cadastrada. Os produtos com mais de uma derivação devem ser alterados de acordo com a venda do produto.

Depósito

Alterar depósito somente quando for de produtos avariados ou segregados de acordo com a transação de venda informada.

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Tabela de Preço

Estão cadastradas as tabelas de preço de varejo e atacado e vem sugeridas do cadastro do cliente. As mesmas podem ser alteradas pelo vendedor. 
Qtde Pedida informar quantidade do produto vendido.
Preço Unitário o preço é sugerido pela tabela de preço, podendo ser alterado gerando acréscimo ou desconto.

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Para incluir mais itens no pedido seta para baixo apos o ultimo item digitado.
Para gravar o item seta para cima.
Para sair do item digitado antes de gravar ESC
Para excluir item do pedido Control Delete
Na aba Diversos os dados são carregados de acordo com o cadastro do cliente e a condição de pagamento informada. 

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Os campos selecionados são os campos usados na aba Diversos.

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Endereço de Entrega

informar a sequência do endereço de entrega caso cliente possua um endereço de entrega diferente do endereço principal. Se o cliente possuir um endereço de entrega diferente do endereço principal e na consulta desse campo não aparecer essa informação, solicitar ao setor de cadastro que cadastre esse endereço.

Exemplo: cliente possui várias Fazendas no sistema ele terá um único cadastro com endereços de entrega diferentes para cada fazenda.

Ao fazer o pedido pesquisar no endereço de entrega a fazenda que o cliente está comprando.

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Endereço de Cobrança

Informar endereço de cobrança caso cliente possua um endereço de cobrança diferente do endereço principal.

Carteira

Campo preenchido automaticamente de acordo com a condição de pagamento informada no pedido.

  • 99– própria empresa (essa carteira é usada para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)
  • 01- Boleto Registrado

Portador

9999 própria empresa (esse portador é usado para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)
Para emissão de boletos usar os portadores de banco. 

Transportadora: selecionar a transportadora de acordo com o envio da mercadoria ao cliente

  • Cliente Retira
  • Própria Empresa 
  • Transportadoras terceirizadas

Observação: as observações escritas nesse campo aparecerão nos dados adicionais da nota fiscal
Motivo: nesse campo aparecerá o código do motivo caso o pedido fique bloqueado
Observação Motivo: nesse campo aparecerá a descrição do motivo do bloqueio do pedido

Forma de Pagamento: campo preenchido automaticamente de acordo com a condição de pagamento informada no pedido
01– dinheiro
03– cheque à vista
05- à prazo
15– cheque pré
18– cartão débito
19– cartão crédito
20– ch parc
22– cartão crédito parcelado

Vendedor:

O Sistema busca de acordo com a equipe informada no pedido

Operador:

Só é informado operador caso a venda seja de equipe externa e tenha sido realizada pelo televendas.

  • RTENOTITLEbotão Recalcular recalcula a comissão do pedido
  • RTENOTITLEbotão Fechar fecha o pedido

Após clicar no botão Fechar confirmar o fechamento do pedido será solicitado pelo sistema a indicação para o tipo de documento fiscal:
Pedido: quando o pedido for com nota fiscal
Pré – venda: quando pedido for com cupom fiscal ou nota fiscal de consumidor eletrônica.
Escolher uma opção para fechamento do pedido.

RTENOTITLE RTENOTITLE

Impressão do Pedido

Após o fechamento do pedido fazer a impressão, clicando no botão imprimir.
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Selecionar a impressora e imprimir o pedido.

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Reimprimir Pedidos

Mercado/ Gestão de Vendas / Pedidos / Relatórios

Informar:
Empresa:
Filial:
Número do Pedido: informar número do pedido que será impresso

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Selecionar a impressora e imprimir o pedido

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Alteração de Pedido

Para alterar um pedido o mesmo deve estar com situação 1 – aberto total. Alterar a situação do pedido para 9 – não fechado

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Ao reabilitar o pedido o mesmo pode ser alterado.

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Buscar Valores:' atualiza os preços no pedido
Só Recalculo: recalcula o pedido e mantem o preço

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Cancelamento de Pedidos

Alterar situação do pedido para 5 e confirmar o cancelamento.

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