Mudanças entre as edições de "Mariano:Manual Cadastro de Clientes Limpeza de Base"

De mariano
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Temos em nosso sistema os seguintes motivos cadastrados: 
 
Temos em nosso sistema os seguintes motivos cadastrados: 
  
{| border="0" cellpadding="0" cellspacing="0" width="948"
+
{| cellpadding="0" cellspacing="0" border="0" width="948"
|- height="21"
+
|-
| height="21" width="64" | Motivo
+
| width="64" height="21" | '''Motivo'''
| width="314" | Descrição
+
| width="314" | '''Descrição'''
| width="570" | QUANDO UTILIZAR ESTE MOTIVO
+
| width="570" | '''QUANDO UTILIZAR ESTE MOTIVO'''
|- height="21"
+
|-
| height="21" | 1
+
| height="21" | <span style="background-color:#ffff00;">1</span>
| CLIENTE INADIMPLENTE
+
| <span style="background-color:#ffff00;">CLIENTE INADIMPLENTE</span>
 
| CLIENTE COM CONTAS A RECEBER EM ABERTO
 
| CLIENTE COM CONTAS A RECEBER EM ABERTO
|- height="21"
+
|-
| height="21" | 2
+
| height="21" | <span style="background-color:#ffff00;">2</span>
| CLIENTE INADIMPLENTE FECHADO
+
| <span style="background-color:#ffff00;">CLIENTE INADIMPLENTE FECHADO</span>
 
| CLIENTE COM CONTAS A RECEBER E QUE FECHOU AS PORTAS
 
| CLIENTE COM CONTAS A RECEBER E QUE FECHOU AS PORTAS
|- height="21"
+
|-
| height="21" | 9
+
| height="21" | <span style="background-color:#00ff00;">9</span>
| CADASTRO A VISTA
+
| <span style="background-color:#00ff00;">CADASTRO A VISTA</span>
 
| CLIENTE CADASTRO A VISTA
 
| CLIENTE CADASTRO A VISTA
|- height="21"
+
|-
| height="21" | 10
+
| height="21" | <span style="background-color:#ffff00;">10</span>
| FECHADO
+
| <span style="background-color:#ffff00;">FECHADO</span>
 
| CLIENTE QUE FECHOU EMPRESA - NÃO EXISTE MAIS
 
| CLIENTE QUE FECHOU EMPRESA - NÃO EXISTE MAIS
|- height="21"
+
|-
| height="21" | 11
+
| height="21" | <span style="background-color:#ffff00;">11</span>
| CADASTRO INCOMPLETO
+
| <span style="background-color:#ffff00;">CADASTRO INCOMPLETO</span>
| CLIENTE MUDOU-SE, OU COM CNPJ/INSC BLOQUEADA
+
| <span style="background-color:#ff0000;">CLIENTE ESTÁ COM DADOS INCOMPLETOS (E-MAIL, TELEFONE ... )&nbsp;</span>
|- height="21"
+
|-
| height="21" | 14
+
| height="21" | <span style="background-color:#00ff00;">14</span>
| BLOQUEIO POSTO IPIRANGA
+
| <span style="background-color:#00ff00;">BLOQUEIO POSTO IPIRANGA</span>
 
| CLIENTE POSTO IPIRANGA - VENDA LUB COM AUTORIZAÇÃO
 
| CLIENTE POSTO IPIRANGA - VENDA LUB COM AUTORIZAÇÃO
|- height="21"
+
|-
| height="21" | 15
+
| height="21" | <span style="background-color:#ffff00;">15</span>
| POSTO IPIRANGA INADIMPLENTE
+
| <span style="background-color:#ffff00;">POSTO IPIRANGA INADIMPLENTE</span>
 
| CLIENTE POSTO IPIRANGA E COM CONTAS A RECEBER VENCIDO
 
| CLIENTE POSTO IPIRANGA E COM CONTAS A RECEBER VENCIDO
|- height="21"
+
|-
| height="21" | 16
+
| height="21" | <span style="background-color:#ffff00;">16</span>
| CLIENTE BAIXA POR PERDA
+
| <span style="background-color:#ffff00;">CLIENTE BAIXA POR PERDA</span>
 
| CLIENTE COM CONTAS A RECEBER BAIXADO POR PERDA
 
| CLIENTE COM CONTAS A RECEBER BAIXADO POR PERDA
|- height="21"
+
|-
| height="21" | 17
+
| height="21" | <span style="background-color:#00ff00;">17</span>
| CLIENTE CHEQUE
+
| <span style="background-color:#00ff00;">CLIENTE CHEQUE</span>
 
| CLIENTE PARA VENDA CHEQUE SENDO A VISTA&nbsp; OU A PRAZO
 
| CLIENTE PARA VENDA CHEQUE SENDO A VISTA&nbsp; OU A PRAZO
|- height="21"
+
|-
| height="21" | 18
+
| height="21" | <span style="background-color:#00ff00;">18</span>
| CLIENTE VENDA BROKER
+
| <span style="background-color:#00ff00;">CLIENTE VENDA BROKER</span>
 
| CLIENTE COM VENDA BROKER
 
| CLIENTE COM VENDA BROKER
|- height="21"
+
|-
| height="21" | 19
+
| height="21" | <span style="background-color:#00ff00;">19</span>
| CLIENTE REQUISIÇÃO
+
| <span style="background-color:#00ff00;">CLIENTE REQUISIÇÃO</span>
 
| CLIENTE QUE PASSA REQUISIÇÃO OU PRECISA DE AUTORIZAÇÃO PARA VENDA
 
| CLIENTE QUE PASSA REQUISIÇÃO OU PRECISA DE AUTORIZAÇÃO PARA VENDA
|- height="21"
+
|-
| height="21" | 98
+
| height="21" | <span style="background-color:#00ff00;">99</span>
| LIMITE AUTORIZADO GERENCIA&nbsp;
+
| <span style="background-color:#00ff00;">CLIENTE LIBERADO</span>
| CLIENTE COM LIMITE CONCEDIDO PELO GERENTE COMERCIAL&nbsp;
+
|- height="21"
+
| height="21" | 99
+
| CLIENTE LIBERADO
+
 
| CLIENTE COM VENDA A PRAZO (BOLETO OU CARTEIRA)
 
| CLIENTE COM VENDA A PRAZO (BOLETO OU CARTEIRA)
|- height="21"
+
|-
| height="21" | 100
+
| height="21" | <span style="background-color:#00ff00;">100</span>
| >CLIENTE SOMENTE CUPOM FISCAL<
+
| <span style="background-color:#00ff00;">>CLIENTE SOMENTE CUPOM FISCAL<</span>
| SOMENTE PARA CLIENTE COM CONDIÇÃO PARAGAMENTO CHPARC
+
| SOMENTE PARA CLIENTE COM CONDIÇÃO PAGAMENTO CHPARC
 
|}
 
|}
  
Os motivos que não aparecerão para o vendedor efetuar venda são:&nbsp;
+
Os clientes com motivos: '''1,2,10,11,15 e 16 '''são clientes que o vendedor não atenderá mais, porém se o cliente estiver inadimplente deve constar na carteira do vendedor.&nbsp;
  
{| border="0" cellspacing="0" cellpadding="0" width="0" style="width:840px;"
+
Clientes com motivo fechado e cadastro incompleto devem&nbsp;ser tirados da base do vendedor e transferidos para o código '''PRÓPRIA EMPRESA. (<span style="background-color:#ffff00;">não alterar vão estar inativos)</span>'''
|-
+
| nowrap="nowrap" style="width:57px;height:20px;" |
+
'''Motivo'''
+
  
| nowrap="nowrap" style="width:284px;height:20px;" |
+
Trocar o cliente da base do vendedor externo para balcão somente quando o cliente é da região porém compra e retira na loja, ou seja não é atendido pelo vendedor externo.
'''Descrição'''
+
  
| nowrap="nowrap" style="width:499px;height:20px;" |
+
<span style="background-color:#ffff00;">Os clientes sem vendas devem ser transferidos para base vendedor Churn, essa base fica liberada para o vendedor que conseguir recuperar o cliente. A venda deve ser tirada nesse código de equipe.&nbsp;</span>
'''QUANDO UTILIZAR ESTE MOTIVO'''
+
  
|-
+
Os motivos '''9,14,17,18,19,99 e 100 '''são clientes liberados para venda&nbsp;e devem estar nas carteiras dos vendedores conforme as regiões&nbsp;que atuam.&nbsp;
| nowrap="nowrap" style="width:57px;height:20px;" |
+
1
+
  
| nowrap="nowrap" style="width:284px;height:20px;" |
+
Para gerar o relatório de clientes por vendedor acessar o menu:&nbsp;
CLIENTE INADIMPLENTE
+
  
| nowrap="nowrap" style="width:499px;height:20px;" |
+
'''Cadastros / Relatórios / Clientes, Fornecedores e Representantes&nbsp;'''
CLIENTE COM CONTAS A RECEBER EM ABERTO
+
  
|-
+
[[File:Manual relatórioDSCF103Imagem1.png|700x400px|RTENOTITLE]]
| nowrap="nowrap" style="width:57px;height:20px;" |  
+
2
+
  
| nowrap="nowrap" style="width:284px;height:20px;" |
+
Selecionar o relatório e clicar em executar
CLIENTE INADIMPLENTE FECHADO
+
  
| nowrap="nowrap" style="width:499px;height:20px;" |  
+
[[File:Manual relatórioDSCF103Imagem2.png|700x400px|RTENOTITLE]]
CLIENTE COM CONTAS A RECEBER E QUE FECHOU AS PORTAS
+
  
|-
+
Para gerar o relatório, preencher os campos:
| nowrap="nowrap" style="width:57px;height:20px;" |
+
10
+
  
| nowrap="nowrap" style="width:284px;height:20px;" |
+
'''Empresa:''' informar número da empresa
FECHADO
+
  
| nowrap="nowrap" style="width:499px;height:20px;" |
+
'''Filial:''' informar código da filial
CLIENTE QUE FECHOU EMPRESA - NÃO EXISTE MAIS
+
  
|-
+
'''Vendedor /Representante:''' informar o código do representante
| nowrap="nowrap" style="width:57px;height:20px;" |
+
11
+
  
| nowrap="nowrap" style="width:284px;height:20px;" |
+
'''Cliente:&nbsp;'''informar código do cliente somente se desejar pesquisar um cliente específico, se desejar pesquisar todos os clientes do representante deixar o campo em branco
CADASTRO INCOMPLETO
+
  
| nowrap="nowrap" style="width:499px;height:20px;" |
+
'''Situação:''' '''A '''(ativo)
CLIENTE MUDOU-SE, OU COM CNPJ/INSC BLOQUEADA
+
  
|-
+
&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; '''&nbsp; I '''(inativo)
| nowrap="nowrap" style="width:57px;height:20px;" |
+
15
+
  
| nowrap="nowrap" style="width:284px;height:20px;" |
+
'''Motivo Situação: '''informar motivo de acordo com a tabela acima ou&nbsp;para gerar o relatório com todos os motivos deixar o campo em branco.&nbsp;
POSTO IPIRANGA INADIMPLENTE
+
  
| nowrap="nowrap" style="width:499px;height:20px;" |
+
Neste exemplo vou deixar o campo Motivo Situação em branco para gerar relatório de todos os clientes ativos do representante 13.&nbsp;
CLIENTE POSTO IPIRANGA E COM CONTAS A RECEBER VENCIDO
+
  
|-
+
[[File:Manual limpeza de base Imagem1.png|700x400px|RTENOTITLE]]
| nowrap="nowrap" style="width:57px;height:20px;" |  
+
16
+
  
| nowrap="nowrap" style="width:284px;height:20px;" |  
+
[[File:Manual limpeza de base Imagem2.png|700x400px|RTENOTITLE]]
CLIENTE BAIXA POR PERDA
+
  
| nowrap="nowrap" style="width:499px;height:20px;" |
+
Para gerar o relatório usando os motivos, informar o código do motivo.&nbsp;
CLIENTE COM CONTAS A RECEBER BAIXADO POR PERDA
+
  
|}
+
Neste exemplo vou gerar o relatório com os clientes inadimplentes do representante 13.&nbsp;
 +
 
 +
[[File:Manual limpeza de base Imagem3.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 +
 
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[[File:Manual limpeza de base Imagem4.png|700x400px|RTENOTITLE]]
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'''Relatório de Performance de Clientes sem Vendas'''&nbsp;
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'''<span style="background-color:#ffff00;">Observação:</span>''' sempre que necessário alterar o motivo ou alterar o representante para PRÓPRIA EMPRESA&nbsp;no cadastro do cliente deverá ser preenchida a planilha e enviada por e-mail para: analistacredito@comercialmariano.com.br
 +
 
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Quando a alteração for somente de representante, a alteração pode ser feita pelo Auxiliar Administrativo da unidade.&nbsp;

Edição atual tal como às 15h22min de 1 de abril de 2020

Para termos a base de clientes atualizada, devemos mantê-la de acordo com a situação de cada cliente, para isso informamos o motivo no cadastro.

Temos em nosso sistema os seguintes motivos cadastrados: 

Motivo Descrição QUANDO UTILIZAR ESTE MOTIVO
1 CLIENTE INADIMPLENTE CLIENTE COM CONTAS A RECEBER EM ABERTO
2 CLIENTE INADIMPLENTE FECHADO CLIENTE COM CONTAS A RECEBER E QUE FECHOU AS PORTAS
9 CADASTRO A VISTA CLIENTE CADASTRO A VISTA
10 FECHADO CLIENTE QUE FECHOU EMPRESA - NÃO EXISTE MAIS
11 CADASTRO INCOMPLETO CLIENTE ESTÁ COM DADOS INCOMPLETOS (E-MAIL, TELEFONE ... ) 
14 BLOQUEIO POSTO IPIRANGA CLIENTE POSTO IPIRANGA - VENDA LUB COM AUTORIZAÇÃO
15 POSTO IPIRANGA INADIMPLENTE CLIENTE POSTO IPIRANGA E COM CONTAS A RECEBER VENCIDO
16 CLIENTE BAIXA POR PERDA CLIENTE COM CONTAS A RECEBER BAIXADO POR PERDA
17 CLIENTE CHEQUE CLIENTE PARA VENDA CHEQUE SENDO A VISTA  OU A PRAZO
18 CLIENTE VENDA BROKER CLIENTE COM VENDA BROKER
19 CLIENTE REQUISIÇÃO CLIENTE QUE PASSA REQUISIÇÃO OU PRECISA DE AUTORIZAÇÃO PARA VENDA
99 CLIENTE LIBERADO CLIENTE COM VENDA A PRAZO (BOLETO OU CARTEIRA)
100 >CLIENTE SOMENTE CUPOM FISCAL< SOMENTE PARA CLIENTE COM CONDIÇÃO PAGAMENTO CHPARC

Os clientes com motivos: 1,2,10,11,15 e 16 são clientes que o vendedor não atenderá mais, porém se o cliente estiver inadimplente deve constar na carteira do vendedor. 

Clientes com motivo fechado e cadastro incompleto devem ser tirados da base do vendedor e transferidos para o código PRÓPRIA EMPRESA. (não alterar vão estar inativos)

Trocar o cliente da base do vendedor externo para balcão somente quando o cliente é da região porém compra e retira na loja, ou seja não é atendido pelo vendedor externo.

Os clientes sem vendas devem ser transferidos para base vendedor Churn, essa base fica liberada para o vendedor que conseguir recuperar o cliente. A venda deve ser tirada nesse código de equipe. 

Os motivos 9,14,17,18,19,99 e 100 são clientes liberados para venda e devem estar nas carteiras dos vendedores conforme as regiões que atuam. 

Para gerar o relatório de clientes por vendedor acessar o menu: 

Cadastros / Relatórios / Clientes, Fornecedores e Representantes 

RTENOTITLE

Selecionar o relatório e clicar em executar

RTENOTITLE

Para gerar o relatório, preencher os campos:

Empresa: informar número da empresa

Filial: informar código da filial

Vendedor /Representante: informar o código do representante

Cliente: informar código do cliente somente se desejar pesquisar um cliente específico, se desejar pesquisar todos os clientes do representante deixar o campo em branco

Situação: A (ativo)

                  I (inativo)

Motivo Situação: informar motivo de acordo com a tabela acima ou para gerar o relatório com todos os motivos deixar o campo em branco. 

Neste exemplo vou deixar o campo Motivo Situação em branco para gerar relatório de todos os clientes ativos do representante 13. 

RTENOTITLE

RTENOTITLE

Para gerar o relatório usando os motivos, informar o código do motivo. 

Neste exemplo vou gerar o relatório com os clientes inadimplentes do representante 13. 

RTENOTITLE

RTENOTITLE

Relatório de Performance de Clientes sem Vendas 


Observação: sempre que necessário alterar o motivo ou alterar o representante para PRÓPRIA EMPRESA no cadastro do cliente deverá ser preenchida a planilha e enviada por e-mail para: analistacredito@comercialmariano.com.br

Quando a alteração for somente de representante, a alteração pode ser feita pelo Auxiliar Administrativo da unidade.