Mudanças entre as edições de "Mariano:Devolucao de Venda"

De mariano
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 2: Linha 2:
  
 
[[File:Fluxo devolução de vendas Imagem1.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
[[File:Fluxo devolução de vendas Imagem1.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 +
 +
 +
'''Instrução de Trabalho
 +
Devolução de Venda
 +
'''
 +
OBJETIVO: Devolução do produto de forma adequada no estoque e efetivação da baixa no financeiro
 +
 +
ENTRADAS
 +
Cadastro de Clientes
 +
Cadastro de Fornecedor liberado
 +
Nota Fiscal do Cliente quando o mesmo for CNPJ
 +
Formulário de Devolução Preenchido
 +
Produto devolvido no local destinado a devolução na empresa
 +
 +
INSTRUÇÃO DE TRABALHO – DEVOLUÇÃO DE VENDA
 +
As devoluções de venda podem ser originadas de vendas a consumidor final e vendas para clientes com cadastro (pessoa física e jurídica).
 +
 +
DEVOLUÇÃO CLIENTE CONSUMIDOR FINAL
 +
Nos casos em que o cliente é consumidor final e faz uma devolução temos que preencher os dados cadastrais do cliente no formulário. É importante o registro correto dos dados para o cadastro a vista do cliente.
 +
Para as devoluções de clientes consumidor final temos que informar no cadastro do cliente o grupo 2 consumidor, somente com essa informação o sistema busca a nota de origem.
 +
 +
DEVOLUÇÃO CLIENTE PESSOA JURÍDICA
 +
Quando cliente for pessoa jurídica é necessário que emita a nota de devolução, nesse caso faremos o lançamento da nota no sistema.
 +
 +
DEVOLUÇÃO CLIENTE PESSOA FÍSICA
 +
Para os clientes pessoa física podemos emitir nota de devolução interna.
 +
 +
PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE DEVOLUÇÃO
 +
Preencher corretamente o formulário e coletar a assinatura do cliente. Nos casos em que devolvemos o valor em dinheiro ao cliente esse formulário serve como recibo.
 +
Vias do Bloco de Devolução:
 +
Branca – enviar para Operador de Caixa
 +
Amarela – deixar junto com produto da devolução
 +
Azul – não destacar – via fixa do bloco
 +
Guardar o bloco durante o período: ano de emissão mais 5 anos
 +
 +
Baixa do Crédito gerado através da Devolução
 +
As devoluções geram um crédito no contas a receber do cliente, após a emissão ou entrada da nota de devolução.
 +
Podemos fazer o aproveitamento do crédito das seguintes formas:
 +
Baixar no caixa 50 – (baixamos no caixa 50 quando cliente compra à vista e precisamos devolver o valor pago ou baixar o novo pedido referente a troca de produtos)
 +
Importante: não podemos baixar devolução no PDV, o valor da devolução deve ser considerado como dinheiro no caixa. Imprimir a nota de devolução e encaminhar ao Coordenador Administrativo no movimento do caixa.
 +
Compensar com títulos do contas a receber do cliente – quando cliente comprou a prazo e tem títulos em aberto no contas a receber devemos fazer a baixa por créditos usando o saldo da devolução para abater os valores em aberto.
 +
 +
INTEGRIDADE DOS PRODUTOS RECEBIDOS NA DEVOLUÇÃO
 +
O vendedor é responsável por receber os produtos com condições para uma nova venda. Nos casos em que o Encarregado de Estoque verificar que os produtos recebidos estão danificados, solicitar faturamento dos produtos para vendedor.
 +
 +
Saídas
 +
Emissão ou entrada da nota fiscal
 +
Produtos devolvidos no estoque

Edição das 08h21min de 2 de outubro de 2019

Fluxo do Processo de Devolução de Vendas

RTENOTITLE


Instrução de Trabalho Devolução de Venda OBJETIVO: Devolução do produto de forma adequada no estoque e efetivação da baixa no financeiro

ENTRADAS Cadastro de Clientes Cadastro de Fornecedor liberado Nota Fiscal do Cliente quando o mesmo for CNPJ Formulário de Devolução Preenchido Produto devolvido no local destinado a devolução na empresa

INSTRUÇÃO DE TRABALHO – DEVOLUÇÃO DE VENDA As devoluções de venda podem ser originadas de vendas a consumidor final e vendas para clientes com cadastro (pessoa física e jurídica).

DEVOLUÇÃO CLIENTE CONSUMIDOR FINAL Nos casos em que o cliente é consumidor final e faz uma devolução temos que preencher os dados cadastrais do cliente no formulário. É importante o registro correto dos dados para o cadastro a vista do cliente. Para as devoluções de clientes consumidor final temos que informar no cadastro do cliente o grupo 2 consumidor, somente com essa informação o sistema busca a nota de origem.

DEVOLUÇÃO CLIENTE PESSOA JURÍDICA Quando cliente for pessoa jurídica é necessário que emita a nota de devolução, nesse caso faremos o lançamento da nota no sistema.

DEVOLUÇÃO CLIENTE PESSOA FÍSICA Para os clientes pessoa física podemos emitir nota de devolução interna.

PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE DEVOLUÇÃO Preencher corretamente o formulário e coletar a assinatura do cliente. Nos casos em que devolvemos o valor em dinheiro ao cliente esse formulário serve como recibo. Vias do Bloco de Devolução: Branca – enviar para Operador de Caixa Amarela – deixar junto com produto da devolução Azul – não destacar – via fixa do bloco Guardar o bloco durante o período: ano de emissão mais 5 anos

Baixa do Crédito gerado através da Devolução As devoluções geram um crédito no contas a receber do cliente, após a emissão ou entrada da nota de devolução. Podemos fazer o aproveitamento do crédito das seguintes formas: Baixar no caixa 50 – (baixamos no caixa 50 quando cliente compra à vista e precisamos devolver o valor pago ou baixar o novo pedido referente a troca de produtos) Importante: não podemos baixar devolução no PDV, o valor da devolução deve ser considerado como dinheiro no caixa. Imprimir a nota de devolução e encaminhar ao Coordenador Administrativo no movimento do caixa. Compensar com títulos do contas a receber do cliente – quando cliente comprou a prazo e tem títulos em aberto no contas a receber devemos fazer a baixa por créditos usando o saldo da devolução para abater os valores em aberto.

INTEGRIDADE DOS PRODUTOS RECEBIDOS NA DEVOLUÇÃO O vendedor é responsável por receber os produtos com condições para uma nova venda. Nos casos em que o Encarregado de Estoque verificar que os produtos recebidos estão danificados, solicitar faturamento dos produtos para vendedor.

Saídas Emissão ou entrada da nota fiscal Produtos devolvidos no estoque