Mudanças entre as edições de "Mariano:Manual Cadastro de Clientes Limpeza de Base"
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Edição das 11h52min de 5 de abril de 2019
Para termos a base de clientes atualizada, devemos mantê-la de acordo com a situação de cada cliente, para isso informamos o motivo no cadastro.
Temos em nosso sistema os seguintes motivos cadastrados:
Motivo | Descrição | QUANDO UTILIZAR ESTE MOTIVO |
1 | CLIENTE INADIMPLENTE | CLIENTE COM CONTAS A RECEBER EM ABERTO |
2 | CLIENTE INADIMPLENTE FECHADO | CLIENTE COM CONTAS A RECEBER E QUE FECHOU AS PORTAS |
9 | CADASTRO A VISTA | CLIENTE CADASTRO A VISTA |
10 | FECHADO | CLIENTE QUE FECHOU EMPRESA - NÃO EXISTE MAIS |
11 | CADASTRO INCOMPLETO | CLIENTE MUDOU-SE, OU COM CNPJ/INSC BLOQUEADA |
14 | BLOQUEIO POSTO IPIRANGA | CLIENTE POSTO IPIRANGA - VENDA LUB COM AUTORIZAÇÃO |
15 | POSTO IPIRANGA INADIMPLENTE | CLIENTE POSTO IPIRANGA E COM CONTAS A RECEBER VENCIDO |
16 | CLIENTE BAIXA POR PERDA | CLIENTE COM CONTAS A RECEBER BAIXADO POR PERDA |
17 | CLIENTE CHEQUE | CLIENTE PARA VENDA CHEQUE SENDO A VISTA OU A PRAZO |
18 | CLIENTE VENDA BROKER | CLIENTE COM VENDA BROKER |
19 | CLIENTE REQUISIÇÃO | CLIENTE QUE PASSA REQUISIÇÃO OU PRECISA DE AUTORIZAÇÃO PARA VENDA |
98 | LIMITE AUTORIZADO GERENCIA | CLIENTE COM LIMITE CONCEDIDO PELO GERENTE COMERCIAL |
99 | CLIENTE LIBERADO | CLIENTE COM VENDA A PRAZO (BOLETO OU CARTEIRA) |
100 | >CLIENTE SOMENTE CUPOM FISCAL< | SOMENTE PARA CLIENTE COM CONDIÇÃO PAGAMENTO CHPARC |
Os clientes com motivos: 1,2,10,11,15 e 16 são clientes que o vendedor não atenderá mais, porém se o cliente estiver inadimplente deve constar na carteira do vendedor.
Clientes com motivo fechado e cadastro incompleto devem ser tirados da base do vendedor e transferidos para o código PRÓPRIA EMPRESA.
Trocar o cliente da base do vendedor externo para balcão somente quando o cliente é da região porém compra e retira na loja, ou seja não é atendido pelo vendedor externo.
Os motivos 9,14,17,18,19,98,99 e 100 são clientes liberados para venda e devem estar nas carteiras dos vendedores conforme as regiões que atuam.
Para gerar o relatório de clientes por vendedor acessar o menu:
Para gerar o relatório acessar o menu:
Cadastros / Relatórios / Clientes, Fornecedores e Representantes
Selecionar o relatório e clicar em executar
Para gerar o relatório, preencher os campos:
Empresa: informar número da empresa
Filial: informar código da filial
Vendedor /Representante: informar o código do representante
Cliente: informar código do cliente somente se desejar pesquisar um cliente específico, se desejar pesquisar todos os clientes do representante deixar o campo em branco
Situação: A (ativo)
I (inativo)
Motivo Situação: informar motivo de acordo com a tabela acima ou para gerar o relatório com todos os motivos deixar o campo em branco.
Neste exemplo vou deixar o campo Motivo Situação em branco para gerar relatório de todos os clientes ativos do representante 13.
Para gerar o relatório usando os motivos, informar o código do motivo.
Neste exemplo vou gerar o relatório com os clientes inadimplentes do representante 13.
Observação: sempre que necessário alterar o motivo ou alterar o representante para PRÓPRIA EMPRESA no cadastro do cliente deverá ser preenchida a planilha e enviada por e-mail para: analistacredito@comercialmariano.com.br
Quando a alteração for somente de representante, a alteração pode ser feita pelo Auxiliar Administrativo da unidade.