Mudanças entre as edições de "Mariano:Manual Inventário Unidade"

De mariano
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[[File:Manual Inventario Imagem118.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
[[File:Manual Inventario Imagem118.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Após geração do arquivo, o responsável pela contagem da unidade, irá baixar no coletor. Após baixa, deste arquivo, poderá ser iniciada a contagem do estoque na unidade.
+
Após geração do arquivo, o responsável pela contagem da unidade, irá baixar no coletor. Após a baixa deste arquivo, poderá ser iniciada a contagem do estoque na unidade.
  
 
'''4 - COLETOR : FORMA DE USAR'''
 
'''4 - COLETOR : FORMA DE USAR'''
  
4.1) Limpar as últimas contagens do coletor:
+
 Limpar as últimas contagens do coletor:
  
 
No coletor:
 
No coletor:
Linha 185: Linha 185:
 
'''Repetir este processo 2 vezes, certificando-se que ao chegar em APAGAR REGISTRO não apareça mais nenhuma opção.'''
 
'''Repetir este processo 2 vezes, certificando-se que ao chegar em APAGAR REGISTRO não apareça mais nenhuma opção.'''
  
 '''4.2)''' Baixar arquivo de produtos para o coletor (antes de começar a contagem do estoque):
+
 Baixar arquivo de produtos para os coletores (antes de começar a contagem do estoque):
 
+
O arquivo contendo os produtos para Contagem 1.
+
  
 
 No coletor selecionar utilitários e clicar na setinha.
 
 No coletor selecionar utilitários e clicar na setinha.
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'''4.3) '''Acesse o programa Optimizer, conforme tela abaixo
+
''' '''Acesse o programa Optimizer, conforme tela abaixo
  
 
 [[File:Manual Inventario Imagem7.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 [[File:Manual Inventario Imagem7.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Neste acesse a guia /Ferramentas/Comunicação/Download da Tabela de Consulta ou simplesmente aperte a tecla “F7” no seu teclado.
+
No Optimizer acesse: 
 +
 
 +
Ferramentas/Comunicação/Download da Tabela de Consulta ou simplesmente aperte a tecla “F7” no seu teclado.
  
 
 [[File:Manual Inventario Imagem8.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 [[File:Manual Inventario Imagem8.png|700x400px|RTENOTITLE]]
Linha 249: Linha 249:
 
Após a seleção do arquivo, clique em Ok. Se apresentar a mensagem "Can not open the COM port " é porque a porta está errada. 
 
Após a seleção do arquivo, clique em Ok. Se apresentar a mensagem "Can not open the COM port " é porque a porta está errada. 
  
Neste caso, pesquise a porta acessando em sua máquin: 
+
Neste caso, pesquise a porta acessando em sua máquina: 
  
 
- Gerenciador de Dispositivos
 
- Gerenciador de Dispositivos
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Pegar em mãos o produto em que está fixada a etiqueta;
 
Pegar em mãos o produto em que está fixada a etiqueta;
  
 
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[[File:Manual Inventario Imagem143.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
 
*Ler o código de barras, conferir se é o produto que apareceu no coletor é o mesmo que possui em mãos, e digitar a quantidade contada;
 
*Ler o código de barras, conferir se é o produto que apareceu no coletor é o mesmo que possui em mãos, e digitar a quantidade contada;
 +
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[[File:Manual Inventario Imagem144.png|700x400px|RTENOTITLE]]
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*'''Após coletada a informação tirar a etiqueta do produto''', para que nenhum funcionário ‘cole’ a recontagem;
 
*'''Após coletada a informação tirar a etiqueta do produto''', para que nenhum funcionário ‘cole’ a recontagem;
  
 '''4.6) '''Caso o usuário do coletor não encontre o produto no coletor deverá anotar todos os dados para cadastro do produto, e enviar por e-mail para atendimentocontabil[mailto:fiscontabil.bo@comercialmariano.com.br @comercialmariano.com.br], para que proceda os acertos necessários.
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 Caso o usuário do coletor não encontre o produto no coletor deverá anotar todos os dados para cadastro do produto, e enviar por e-mail para atendimentocontabil[mailto:fiscontabil.bo@comercialmariano.com.br @comercialmariano.com.br], para que proceda os acertos necessários.
  
 
*Os&nbsp; produtos que não forem localizado o cadastro correto no sistema, (fabricante e código) <u>não deverão dar</u> entrada em código errado (outro fabricante e código) por ser similar. Na segunda-feira, deverá ser enviada planilha de cadastro do produto, e só então será dada a entrada do produto no sistema.
 
*Os&nbsp; produtos que não forem localizado o cadastro correto no sistema, (fabricante e código) <u>não deverão dar</u> entrada em código errado (outro fabricante e código) por ser similar. Na segunda-feira, deverá ser enviada planilha de cadastro do produto, e só então será dada a entrada do produto no sistema.
  
&nbsp;'''4.7) '''Caso o coletor não reconheça um código de barras automaticamente, temos as seguintes maneiras para inserir a contagem no coletor:
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Caso o coletor não reconheça um código de barras automaticamente, temos as seguintes maneiras para inserir a contagem no coletor:
  
&nbsp;4.7.1) Coleta manual do código de barras (digitar no coletor): Pode ocorrer de algum código de barras não estar com uma boa impressão, impedindo o coletor de lê-lo. Neste caso o usuário deverá digitar manualmente o código, teclando enter a seguir.
+
Coleta manual do código de barras (digitar no coletor): Pode ocorrer de algum código de barras não estar com uma boa impressão, impedindo o coletor de lê-lo. Neste caso o usuário deverá digitar manualmente o código, teclando enter a seguir.
  
&nbsp;4.7.2) Digitar Letras: Apertar a tecla FUNÇÃO até que o A (maiúsculo) apareça em cima da bateria (inferior direita).&nbsp; Utilizar as letras necessárias e, para voltar, apertar função até que não apareça mais nenhuma letra.
+
[[File:Manual Inventario Imagem145.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;4.7.3) Corrigir digitação errada: Tecla BS
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Digitar Letras: Apertar a tecla FUNÇÃO até que o A (maiúsculo) apareça em cima da bateria (inferior direita).&nbsp; Utilizar as letras necessárias e, para voltar, apertar função até que não apareça mais nenhuma letra.
  
&nbsp;'''4.8) '''Apagar Registro incorreto:
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[[File:Manual Inventario Imagem252.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 +
 
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&nbsp;Corrigir digitação errada: Tecla BS
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[[File:Manual Inventario Imagem148.png|700x400px|RTENOTITLE]]
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'''&nbsp;'''Apagar Registro incorreto:
  
 
&nbsp;3. UTILITÁRIOS
 
&nbsp;3. UTILITÁRIOS
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 +
[[File:Manual Inventario Imagem149.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
 
&nbsp;3. APAGAR REGISTRO
 
&nbsp;3. APAGAR REGISTRO
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 +
[[File:Manual Inventario Imagem150.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
 
2. ULTIMO GRAVADO
 
2. ULTIMO GRAVADO
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[[File:Manual Inventario Imagem151.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
 
TEM CERTEZA
 
TEM CERTEZA
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2.NÃO
 
2.NÃO
  
&nbsp;'''4.9)''' Baixa da contagem do estoque no sistema (após finalizado a contagem do estoque):
+
[[File:Manual Inventario Imagem152.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 +
 
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&nbsp;Baixa da contagem do estoque no sistema (após finalizado a contagem do estoque):
  
 
&nbsp;No coletor e vá em:
 
&nbsp;No coletor e vá em:
  
 
&nbsp;2. ENVIAR DADOS
 
&nbsp;2. ENVIAR DADOS
 +
 +
[[File:Manual Inventario Imagem153.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
 
&nbsp;Coloque o mesmo na base.
 
&nbsp;Coloque o mesmo na base.
  
&nbsp;Acesse o programa Optimizer conforme instruções em tópico anterior neste documento.
+
[[File:Manual Inventario Imagem154.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;Dentro deste vá para /Ferramentas/Comunicação/Receber Dados, ou simplesmente aperte a tecla “F8” no seu teclado.
+
&nbsp;Abra o programa Optimizer.&nbsp;
 +
 
 +
Ferramentas / Comunicação / Receber Dados F8
  
 
[[File:Manual Inventario Imagem13.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
[[File:Manual Inventario Imagem13.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
A tela abaixo deve aparecer.
+
Clicar em Browse.
  
[[File:Manual Inventario Imagem14.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem155.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Selecione o botão Browse e utilize a tela abaixo para procurar a Pasta Contagem Estoque e gravar o arquivo contendo sua contagem.
+
Selecione &nbsp;na Pasta Contagem Estoque o arquivo de contagem e clique em salvar.&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem15.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem156.png|RTENOTITLE]]
  
 
Após indicar o local e o nome clique em “Save”.
 
Após indicar o local e o nome clique em “Save”.
Linha 350: Linha 371:
 
&nbsp;Durante o processo você deverá ver a tela indicativa de progresso conforme figura abaixo.
 
&nbsp;Durante o processo você deverá ver a tela indicativa de progresso conforme figura abaixo.
  
[[File:Manual Inventario Imagem16.png|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem201.png|RTENOTITLE]]
  
 
Quando a transferência for concluída você verá a tela abaixo perguntando se quer visualizar o arquivo recebido. Responda não (No).
 
Quando a transferência for concluída você verá a tela abaixo perguntando se quer visualizar o arquivo recebido. Responda não (No).
Linha 376: Linha 397:
  
  
4.10) Importação de dados do coletor para Sistema
+
'''Importação de dados do coletor para Sistema'''
  
&nbsp;Acesso: Suprimentos – Gestão de Estoques – Inventario – Exportador e Importador Arquivos Coletor(1009)
+
Para importar o arquivo de contagem acessar o menu:&nbsp;
  
&nbsp;[[File:Manual Inventario Imagem18.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
'''Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Exportador e Importador Arquivos Coletor (1009)'''
  
Executar
+
[[File:Manual Inventario Imagem253.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
[[File:Manual Inventario Imagem19.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
&nbsp;Selecionar:&nbsp;
  
'''1 -''' Selecione Importação
+
'''Operação: '''importação
  
'''2'''- Número do layout de importação 1009
+
'''Código: '''01009
  
'''3 '''- Buscar o arquivo salvo: Pasta Contagem estoque&nbsp;
+
'''Selecionar arquivo: '''pesquisar o arquivo salvo na pasta de contagem
  
'''Importante&nbsp;:''' a exportação irá solicitar a data do inventário
+
'''Executar'''
 +
 
 +
&nbsp;[[File:Manual Inventario Imagem18.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 +
 
 +
'''Data do Inventário''': informar data da abertura do inventário
 +
 
 +
Clicar em Ok.&nbsp;
 +
 
 +
[[File:Manual Inventario Imagem19.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
  
Linha 400: Linha 429:
 
'''<u>5) LISTA DE DIVERGÊNCIAS E 2ª CONTAGEM</u>'''
 
'''<u>5) LISTA DE DIVERGÊNCIAS E 2ª CONTAGEM</u>'''
  
&nbsp;'''5.1) '''Terminado o envio do arquivo, retirar relatório com lista de itens com divergência para a 2ª contagem no sistema Senior
+
&nbsp;Terminado o envio do arquivo, retirar relatório com lista de itens com divergência para a 2ª contagem no sistema Senior
  
 
[[File:Manual Inventario Imagem20.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
[[File:Manual Inventario Imagem20.png|700x400px|RTENOTITLE]]
Linha 412: Linha 441:
 
Informar:
 
Informar:
  
a data do inventario;
+
'''Data do Inventário:''' data de abertura do inventário
  
o depósito inventariado e&nbsp;qual será a próxima contagem.
+
'''Depósito: '''código do depósito
 +
 
 +
'''Próxima Contagem: '''digitar contagem 2
  
 
Tendo a opção ainda de filtrar de acordo com a necessidade.
 
Tendo a opção ainda de filtrar de acordo com a necessidade.
Linha 420: Linha 451:
 
[[File:Manual Inventario Imagem22.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
[[File:Manual Inventario Imagem22.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Imprimir lista de divergências e iniciar a próxima contagem.
+
Imprimir lista de divergências.
  
&nbsp;'''5.2) '''No início da recontagem, deverá apagar dados do coletor em:
+
Para iniciar a segunda contagem selecionar:&nbsp;
  
3. UTILITÁRIOS
+
1 - Executar
  
3. APAGAR REG
+
[[File:Manual Inventario Imagem280.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
1. TODOS
+
Contagem 2
  
1. SIM
+
[[File:Manual Inventario Imagem282.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
'''<u>5.3) Entregar ao responsável pelo coleta de dados, a lista de divergências e coletor com os dados da contagem anterior apagados, para que mesmo conte todos os produtos da sua sessão (área anteriormente mapeada), e que estejam na lista de divergências.</u>'''
+
Iniciar a 2ª Contagem.
  
&nbsp;'''<u>5.3.1) Importante, que sejam trocadas as sessões de cada usuário com coletor, nas recontagens, para que não se repita possíveis erro de contagem.</u>'''
+
[[File:Manual Inventario Imagem283.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;'''<u>5.3.2) Os funcionários responsáveis pela coleta de dados, deverão assinar a lista contada pelos mesmos, para possíveis conferências posteriores.</u>'''
+
Distribuir a lista da segunda contagem e orientar que alterem no coletor para 2ª Contagem.&nbsp;
  
&nbsp;'''5.4) '''O responsável pelo coletor irá coletar os dados da seguinte forma:
+
'''<u>Importante, que sejam trocadas as sessões de cada usuário com coletor, nas recontagens, para que não se repita possíveis erro de contagem.</u>'''
  
&nbsp;No coletor acessar:
+
'''<u>Os funcionários responsáveis pela coleta de dados, deverão assinar a lista contada pelos mesmos, para possíveis conferências posteriores.</u>'''
  
1. EXECUTAR
+
Seguir lista de divergência efetuando as recontagens, com o coletor, ler o código de barras, conferir se é o produto mesmo em mãos, e digitar a quantidade contada.
  
CONTAGEM >2< (selecionar o número da contagem)
+
Após a 2ª Contagem fazer o mesmo procedimento realizado na contagem 1, baixar os arquivos do coletor e importar para o sistema.&nbsp;
  
*Seguir lista de divergência efetuando as recontagens, com o coletor, ler o código de barras, conferir se é o produto mesmo em mãos, e digitar a quantidade contada.
+
Gerar o relatório 300 com a 3ª Contagem , alterar no coletor para contagem 3 e iniciar a contagem.
  
'''5.5)''' Baixa da contagem do estoque no sistema (após finalizado a contagem do estoque):
+
Após a 3ª Contagem fazer o mesmo procedimento realizado nas contagens 1 e 2, baixar os arquivos do coletor e importar para o sistema.&nbsp;
  
&nbsp;No coletor e vá em:
+
Gerar o relatóiro para 4ª Contagem.&nbsp;
  
&nbsp;2. ENVIAR DADOS
 
  
Coloque o mesmo na base.
 
  
&nbsp;Acesse o programa Optimizer conforme instruções em tópico anterior neste documento.
+
'''Contagem Manual&nbsp;'''
  
&nbsp;Dentro deste vá para /Ferramentas/Comunicação/Receber Dados, ou simplesmente aperte a tecla “F8” no seu teclado.
+
Da quarta contagem em diante não usamos o coletor, os produtos que sairem nessas contagens devem ser contados e anotados no relatório 300.&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem23.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
  
A tela abaixo deve aparecer.
 
  
[[File:Manual Inventario Imagem24.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
'''Lançamento Ajuste Manual'''
  
Selecione o botão Browse e utilize a tela abaixo para procurar a Pasta Contagem Estoque e gravar o arquivo contendo sua contagem.
+
Fazer o lançamento manual no depósito principal,&nbsp;avaria e segregado se ainda houver divergências.&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem25.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
Para fazer o ajuste manual no sistema acessar o menu:&nbsp;
  
Após indicar o local e o nome clique em “Save”.
+
'''Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Contagens'''
  
Durante o processo você deverá ver a tela indicativa de progresso conforme figura abaixo.
+
[[File:Manual lançamento ajuste manualImagem1.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
[[File:Manual Inventario Imagem26.png|RTENOTITLE]]
+
Para fazer os ajustes manuais no estoque preencher os campos:&nbsp;
  
Quando a transferência for concluída você verá a tela abaixo perguntando se quer visualizar o arquivo recebido. Responda não (No).
+
'''Data Base:''' data do inventário
  
[[File:Manual Inventario Imagem27.png|RTENOTITLE]]
+
'''Depósito:''' código do depósito que está fazendo o ajuste manual
  
Com isso um arquivo será gerado no local indicado contendo os dados de sua contagem.
+
'''Nº Contagem: '''digitar próxima sequencia que aparece na tela&nbsp;
  
Encerre o programa Optimizer.
+
'''Nº Documento:''' 123
  
&nbsp;'''****ATENÇÃO'''
+
'''Modalidade:''' Todos
  
Sempre escolher nomes diferentes para cada coletor utilizado, informando o depósito contado.
+
[[File:Manual lançamento ajuste manualImagem2.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Exemplo:
+
Na aba seleção informar os códigos dos produtos que serão ajustados .&nbsp;
  
Dep1contagem02coletor1.txt
+
Clicar em mostrar.&nbsp;
  
Dep1contagem02coletor2.txt
+
Selecionar os produtos e informar no campo contagem a quantidade passada pela unidade dos produtos em estoque.&nbsp;
  
Dep1contagem02coletor3.txt
+
Clicar em Processar&nbsp;
  
Dep1contagem02coletor4.txt
+
Sim
  
 +
Não&nbsp;
  
 +
Gerar o relatório 302 e conferir se zerou. Encaminhar para unidade o relatório para que confirmem as quantidades lançadas.&nbsp;
  
5.6) Importação de dados do coletor para Sistema
+
Unidade deve conferir e assinar o relatório e encaminhar por e-mail.&nbsp;
  
&nbsp;Acesso: Suprimentos – Gestão de Estoques – Inventario – Exportador e Importador Arquivos Coletor(1009) Executar
 
  
[[File:Manual Inventario Imagem28.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
  
[[File:Manual Inventario Imagem29.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
  
1 - Selecione Importação
 
  
2 - Número do layout de importação 1009
 
  
3 - Buscar o arquivo salvo: Pasta Contagem Estoque&nbsp; 4 - '''Importante:'''
 
  
  
  
'''<u>6) LISTA DE DIVERGÊNCIAS E 3ª CONTAGEM</u>'''
 
  
&nbsp;'''6.1)''' Terminado o envio do arquivo, retirar relatório com lista de itens com divergência para a 3ª contagem no sistema Senior.
 
  
[[File:Manual Inventario Imagem30.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
  
Relatório número 300
 
  
300 *Mariano – Guia de Contagens
+
'''Relatório de Apuração do Inventário&nbsp;'''
  
[[File:Manual Inventario Imagem31.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Informar:
 
 
a data do inventario;
 
 
o depósito inventariado e&nbsp;qual será a próxima contagem.
 
 
Tendo a opção ainda de filtrar de acordo com a necessidade.
 
 
[[File:Manual Inventario Imagem32.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Imprimir lista de divergências e iniciar a próxima contagem.
 
 
&nbsp;'''6.2) '''No início da recontagem, deverá apagar dados do coletor em:
 
 
3. UTILITÁRIOS
 
 
3. APAGAR REG
 
 
1. TODOS
 
 
1. SIM
 
 
'''<u>6.3) Entregar ao responsável pelo coleta de dados, a lista de divergências e coletor com os dados da contagem anterior apagados, para que mesmo conte todos os produtos da sua sessão (área anteriormente mapeada), e que estejam na lista de divergências.</u>'''
 
 
&nbsp;'''<u>6.3.1) Importante, que sejam trocadas as sessões de cada usuário com coletor, nas recontagens, para que não se repita possíveis erro de contagem.</u>'''
 
 
&nbsp;'''<u>6.3.2) Os funcionários responsáveis pela coleta de dados, deverão assinar a lista contada pelos mesmos, para possíveis conferências posteriores.</u>'''
 
 
&nbsp;'''6.4) '''O responsável pelo coletor irá coletar os dados da seguinte forma:
 
 
&nbsp;No coletor acessar:
 
 
1. EXECUTAR
 
 
CONTAGEM >3< (selecionar o número da contagem)
 
 
*Seguir lista de divergência efetuando as recontagens, com o coletor, ler o código de barras, conferir se é o produto mesmo em mãos, e digitar a quantidade contada.
 
 
'''6.5)''' Baixa da contagem do estoque no sistema (após finalizado a contagem do estoque):
 
 
&nbsp;No coletor e vá em:
 
 
2. ENVIAR DADOS
 
 
Coloque o mesmo na base.
 
 
&nbsp;Acesse o programa Optimizer conforme instruções em tópico anterior neste documento.
 
 
&nbsp;Dentro deste vá para /Ferramentas/Comunicação/Receber Dados, ou simplesmente aperte a tecla “F8” no seu teclado.
 
 
[[File:Manual Inventario Imagem33.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
A tela abaixo deve aparecer.
 
 
[[File:Manual Inventario Imagem34.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Selecione o botão Browse e utilize a tela abaixo para procurar a Pasta Contagem Estoque e gravar o arquivo contendo sua contagem
 
 
[[File:Manual Inventario Imagem35.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Após indicar o local e o nome clique em “Save”.
 
 
&nbsp;Durante o processo você deverá ver a tela indicativa de progresso conforme figura abaixo.
 
 
[[File:Manual Inventario Imagem36.png|RTENOTITLE]]
 
 
Quando a transferência for concluída você verá a tela abaixo perguntando se quer visualizar o arquivo recebido. Responda não (No).
 
 
[[File:Manual Inventario Imagem37.png|RTENOTITLE]]
 
 
Com isso um arquivo será gerado no local indicado contendo os dados de sua contagem.
 
 
Encerre o programa Optimizer.
 
 
&nbsp;
 
 
&nbsp;
 
 
'''****ATENÇÃO'''
 
 
Sempre escolher nomes diferentes para cada coletor utilizado, informando o depósito contado.
 
 
Exemplo:
 
 
Dep1contagem03coletor1.txt
 
 
Dep1contagem03coletor2.txt
 
 
Dep1contagem03coletor3.txt
 
 
Dep1contagem03coletor4.txt
 
 
&nbsp;
 
 
6.6) Importação de dados do coletor para Sistema
 
 
&nbsp;Acesso:
 
 
'''Suprimentos /&nbsp;Gestão de Estoques /&nbsp;Inventario /&nbsp;Exportador e Importador Arquivos Coletor(1009)'''
 
 
'''Executar'''
 
 
[[File:Manual Inventario Imagem38.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
[[File:Manual Inventario Imagem39.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
1 - Selecione Importação
 
 
2 -&nbsp;Número do layout de importação '''1009'''
 
 
'''3 -&nbsp;'''
 
 
4 -&nbsp;'''<u>Importante</u>''': a exportação irá solicitar a data do inventário
 
 
'''7) Contagem Manual 4ª contagem em diante'''
 
 
&nbsp;'''7.1) Gerar Relatório de Divergências para contagem manual:'''
 
 
&nbsp;&nbsp;Terminado o envio do arquivo, retirar relatório com lista de itens com divergência para a 4ª contagem, (manual), no sistema Senior
 
 
[[File:Manual Inventario Imagem40.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Relatório número 300
 
 
300 *Mariano – Guia de Contagens
 
 
[[File:Manual Inventario Imagem41.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
 
Informar:
 
 
a data do inventario;
 
 
o depósito inventariado e&nbsp;informar próxima contagem >4<.
 
 
Tendo a opção ainda de filtrar de acordo com a necessidade.
 
  
[[File:Manual Inventario Imagem42.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
  
Imprimir relação e efetuar a contagem manual dos itens listados.
 
  
'''8)''' Encerrada a recontagem, enviar para Coordenador Operações, a lista com a contagem manual para o mesmo realizar procedimento no sistema Senior.
 
  
'''8.1)''' Após ajustes da QUARTA CONTAGEM, o Coordenador Operações retornará com Apuração do Inventário com a divergência final para última análise do Encarregado do Estoque e Gerente Comercial, para validação dos acertos.
 
  
'''8.2) Após procedimento, retirar relatório de Apuração do Inventario:'''
 
  
 
[[File:Manual Inventario Imagem43.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
[[File:Manual Inventario Imagem43.png|700x400px|RTENOTITLE]]

Edição atual tal como às 17h34min de 6 de fevereiro de 2018

Iniciar o inventário somente após conclusão do check list. 

O inventário é iniciado com a conciliação de saldos. 

1 - Conciliação de Saldos

Para conciliar saldo do Inventário acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Controle de Estoque / Conciliação / Conciliação de Res. / Ordens - Produto a Produto 

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Conciliar o saldo de todos os depósitos que possuem movimentação de produtos, ou seja todos que farão parte do inventário: 

- Depósito Padrão

- Depósito Avaria 

- Depósito Segregado

Para conciliar informar: 

Depósito: digitar código do depósito 

Selecionar a opção Reserva Exclusiva

Processar

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2 - Fechamento de Estoques 

Para fazer o fechamento de estoque, acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Controle de Estoques / Fechamento de Estoques 

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  • Para fazer o fechamento de estoques, não alterar o período, deixar a data que busca no sistema. 

Para fechamento dos estoques selecionar: 

  • Atualização dos estoques 

Forma de Correção do Saldo

  • Atualização do saldo pelos movimentos 

Cálculo do Preço Médio

  • Dinâmico

Diferenças de Saldos (Quantidade) 

  • Corrige 

Tipo de Fechamento 

  • Normal 

Após selecionar os campos conforme imagem abaixo, clicar em processar.

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3 - Abertura do Inventário 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Geração

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Para fazer a abertura do inventário, preencher os campos: 

Data Base: dia da contagem de estoque 

Depósito: fazer a abertura de todos os depósitos. 

- Depósito Padrão

- Depósito Avaria 

- Depósito Segregado

Bloq. Movimen.: S

Opção: Todos 

Ordenação: Produto / Derivação

Lote / Série:

Não selecionar o campo - Não mostrar na tela 

Gerar Inventário

  • Por Depósito ( Localização) 

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Após informar os dados e selecionar os campos conforme exemplo acima, clicar em Mostrar. 

Selecionar todos os produtos e Processar. 

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3 -  Geração de Arquivo de Contagem para o Coletor

Para gerar o arquivo para contagem com coletor, acessar o menu:

 Suprimentos /Gestão de Estoques / Inventario / Exportador e Importador Arquivos Coletor(1009) Executar

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Operação: Exportação 

Código: 01009

Deixar marcado  * Selecionar arquivo

Aquivo: clicar nos ... para salvar o arquivo na área de trabalho do sapiens na pasta Contagem Estoque. 

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Selecione o Depósito

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Selecione a pasta de exportação. 

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Dar nome ao arquivo, conforme exemplo: 

Depósito1 arquivo para contagem.txt

Clicar em abrir. 

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Clicar em OK. 

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Após geração do arquivo, o responsável pela contagem da unidade, irá baixar no coletor. Após a baixa deste arquivo, poderá ser iniciada a contagem do estoque na unidade.

4 - COLETOR : FORMA DE USAR

 Limpar as últimas contagens do coletor:

No coletor:

3. UTILITÁRIOS

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Clicar na Setinha 

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  Clicando na setinha para baixo, escolher a opção:

3. APAGAR REG

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Clicar duas vezes na setinha. 

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Usando a setinha para cima seleciona a opção: 

1. TODOS

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Selecione com a setinha para cima a opção : 

1. SIM

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Clique na setinha para apagar o registro. 

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Repetir este processo 2 vezes, certificando-se que ao chegar em APAGAR REGISTRO não apareça mais nenhuma opção.

 Baixar arquivo de produtos para os coletores (antes de começar a contagem do estoque):

 No coletor selecionar utilitários e clicar na setinha.

 3. UTILITÁRIOS

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No coletor clicar na setinha para selecionar Transferência. 

 1. TRANSFERENCIA

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No coletor clicar na setinha para baixar lista.  

3. BAIXAR LISTA

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 Coloque o coletor na base.

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 Acesse o programa Optimizer, conforme tela abaixo

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No Optimizer acesse: 

Ferramentas/Comunicação/Download da Tabela de Consulta ou simplesmente aperte a tecla “F7” no seu teclado.

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A tela abaixo deve aparecer.

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Copie os arquivos salvos na pasta na área de trabalho do sapiens e cole na pasta de Contagem Estoque no computador. 

Clique em Browse para procurar o arquivo contendo a lista de produtos na pasta Contagem Estoque, na pasta arquivo exportação. 

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Seleicone a pasta Contagem de Estoque. 

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Selecione o depósito. 

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Selecione a pasta do arquivo. 

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Selecione o arquivo e clique em abrir. 

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Após a seleção do arquivo, clique em Ok. Se apresentar a mensagem "Can not open the COM port " é porque a porta está errada. 

Neste caso, pesquise a porta acessando em sua máquina: 

- Gerenciador de Dispositivos

-  Clique em Portas (COM e LPT)

Abaixo irá mostrar o número da porta, digite esse número conforme figura abaixo e clique em Ok. 

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 Durante o processo de envio você verá a tela abaixo indicativa de progresso.

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Após o término do envio deverá aparecer a tela abaixo indicando a conclusão do processo.

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Feito isso você já terá no seu coletor a lista contendo todos os nossos produtos, para baixar nos outros coletores basta colocar na base e dar o comando para baixar. 


5 - Início da Contagem 

Para primeira contagem contar e anotar na etiqueta autocolante a quantidade de cada produto, caso o produto esteja acondicionado em caixas, tirar uma unidade da caixa para que possam bipar o código de barras do produto com o coletor. 

O responsável pelo coletor irá coletar estes dados já contados, da seguinte forma:

 No coletor acessar:

 1. EXECUTAR

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 CONTAGEM >1< (selecionar o número da contagem)

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Apertar no botão amarelo para bipar o produto. 

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Pegar em mãos o produto em que está fixada a etiqueta;

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  • Ler o código de barras, conferir se é o produto que apareceu no coletor é o mesmo que possui em mãos, e digitar a quantidade contada;

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  • Após coletada a informação tirar a etiqueta do produto, para que nenhum funcionário ‘cole’ a recontagem;

 Caso o usuário do coletor não encontre o produto no coletor deverá anotar todos os dados para cadastro do produto, e enviar por e-mail para atendimentocontabil@comercialmariano.com.br, para que proceda os acertos necessários.

  • Os  produtos que não forem localizado o cadastro correto no sistema, (fabricante e código) não deverão dar entrada em código errado (outro fabricante e código) por ser similar. Na segunda-feira, deverá ser enviada planilha de cadastro do produto, e só então será dada a entrada do produto no sistema.

Caso o coletor não reconheça um código de barras automaticamente, temos as seguintes maneiras para inserir a contagem no coletor:

Coleta manual do código de barras (digitar no coletor): Pode ocorrer de algum código de barras não estar com uma boa impressão, impedindo o coletor de lê-lo. Neste caso o usuário deverá digitar manualmente o código, teclando enter a seguir.

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Digitar Letras: Apertar a tecla FUNÇÃO até que o A (maiúsculo) apareça em cima da bateria (inferior direita).  Utilizar as letras necessárias e, para voltar, apertar função até que não apareça mais nenhuma letra.

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 Corrigir digitação errada: Tecla BS

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 Apagar Registro incorreto:

 3. UTILITÁRIOS

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 3. APAGAR REGISTRO

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2. ULTIMO GRAVADO

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TEM CERTEZA

1.SIM

2.NÃO

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 Baixa da contagem do estoque no sistema (após finalizado a contagem do estoque):

 No coletor e vá em:

 2. ENVIAR DADOS

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 Coloque o mesmo na base.

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 Abra o programa Optimizer. 

Ferramentas / Comunicação / Receber Dados F8

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Clicar em Browse.

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Selecione  na Pasta Contagem Estoque o arquivo de contagem e clique em salvar. 

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Após indicar o local e o nome clique em “Save”.

 Durante o processo você deverá ver a tela indicativa de progresso conforme figura abaixo.

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Quando a transferência for concluída você verá a tela abaixo perguntando se quer visualizar o arquivo recebido. Responda não (No).

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Com isso um arquivo será gerado no local indicado contendo os dados de sua contagem.

Encerre o programa Optimizer.

 ****ATENÇÃO

 Sempre escolher nomes diferentes para cada coletor utilizado, informando o depósito contado.

Exemplo:

Dep1contagem01coletor1.txt

Dep1contagem01coletor2.txt

Dep1contagem01coletor3.txt

Dep1contagem01coletor4.txt


Importação de dados do coletor para Sistema

Para importar o arquivo de contagem acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Exportador e Importador Arquivos Coletor (1009)

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 Selecionar: 

Operação: importação

Código: 01009

Selecionar arquivo: pesquisar o arquivo salvo na pasta de contagem

Executar

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Data do Inventário: informar data da abertura do inventário

Clicar em Ok. 

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5) LISTA DE DIVERGÊNCIAS E 2ª CONTAGEM

 Terminado o envio do arquivo, retirar relatório com lista de itens com divergência para a 2ª contagem no sistema Senior

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Relatório número 300

300 *Mariano – Guia de Contagens

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Informar:

Data do Inventário: data de abertura do inventário

Depósito: código do depósito

Próxima Contagem: digitar contagem 2

Tendo a opção ainda de filtrar de acordo com a necessidade.

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Imprimir lista de divergências.

Para iniciar a segunda contagem selecionar: 

1 - Executar

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Contagem 2

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Iniciar a 2ª Contagem.

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Distribuir a lista da segunda contagem e orientar que alterem no coletor para 2ª Contagem. 

Importante, que sejam trocadas as sessões de cada usuário com coletor, nas recontagens, para que não se repita possíveis erro de contagem.

Os funcionários responsáveis pela coleta de dados, deverão assinar a lista contada pelos mesmos, para possíveis conferências posteriores.

Seguir lista de divergência efetuando as recontagens, com o coletor, ler o código de barras, conferir se é o produto mesmo em mãos, e digitar a quantidade contada.

Após a 2ª Contagem fazer o mesmo procedimento realizado na contagem 1, baixar os arquivos do coletor e importar para o sistema. 

Gerar o relatório 300 com a 3ª Contagem , alterar no coletor para contagem 3 e iniciar a contagem.

Após a 3ª Contagem fazer o mesmo procedimento realizado nas contagens 1 e 2, baixar os arquivos do coletor e importar para o sistema. 

Gerar o relatóiro para 4ª Contagem. 


Contagem Manual 

Da quarta contagem em diante não usamos o coletor, os produtos que sairem nessas contagens devem ser contados e anotados no relatório 300. 


Lançamento Ajuste Manual

Fazer o lançamento manual no depósito principal, avaria e segregado se ainda houver divergências. 

Para fazer o ajuste manual no sistema acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Contagens

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Para fazer os ajustes manuais no estoque preencher os campos: 

Data Base: data do inventário

Depósito: código do depósito que está fazendo o ajuste manual

Nº Contagem: digitar próxima sequencia que aparece na tela 

Nº Documento: 123

Modalidade: Todos

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Na aba seleção informar os códigos dos produtos que serão ajustados . 

Clicar em mostrar. 

Selecionar os produtos e informar no campo contagem a quantidade passada pela unidade dos produtos em estoque. 

Clicar em Processar 

Sim

Não 

Gerar o relatório 302 e conferir se zerou. Encaminhar para unidade o relatório para que confirmem as quantidades lançadas. 

Unidade deve conferir e assinar o relatório e encaminhar por e-mail. 







Relatório de Apuração do Inventário 




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Relatório número 302

302 *Mariano – Apuração de Inventario

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Informar:

a data do inventario;

o depósito inventariado.

Tendo a opção ainda de filtrar de acordo com a necessidade

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Imprimir listagem com acertos já efetuados pelo sistema, analisar as diferenças e sinalizar os ajustes.

 9) FINALIZANDO A CONTAGEM:

 9.1) Após análise e assinatura do relatório de apuração de resultado do inventario pelo Gerente Comercial da unidade o coordenador de operações realizará os ajustes necessários no sistema, finalizando o inventario de estoque.