Mudanças entre as edições de "Mariano:Manual Inventário Unidade"

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(Criou página com ''''<u>INVENTÁRIO DE ESTOQUE</u>''' '''<u>PROCEDIMENTOS:</u>'''  '''<u>1) AÇÕES INICIAIS:</u>'''   '''1.1) '''Na semana da contagem, o encarregado de estoq...')
 
 
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'''<u>INVENTÁRIO DE ESTOQUE</u>'''
+
Iniciar o inventário somente após conclusão do check list.&nbsp;
  
'''<u>PROCEDIMENTOS:</u>'''
+
O inventário é iniciado com a conciliação de saldos.&nbsp;
  
&nbsp;'''<u>1) AÇÕES INICIAIS:</u>'''
+
'''1 - Conciliação de Saldos'''
  
&nbsp;&nbsp;'''1.1) '''Na semana da contagem, o encarregado de estoque deve verificar os produtos que não tem código de barras em sua embalagem. Estes produtos devem ser relacionados na prancheta, enquanto organiza o depósito para o inventario de estoque. Para estes produtos deve ser impresso o código de barras e etiquetado em uma unidade. Desta forma, no dia da contagem, todos os produtos possuirão código.
+
Para conciliar saldo do Inventário acessar o menu:&nbsp;
  
&nbsp;'''1.2)''' Impressão das etiquetas pelo sistema:
+
'''Suprimentos / Gestão de Estoques / Controle de Estoque / Conciliação / Conciliação de Res. / Ordens - Produto a Produto&nbsp;'''
  
'''&nbsp;Mercado /&nbsp;Gestão de Faturamento e Outras Saídas /&nbsp;Expedição /&nbsp;Relatórios'''
+
[[File:Manual Inventario Imagem100.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
[[File:Manual Inventario Imagem1.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
Conciliar o saldo de todos os depósitos que possuem movimentação de produtos, ou seja todos que farão parte do inventário:&nbsp;
  
&nbsp;Para impressão de etiqueta código barras, escolher o relatório 105.
+
- Depósito Padrão
  
[[File:Manual Inventario Imagem2.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
- Depósito Avaria&nbsp;
  
Marcar as opções filtro conforme necessário e OK.
+
- Depósito Segregado
  
1.3) Enquanto organiza estoque para contagem, o encarregado do estoque, deve fazer uso do coletor, confirmando se está lendo as etiquetas corretamente, caso encontrem alguma divergência entre o Produto e a Etiqueta, entrar em contato com Departamento Fiscal para regularização antes do início do inventario de estoque.
+
Para conciliar informar:&nbsp;
  
1.4) Verificar se todas as notas fiscais DE ENTRADA em que os produtos estão disponíveis no estoque da empresa já foram lançadas no sistema;
+
'''Depósito: '''digitar código do depósito&nbsp;
  
1.5) Verificar se tem pedidos fechados, porém, em que os produtos ainda não saíram do estoque da empresa;
+
Selecionar a opção '''Reserva Exclusiva'''
  
1.6) No dia anterior a contagem avaliar as condições do estoque, produtos que estão em aberto, produtos que devem ser descartados, separando estes produtos, e fazendo procedimento de baixa ou transferência de depósito;
+
'''Processar'''
  
1.6.1) Verificar se estes produtos que devem ser efetivamente descartados, isto é, não poderão ser reaproveitados (impróprios para consumo) foram baixados do sistema;
+
[[File:Manual Inventario Imagem101.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
1.6.2) Verificar se estes produtos que devem estar do depósito 99 (Avaria), estão transferidos para este;
+
'''2 - Fechamento de Estoques&nbsp;'''
  
Relatório poderá ser gerado:
+
Para fazer o fechamento de estoque, acessar o menu:&nbsp;
  
'''Suprimentos / Gestão de Estoque / Controle de Estoque / Relatórios'''
+
'''Suprimentos / Gestão de Estoques / Controle de Estoques / Fechamento de Estoques&nbsp;'''
  
Escolher relatório 131 – Situação do Estoque por Depósito
+
[[File:Manual Inventario Imagem102.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Executar
+
*Para fazer o fechamento de estoques, não alterar o período, deixar a data que busca no sistema.&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem3.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
Para fechamento dos estoques selecionar:&nbsp;
  
Preencher:
+
*Atualização dos estoques&nbsp;
  
'''Empresa'''
+
'''Forma de Correção do Saldo'''
  
'''Depósito'''
+
*Atualização do saldo pelos movimentos&nbsp;
  
'''OK.'''
+
'''Cálculo do Preço Médio'''
  
&nbsp;'''<u>Importante, deixar os produtos do depósito avaria (99) separados, pois sofrerão contagem com coletor específico, e não juntamente com produtos de depósito principal.</u>'''
+
*Dinâmico
  
&nbsp;'''1.7)''' O depósito Garantia (998) não sofrerá contagem, para isso deverá ser emitido relatório dos produtos que constam neste depósito, e a mercadoria deverá ser identificada para não ser contada.
+
'''Diferenças de Saldos (Quantidade)&nbsp;'''
  
&nbsp;Relatório poderá ser gerado:
+
*Corrige&nbsp;
  
'''Suprimentos – Gestão de Estoque – Controle de Estoque – Relatórios'''
+
'''Tipo de Fechamento&nbsp;'''
  
Escolher relatório 131 – Situação do Estoque por Depósito
+
*Normal&nbsp;
  
Executar
+
Após selecionar os campos conforme imagem abaixo, clicar em processar.
  
[[File:Manual Inventario Imagem4.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem103.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Preencher:
+
'''3 - Abertura do Inventário&nbsp;'''
  
Empresa
+
'''Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Geração'''
  
Depósito
+
[[File:Manual Inventario Imagem104.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
OK.
+
Para fazer a abertura do inventário, preencher os campos:&nbsp;
  
&nbsp;'''1.8) '''Ao encerrar o expediente, no dia do inventario de estoque, cancelar todas pré-faturas em aberto, e gerar relatório nota fiscal entrada 101 confirmando se há notas com situação 1, e que estas realmente não chegaram na empresa.
+
'''Data Base:''' dia da contagem de estoque&nbsp;
  
&nbsp;'''1.9) '''No computador onde serão baixados os arquivos para coletor, criar uma pasta na área de trabalho – Contagem Estoque.
+
'''Depósito: '''fazer a abertura de todos os depósitos.&nbsp;
  
&nbsp;'''<u>1.10) No sistema Senior, os produtos ficam alocados em depósitos diferentes. Os depósitos que faremos a contagem, serão 1 e 99(avaria), porém esta contagem acontece separadamente.</u>'''
+
- Depósito Padrão
  
'''<u>Iniciaremos, contando o depósito 1, e na sequência do inventário, organizaremos para que seja contado depósito avaria 99.</u>'''
+
- Depósito Avaria&nbsp;
  
'''<u>O depósito de garantia não sofrerá contagem, por isso, estes produtos deverão estar separados para que realmente não sejam contados.</u>'''
+
- Depósito Segregado
  
 +
'''Bloq. Movimen.: '''S
  
 +
'''Opção: '''Todos&nbsp;
  
'''<u>2) MAPEAMENTO DO ESTOQUE E MATERIAL&nbsp; PARA A CONTAGEM:</u>'''
+
'''Ordenação: '''Produto / Derivação
  
&nbsp;'''<u>2.1) Separar o estoque por sessão (em partes, mapear), de forma que os responsáveis pela contagem com coletor, tanto na contagem como recontagem, façam em todos os itens, da sessão(parte) a ele determinada.</u>'''
+
'''Lote / Série:''' N&nbsp;
  
&nbsp;'''2.2) '''Separar o material da contagem (caneta, calculadora, rascunho, prancheta, pano e etiqueta autocolante);
+
Não selecionar o campo - '''Não mostrar na tela'''&nbsp;
  
&nbsp;'''2.3) '''Salvar na pasta Contagem Estoque a lista com códigos de barras, enviada por e-mail, se necessário pesquisar código barras;
+
'''Gerar Inventário'''
  
&nbsp;'''2.4) '''Determinar os funcionários responsáveis pela coleta dos dados no coletor e equipe contagem, informando formulário contagem.
+
*Por Depósito ( Localização)&nbsp;
  
&nbsp;
+
[[File:Manual Inventario Imagem105.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
'''''3)'''&nbsp;'''''GERAÇÃO DO ARQUIVO PARA COLETOR:'''
+
Após informar os dados e selecionar os campos conforme exemplo acima, clicar em '''Mostrar.'''&nbsp;
  
'''&nbsp;&nbsp;Suprimentos /Gestão de Estoques /&nbsp;Inventario /&nbsp;Exportador e Importador Arquivos Coletor(1009) Executar'''
+
Selecionar todos os produtos e '''Processar.'''&nbsp;
  
'''&nbsp;'''[[File:Manual Inventario Imagem5.png|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem106.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
'''Operação: '''Exportação
+
'''3 - &nbsp;Geração de Arquivo de Contagem para o Coletor'''
  
'''Código: '''1009
+
Para gerar o arquivo para contagem com coletor, acessar o menu:
  
&nbsp;Clicar em &#x5B;&#x5B;File:&#x5D;&#x5D;'''... salvar em pasta Contagem Estoque criada na área de trabalho – colocar nome do arquivo ex.:'''
+
'''&nbsp;Suprimentos /Gestão de Estoques /&nbsp;Inventario /&nbsp;Exportador e Importador Arquivos Coletor(1009) Executar'''
  
&nbsp;&nbsp;Dep1 arquivo para contagem.txt
+
[[File:Manual Inventario Imagem107.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Executar – abrirá seguinte tela:
+
'''Operação:''' Exportação&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem6.png|RTENOTITLE]]
+
'''Código: '''01009
  
Preencher:
+
Deixar marcado&nbsp; * Selecionar arquivo
  
Data do Inventário: data informada da abertura do inventário – PESQUISAR em ...
+
Aquivo: clicar nos '''...&nbsp;'''para salvar o arquivo na área de trabalho do sapiens na pasta Contagem Estoque.&nbsp;
  
Empresa Origem:
+
[[File:Manual Inventario Imagem108.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Depósito:
+
Selecione o Depósito
  
Ok
+
[[File:Manual Inventario Imagem111.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Após geração do arquivo, o responsável pela contagem da unidade, irá baixar no coletor. Após baixa, deste arquivo, poderá ser iniciada a contagem do estoque na unidade.
+
Selecione a pasta de exportação.&nbsp;
  
'''4) COLETOR&nbsp;: FORMA DE USAR'''
+
[[File:Manual Inventario Imagem116.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
4.1) Limpar as últimas contagens do coletor:
+
Dar nome ao arquivo, conforme exemplo:&nbsp;
  
No coletor:
+
Depósito1 arquivo para contagem.txt
  
3. UTILITÁRIOS
+
Clicar em abrir.&nbsp;
  
&nbsp;3. APAGAR REG
+
[[File:Manual Inventario Imagem117.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
1. TODOS
+
Clicar em OK.&nbsp;
  
1. SIM
+
[[File:Manual Inventario Imagem118.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
'''Repetir este processo 2 vezes, certificando-se que ao chegar em APAGAR REGISTRO não apareça mais nenhuma opção.'''
+
Após geração do arquivo, o responsável pela contagem da unidade, irá baixar no coletor. Após a baixa&nbsp;deste arquivo, poderá ser iniciada a contagem do estoque na unidade.
  
&nbsp;'''4.2)''' Baixar arquivo de produtos para o coletor (antes de começar a contagem do estoque):
+
'''4 -&nbsp;COLETOR&nbsp;: FORMA DE USAR'''
  
O arquivo contendo os produtos para Contagem 1.
+
&nbsp;Limpar as últimas contagens do coletor:
  
&nbsp;No coletor:
+
No coletor:
  
&nbsp;3. UTILITÁRIOS
+
3. UTILITÁRIOS
  
&nbsp;1. TRANSFERENCIA
+
[[File:Manual coletor Imagem1.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;3. BAIXAR LISTA
+
Clicar na Setinha&nbsp;
  
&nbsp;Feito isso coloque o coletor na base.
+
[[File:Manual coletor Imagem2.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;'''4.3) '''Acesse o programa Optimizer, conforme tela abaixo
+
&nbsp; Clicando na setinha para baixo, escolher a opção:
  
&nbsp;
+
'''3. APAGAR REG'''
  
[[File:Manual Inventario Imagem7.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual coletor Imagem3.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Neste acesse a guia /Ferramentas/Comunicação/Download da Tabela de Consulta ou simplesmente aperte a tecla “F7” no seu teclado.
+
Clicar duas vezes&nbsp;na setinha.&nbsp;
  
&nbsp;[[File:Manual Inventario Imagem8.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual coletor Imagem4.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
A tela abaixo deve aparecer.
+
Usando a setinha para cima seleciona a opção:&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem9.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
1. TODOS
  
Clique em Browse para procurar o arquivo contendo a lista de produtos na pasta Contagem Estoque. Após achá-lo clique em Open.
+
[[File:Manual coletor Imagem5.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
[[File:Manual Inventario Imagem10.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
Selecione com a setinha para cima a opção&nbsp;:&nbsp;
  
O programa voltará a tela anterior. Clique em OK.
+
1. SIM
  
&nbsp;Durante o processo de envio você verá a tela abaixo indicativa de progresso.
+
[[File:Manual coletor Imagem6.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
[[File:Manual Inventario Imagem11.png|RTENOTITLE]]
+
Clique na setinha para apagar o registro.&nbsp;
  
Após o término do envio deverá aparecer a tela abaixo indicando a conclusão do processo.
+
[[File:Manual coletor Imagem7.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
[[File:Manual Inventario Imagem12.png|RTENOTITLE]]
+
'''Repetir este processo 2 vezes, certificando-se que ao chegar em APAGAR REGISTRO não apareça mais nenhuma opção.'''
  
Feito isso você já terá no seu coletor a lista contendo todos os nossos produtos, podendo '''<u>DAR INÍCIO A CONTAGEM.</u>'''
+
&nbsp;Baixar arquivo de produtos para os coletores (antes de começar a contagem do estoque):
  
&nbsp;'''4.4)''' Os funcionários que farão a contagem individual deverão contar o produto e anotar a quantidade na etiqueta autocolante. Caso o produto esteja acondicionado em caixas fechadas, deverão tirar uma unidade do produto, colar a etiqueta e deixar esta unidade a mostra, em cima da caixa;
+
&nbsp;No coletor selecionar utilitários e clicar na setinha.
  
'''4.5)''' O responsável pelo coletor irá coletar estes dados já contados, da seguinte forma:
+
&nbsp;3. UTILITÁRIOS
  
&nbsp;No coletor acessar:
+
[[File:Manual coletor Imagem8.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;1. EXECUTAR
+
No coletor clicar na setinha para selecionar Transferência.&nbsp;
  
&nbsp;CONTAGEM >1< (selecionar o número da contagem)
+
&nbsp;1. TRANSFERENCIA
  
&nbsp;Pegar em mãos o produto em que está fixada a etiqueta;
+
[[File:Manual coletor Imagem9.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
*Ler o código de barras, conferir se é o produto mesmo em mãos, e digitar a quantidade contada;
+
No coletor clicar na setinha para baixar lista.&nbsp;&nbsp;
*'''Após coletada a informação tirar a etiqueta do produto''', para que nenhum funcionário ‘cole’ a recontagem;
+
  
&nbsp;'''4.6) '''Caso o usuário do coletor não encontre o produto no coletor deverá anotar todos os dados para cadastro do produto, e enviar por e-mail para [mailto:fiscontabil.bo@comercialmariano.com.br fiscontabil.bo@comercialmariano.com.br], para que proceda os acertos necessários.
+
3. BAIXAR LISTA
  
*Os&nbsp; produtos que não forem localizado o cadastro correto no sistema, (fabricante e código) <u>não deverão dar</u> entrada em código errado (outro fabricante e código) por ser similar. Na segunda-feira, deverá ser enviada planilha de cadastro do produto, e só então será dada a entrada do produto no sistema.
+
[[File:Manual coletor Imagem10.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;'''4.7) '''Caso o coletor não reconheça um código de barras automaticamente, temos as seguintes maneiras para inserir a contagem no coletor:
+
&nbsp;Coloque o coletor na base.
  
&nbsp;4.7.1) Coleta manual do código de barras (digitar no coletor): Pode ocorrer de algum código de barras não estar com uma boa impressão, impedindo o coletor de lê-lo. Neste caso o usuário deverá digitar manualmente o código, teclando enter a seguir.
+
[[File:Manual coletor Imagem11.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;4.7.2) Digitar Letras: Apertar a tecla FUNÇÃO até que o A (maiúsculo) apareça em cima da bateria (inferior direita).&nbsp; Utilizar as letras necessárias e, para voltar, apertar função até que não apareça mais nenhuma letra.
 
  
&nbsp;4.7.3) Corrigir digitação errada: Tecla BS
 
  
&nbsp;'''4.8) '''Apagar Registro incorreto:
+
'''&nbsp;'''Acesse o programa Optimizer, conforme tela abaixo
  
&nbsp;3. UTILITÁRIOS
+
&nbsp;[[File:Manual Inventario Imagem7.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;3. APAGAR REGISTRO
+
No Optimizer acesse:&nbsp;
  
2. ULTIMO GRAVADO
+
Ferramentas/Comunicação/Download da Tabela de Consulta ou simplesmente aperte a tecla “F7” no seu teclado.
  
TEM CERTEZA
+
&nbsp;[[File:Manual Inventario Imagem8.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
1.SIM
+
A tela abaixo deve aparecer.
  
2.NÃO
+
[[File:Manual Inventario Imagem9.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;'''4.9)''' Baixa da contagem do estoque no sistema (após finalizado a contagem do estoque):
+
Copie os arquivos salvos na pasta na área de trabalho do sapiens e cole na pasta de Contagem Estoque no computador.&nbsp;
  
&nbsp;No coletor e vá em:
+
Clique em Browse para procurar o arquivo contendo a lista de produtos na pasta Contagem Estoque, na pasta arquivo exportação.&nbsp;
  
&nbsp;2. ENVIAR DADOS
+
[[File:Manual Inventario Imagem130.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;Coloque o mesmo na base.
+
Seleicone a pasta Contagem de Estoque.&nbsp;
  
&nbsp;Acesse o programa Optimizer conforme instruções em tópico anterior neste documento.
+
[[File:Manual Inventario Imagem131.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;Dentro deste vá para /Ferramentas/Comunicação/Receber Dados, ou simplesmente aperte a tecla “F8” no seu teclado.
+
Selecione o depósito.&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem13.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem132.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
A tela abaixo deve aparecer.
+
Selecione a pasta do arquivo.&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem14.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem133.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Selecione o botão Browse e utilize a tela abaixo para procurar a Pasta Contagem Estoque e gravar o arquivo contendo sua contagem.
+
Selecione o arquivo e clique em abrir.&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem15.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem134.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Após indicar o local e o nome clique em “Save”.
+
Após a seleção do arquivo, clique em Ok. Se apresentar a mensagem "Can not open the COM port " é porque a porta está errada.&nbsp;
  
&nbsp;Durante o processo você deverá ver a tela indicativa de progresso conforme figura abaixo.
+
Neste caso, pesquise a porta acessando em sua máquina:&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem16.png|RTENOTITLE]]
+
- Gerenciador de Dispositivos
  
Quando a transferência for concluída você verá a tela abaixo perguntando se quer visualizar o arquivo recebido. Responda não (No).
+
-&nbsp; Clique em Portas (COM e LPT)
  
[[File:Manual Inventario Imagem17.png|RTENOTITLE]]
+
Abaixo irá mostrar o número da porta, digite esse número conforme figura abaixo e clique em Ok.&nbsp;
  
Com isso um arquivo será gerado no local indicado contendo os dados de sua contagem.
+
[[File:Manual Inventario Imagem135.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Encerre o programa Optimizer.
+
&nbsp;Durante o processo de envio você verá a tela abaixo indicativa de progresso.
  
&nbsp;'''****ATENÇÃO'''
+
[[File:Manual Inventario Imagem11.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;Sempre escolher nomes diferentes para cada coletor utilizado, informando o depósito contado.
+
Após o término do envio deverá aparecer a tela abaixo indicando a conclusão do processo.
  
Exemplo:
+
[[File:Manual Inventario Imagem12.png|RTENOTITLE]]
  
Dep1contagem01coletor1.txt
+
Feito isso você já terá no seu coletor a lista contendo todos os nossos produtos, para baixar nos outros coletores basta colocar na base e dar o comando para baixar.&nbsp;
  
Dep1contagem01coletor2.txt
 
  
Dep1contagem01coletor3.txt
 
  
Dep1contagem01coletor4.txt
+
'''5 - Início da Contagem&nbsp;'''
  
 +
Para primeira contagem contar e anotar na etiqueta autocolante a quantidade de cada produto, caso o produto esteja acondicionado em caixas, tirar uma unidade da caixa para que possam bipar o código de barras do produto com o coletor.&nbsp;
  
 +
O responsável pelo coletor irá coletar estes dados já contados, da seguinte forma:
  
4.10) Importação de dados do coletor para Sistema
+
&nbsp;No coletor acessar:
  
&nbsp;Acesso: Suprimentos – Gestão de Estoques – Inventario – Exportador e Importador Arquivos Coletor(1009)
+
&nbsp;1. EXECUTAR
  
&nbsp;[[File:Manual Inventario Imagem18.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem140.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Executar
+
&nbsp;CONTAGEM >1< (selecionar o número da contagem)
  
[[File:Manual Inventario Imagem19.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem142.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
'''1 -''' Selecione Importação
+
Apertar no botão amarelo para bipar o produto.&nbsp;
  
'''2'''- Número do layout de importação 1009
+
[[File:Manual Inventario Imagem143.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
'''3 '''- Buscar o arquivo salvo: Pasta Contagem estoque&nbsp;
+
Pegar em mãos o produto em que está fixada a etiqueta;
  
'''Importante&nbsp;:''' a exportação irá solicitar a data do inventário
+
[[File:Manual Inventario Imagem143.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
 +
*Ler o código de barras, conferir se é o produto que apareceu no coletor é o mesmo que possui em mãos, e digitar a quantidade contada;
  
 +
[[File:Manual Inventario Imagem144.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
 +
*'''Após coletada a informação tirar a etiqueta do produto''', para que nenhum funcionário ‘cole’ a recontagem;
  
 +
&nbsp;Caso o usuário do coletor não encontre o produto no coletor deverá anotar todos os dados para cadastro do produto, e enviar por e-mail para atendimentocontabil[mailto:fiscontabil.bo@comercialmariano.com.br @comercialmariano.com.br], para que proceda os acertos necessários.
  
'''<u>5) LISTA DE DIVERGÊNCIAS E 2ª CONTAGEM</u>'''
+
*Os&nbsp; produtos que não forem localizado o cadastro correto no sistema, (fabricante e código) <u>não deverão dar</u> entrada em código errado (outro fabricante e código) por ser similar. Na segunda-feira, deverá ser enviada planilha de cadastro do produto, e só então será dada a entrada do produto no sistema.
  
&nbsp;'''5.1) '''Terminado o envio do arquivo, retirar relatório com lista de itens com divergência para a contagem no sistema Senior
+
Caso o coletor não reconheça um código de barras automaticamente, temos as seguintes maneiras para inserir a contagem no coletor:
  
[[File:Manual Inventario Imagem20.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
Coleta manual do código de barras (digitar no coletor): Pode ocorrer de algum código de barras não estar com uma boa impressão, impedindo o coletor de lê-lo. Neste caso o usuário deverá digitar manualmente o código, teclando enter a seguir.
  
'''Relatório número 300'''
+
[[File:Manual Inventario Imagem145.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
'''300 *Mariano – Guia de Contagens'''
+
Digitar Letras: Apertar a tecla FUNÇÃO até que o A (maiúsculo) apareça em cima da bateria (inferior direita).&nbsp; Utilizar as letras necessárias e, para voltar, apertar função até que não apareça mais nenhuma letra.
  
[[File:Manual Inventario Imagem21.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem252.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Informar:
+
&nbsp;Corrigir digitação errada: Tecla BS
  
a data do inventario;
+
[[File:Manual Inventario Imagem148.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
o depósito inventariado e&nbsp;qual será a próxima contagem.
+
'''&nbsp;'''Apagar Registro incorreto:
  
Tendo a opção ainda de filtrar de acordo com a necessidade.
+
&nbsp;3. UTILITÁRIOS
  
[[File:Manual Inventario Imagem22.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem149.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Imprimir lista de divergências e iniciar a próxima contagem.
+
&nbsp;3. APAGAR REGISTRO
  
&nbsp;'''5.2) '''No início da recontagem, deverá apagar dados do coletor em:
+
[[File:Manual Inventario Imagem150.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
3. UTILITÁRIOS
+
2. ULTIMO GRAVADO
  
3. APAGAR REG
+
[[File:Manual Inventario Imagem151.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
1. TODOS
+
TEM CERTEZA
  
1. SIM
+
1.SIM
  
'''<u>5.3) Entregar ao responsável pelo coleta de dados, a lista de divergências e coletor com os dados da contagem anterior apagados, para que mesmo conte todos os produtos da sua sessão (área anteriormente mapeada), e que estejam na lista de divergências.</u>'''
+
2.NÃO
  
&nbsp;'''<u>5.3.1) Importante, que sejam trocadas as sessões de cada usuário com coletor, nas recontagens, para que não se repita possíveis erro de contagem.</u>'''
+
[[File:Manual Inventario Imagem152.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;'''<u>5.3.2) Os funcionários responsáveis pela coleta de dados, deverão assinar a lista contada pelos mesmos, para possíveis conferências posteriores.</u>'''
+
&nbsp;Baixa da contagem do estoque no sistema (após finalizado a contagem do estoque):
  
&nbsp;'''5.4) '''O responsável pelo coletor irá coletar os dados da seguinte forma:
+
&nbsp;No coletor e vá em:
  
&nbsp;No coletor acessar:
+
&nbsp;2. ENVIAR DADOS
  
1. EXECUTAR
+
[[File:Manual Inventario Imagem153.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
CONTAGEM >2< (selecionar o número da contagem)
+
&nbsp;Coloque o mesmo na base.
  
*Seguir lista de divergência efetuando as recontagens, com o coletor, ler o código de barras, conferir se é o produto mesmo em mãos, e digitar a quantidade contada.
+
[[File:Manual Inventario Imagem154.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
'''5.5)''' Baixa da contagem do estoque no sistema (após finalizado a contagem do estoque):
+
&nbsp;Abra o programa Optimizer.&nbsp;
  
&nbsp;No coletor e vá em:
+
Ferramentas / Comunicação / Receber Dados F8
  
&nbsp;2. ENVIAR DADOS
+
[[File:Manual Inventario Imagem13.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Coloque o mesmo na base.
+
Clicar em Browse.
  
&nbsp;Acesse o programa Optimizer conforme instruções em tópico anterior neste documento.
+
[[File:Manual Inventario Imagem155.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;Dentro deste vá para /Ferramentas/Comunicação/Receber Dados, ou simplesmente aperte a tecla “F8” no seu teclado.
+
Selecione &nbsp;na Pasta Contagem Estoque o arquivo de contagem e clique em salvar.&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem23.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem156.png|RTENOTITLE]]
 
+
A tela abaixo deve aparecer.
+
 
+
[[File:Manual Inventario Imagem24.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
 
+
Selecione o botão Browse e utilize a tela abaixo para procurar a Pasta Contagem Estoque e gravar o arquivo contendo sua contagem.
+
 
+
[[File:Manual Inventario Imagem25.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
  
 
Após indicar o local e o nome clique em “Save”.
 
Após indicar o local e o nome clique em “Save”.
  
Durante o processo você deverá ver a tela indicativa de progresso conforme figura abaixo.
+
&nbsp;Durante o processo você deverá ver a tela indicativa de progresso conforme figura abaixo.
  
[[File:Manual Inventario Imagem26.png|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem201.png|RTENOTITLE]]
  
 
Quando a transferência for concluída você verá a tela abaixo perguntando se quer visualizar o arquivo recebido. Responda não (No).
 
Quando a transferência for concluída você verá a tela abaixo perguntando se quer visualizar o arquivo recebido. Responda não (No).
  
[[File:Manual Inventario Imagem27.png|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem17.png|RTENOTITLE]]
  
 
Com isso um arquivo será gerado no local indicado contendo os dados de sua contagem.
 
Com isso um arquivo será gerado no local indicado contendo os dados de sua contagem.
Linha 388: Linha 383:
 
&nbsp;'''****ATENÇÃO'''
 
&nbsp;'''****ATENÇÃO'''
  
Sempre escolher nomes diferentes para cada coletor utilizado, informando o depósito contado.
+
&nbsp;Sempre escolher nomes diferentes para cada coletor utilizado, informando o depósito contado.
  
 
Exemplo:
 
Exemplo:
  
Dep1contagem02coletor1.txt
+
Dep1contagem01coletor1.txt
  
Dep1contagem02coletor2.txt
+
Dep1contagem01coletor2.txt
  
Dep1contagem02coletor3.txt
+
Dep1contagem01coletor3.txt
  
Dep1contagem02coletor4.txt
+
Dep1contagem01coletor4.txt
  
  
  
5.6) Importação de dados do coletor para Sistema
+
'''Importação de dados do coletor para Sistema'''
  
&nbsp;Acesso: Suprimentos – Gestão de Estoques – Inventario – Exportador e Importador Arquivos Coletor(1009) Executar
+
Para importar o arquivo de contagem acessar o menu:&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem28.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
'''Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Exportador e Importador Arquivos Coletor (1009)'''
  
[[File:Manual Inventario Imagem29.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem253.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
1 - Selecione Importação
+
&nbsp;Selecionar:&nbsp;
  
2 - Número do layout de importação 1009
+
'''Operação: '''importação
  
3 - Buscar o arquivo salvo: Pasta Contagem Estoque&nbsp; 4 - '''Importante:'''
+
'''Código: '''01009
  
 +
'''Selecionar arquivo: '''pesquisar o arquivo salvo na pasta de contagem
  
 +
'''Executar'''
  
'''<u>6) LISTA DE DIVERGÊNCIAS E 3ª CONTAGEM</u>'''
+
&nbsp;[[File:Manual Inventario Imagem18.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;'''6.1)''' Terminado o envio do arquivo, retirar relatório com lista de itens com divergência para a 3ª contagem no sistema Senior.
+
'''Data do Inventário''': informar data da abertura do inventário
  
[[File:Manual Inventario Imagem30.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
Clicar em Ok.&nbsp;
  
Relatório número 300
+
[[File:Manual Inventario Imagem19.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
300 *Mariano – Guia de Contagens
 
  
[[File:Manual Inventario Imagem31.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
  
Informar:
 
  
a data do inventario;
 
  
o depósito inventariado e&nbsp;qual será a próxima contagem.
+
'''<u>5) LISTA DE DIVERGÊNCIAS E 2ª CONTAGEM</u>'''
  
Tendo a opção ainda de filtrar de acordo com a necessidade.
+
&nbsp;Terminado o envio do arquivo, retirar relatório com lista de itens com divergência para a 2ª contagem no sistema Senior
  
[[File:Manual Inventario Imagem32.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
[[File:Manual Inventario Imagem20.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Imprimir lista de divergências e iniciar a próxima contagem.
+
'''Relatório número 300'''
  
&nbsp;'''6.2) '''No início da recontagem, deverá apagar dados do coletor em:
+
'''300 *Mariano – Guia de Contagens'''
  
3. UTILITÁRIOS
+
[[File:Manual Inventario Imagem21.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
3. APAGAR REG
+
Informar:
  
1. TODOS
+
'''Data do Inventário:''' data de abertura do inventário
  
1. SIM
+
'''Depósito: '''código do depósito
  
'''<u>6.3) Entregar ao responsável pelo coleta de dados, a lista de divergências e coletor com os dados da contagem anterior apagados, para que mesmo conte todos os produtos da sua sessão (área anteriormente mapeada), e que estejam na lista de divergências.</u>'''
+
'''Próxima Contagem: '''digitar contagem 2
  
&nbsp;'''<u>6.3.1) Importante, que sejam trocadas as sessões de cada usuário com coletor, nas recontagens, para que não se repita possíveis erro de contagem.</u>'''
+
Tendo a opção ainda de filtrar de acordo com a necessidade.
  
&nbsp;'''<u>6.3.2) Os funcionários responsáveis pela coleta de dados, deverão assinar a lista contada pelos mesmos, para possíveis conferências posteriores.</u>'''
+
[[File:Manual Inventario Imagem22.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;'''6.4) '''O responsável pelo coletor irá coletar os dados da seguinte forma:
+
Imprimir lista de divergências.
  
&nbsp;No coletor acessar:
+
Para iniciar a segunda contagem selecionar:&nbsp;
  
1. EXECUTAR
+
1 - Executar
  
CONTAGEM >3< (selecionar o número da contagem)
+
[[File:Manual Inventario Imagem280.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
*Seguir lista de divergência efetuando as recontagens, com o coletor, ler o código de barras, conferir se é o produto mesmo em mãos, e digitar a quantidade contada.
+
Contagem 2
  
'''6.5)''' Baixa da contagem do estoque no sistema (após finalizado a contagem do estoque):
+
[[File:Manual Inventario Imagem282.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;No coletor e vá em:
+
Iniciar a 2ª Contagem.
  
2. ENVIAR DADOS
+
[[File:Manual Inventario Imagem283.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Coloque o mesmo na base.
+
Distribuir a lista da segunda contagem e orientar que alterem no coletor para 2ª Contagem.&nbsp;
  
&nbsp;Acesse o programa Optimizer conforme instruções em tópico anterior neste documento.
+
'''<u>Importante, que sejam trocadas as sessões de cada usuário com coletor, nas recontagens, para que não se repita possíveis erro de contagem.</u>'''
  
&nbsp;Dentro deste vá para /Ferramentas/Comunicação/Receber Dados, ou simplesmente aperte a tecla “F8” no seu teclado.
+
'''<u>Os funcionários responsáveis pela coleta de dados, deverão assinar a lista contada pelos mesmos, para possíveis conferências posteriores.</u>'''
  
[[File:Manual Inventario Imagem33.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
Seguir lista de divergência efetuando as recontagens, com o coletor, ler o código de barras, conferir se é o produto mesmo em mãos, e digitar a quantidade contada.
  
A tela abaixo deve aparecer.
+
Após a 2ª Contagem fazer o mesmo procedimento realizado na contagem 1, baixar os arquivos do coletor e importar para o sistema.&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem34.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
Gerar o relatório 300 com a 3ª Contagem , alterar no coletor para contagem 3 e iniciar a contagem.
  
Selecione o botão Browse e utilize a tela abaixo para procurar a Pasta Contagem Estoque e gravar o arquivo contendo sua contagem
+
Após a 3ª Contagem fazer o mesmo procedimento realizado nas contagens 1 e 2, baixar os arquivos do coletor e importar para o sistema.&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem35.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
Gerar o relatóiro para 4ª Contagem.&nbsp;
  
Após indicar o local e o nome clique em “Save”.
 
  
&nbsp;Durante o processo você deverá ver a tela indicativa de progresso conforme figura abaixo.
 
  
[[File:Manual Inventario Imagem36.png|RTENOTITLE]]
+
'''Contagem Manual&nbsp;'''
  
Quando a transferência for concluída você verá a tela abaixo perguntando se quer visualizar o arquivo recebido. Responda não (No).
+
Da quarta contagem em diante não usamos o coletor, os produtos que sairem nessas contagens devem ser contados e anotados no relatório 300.&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem37.png|RTENOTITLE]]
 
  
Com isso um arquivo será gerado no local indicado contendo os dados de sua contagem.
 
  
Encerre o programa Optimizer.
+
'''Lançamento Ajuste Manual'''
  
&nbsp;
+
Fazer o lançamento manual no depósito principal,&nbsp;avaria e segregado se ainda houver divergências.&nbsp;
  
&nbsp;
+
Para fazer o ajuste manual no sistema acessar o menu:&nbsp;
  
'''****ATENÇÃO'''
+
'''Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Contagens'''
  
Sempre escolher nomes diferentes para cada coletor utilizado, informando o depósito contado.
+
[[File:Manual lançamento ajuste manualImagem1.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
Exemplo:
+
Para fazer os ajustes manuais no estoque preencher os campos:&nbsp;
  
Dep1contagem03coletor1.txt
+
'''Data Base:''' data do inventário
  
Dep1contagem03coletor2.txt
+
'''Depósito:''' código do depósito que está fazendo o ajuste manual
  
Dep1contagem03coletor3.txt
+
'''Nº Contagem: '''digitar próxima sequencia que aparece na tela&nbsp;
  
Dep1contagem03coletor4.txt
+
'''Nº Documento:''' 123
  
&nbsp;
+
'''Modalidade:''' Todos
  
6.6) Importação de dados do coletor para Sistema
+
[[File:Manual lançamento ajuste manualImagem2.png|700x400px|RTENOTITLE]]
  
&nbsp;Acesso:
+
Na aba seleção informar os códigos dos produtos que serão ajustados .&nbsp;
  
'''Suprimentos /&nbsp;Gestão de Estoques /&nbsp;Inventario /&nbsp;Exportador e Importador Arquivos Coletor(1009)'''
+
Clicar em mostrar.&nbsp;
  
'''Executar'''
+
Selecionar os produtos e informar no campo contagem a quantidade passada pela unidade dos produtos em estoque.&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem38.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
Clicar em Processar&nbsp;
  
[[File:Manual Inventario Imagem39.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
Sim
  
1 - Selecione Importação
+
Não&nbsp;
  
2 -&nbsp;Número do layout de importação '''1009'''
+
Gerar o relatório 302 e conferir se zerou. Encaminhar para unidade o relatório para que confirmem as quantidades lançadas.&nbsp;
  
'''3 -&nbsp;'''
+
Unidade deve conferir e assinar o relatório e encaminhar por e-mail.&nbsp;
  
4 -&nbsp;'''<u>Importante</u>''': a exportação irá solicitar a data do inventário
 
  
'''7) Contagem Manual 4ª contagem em diante'''
 
  
&nbsp;'''7.1) Gerar Relatório de Divergências para contagem manual:'''
 
  
&nbsp;&nbsp;Terminado o envio do arquivo, retirar relatório com lista de itens com divergência para a 4ª contagem, (manual), no sistema Senior
 
  
[[File:Manual Inventario Imagem40.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
  
Relatório número 300
 
  
300 *Mariano – Guia de Contagens
 
  
[[File:Manual Inventario Imagem41.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
  
Informar:
 
  
a data do inventario;
 
  
o depósito inventariado e&nbsp;informar próxima contagem >4<.
 
  
Tendo a opção ainda de filtrar de acordo com a necessidade.
 
  
[[File:Manual Inventario Imagem42.png|700x400px|RTENOTITLE]]
+
'''Relatório de Apuração do Inventário&nbsp;'''
 +
 
 +
 
  
Imprimir relação e efetuar a contagem manual dos itens listados.
 
  
'''8)''' Encerrada a recontagem, enviar para Coordenador Operações, a lista com a contagem manual para o mesmo realizar procedimento no sistema Senior.
 
  
'''8.1)''' Após ajustes da QUARTA CONTAGEM, o Coordenador Operações retornará com Apuração do Inventário com a divergência final para última análise do Encarregado do Estoque e Gerente Comercial, para validação dos acertos.
 
  
'''8.2) Após procedimento, retirar relatório de Apuração do Inventario:'''
 
  
 
[[File:Manual Inventario Imagem43.png|700x400px|RTENOTITLE]]
 
[[File:Manual Inventario Imagem43.png|700x400px|RTENOTITLE]]
Linha 599: Linha 574:
  
 
&nbsp;'''9.1) '''Após análise e assinatura do relatório de apuração de resultado do inventario pelo Gerente Comercial da unidade o coordenador de operações realizará os ajustes necessários no sistema, finalizando o inventario de estoque.
 
&nbsp;'''9.1) '''Após análise e assinatura do relatório de apuração de resultado do inventario pelo Gerente Comercial da unidade o coordenador de operações realizará os ajustes necessários no sistema, finalizando o inventario de estoque.
 +
[[Category:Páginas com links inválidos para arquivos]]

Edição atual tal como às 17h34min de 6 de fevereiro de 2018

Iniciar o inventário somente após conclusão do check list. 

O inventário é iniciado com a conciliação de saldos. 

1 - Conciliação de Saldos

Para conciliar saldo do Inventário acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Controle de Estoque / Conciliação / Conciliação de Res. / Ordens - Produto a Produto 

RTENOTITLE

Conciliar o saldo de todos os depósitos que possuem movimentação de produtos, ou seja todos que farão parte do inventário: 

- Depósito Padrão

- Depósito Avaria 

- Depósito Segregado

Para conciliar informar: 

Depósito: digitar código do depósito 

Selecionar a opção Reserva Exclusiva

Processar

RTENOTITLE

2 - Fechamento de Estoques 

Para fazer o fechamento de estoque, acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Controle de Estoques / Fechamento de Estoques 

RTENOTITLE

  • Para fazer o fechamento de estoques, não alterar o período, deixar a data que busca no sistema. 

Para fechamento dos estoques selecionar: 

  • Atualização dos estoques 

Forma de Correção do Saldo

  • Atualização do saldo pelos movimentos 

Cálculo do Preço Médio

  • Dinâmico

Diferenças de Saldos (Quantidade) 

  • Corrige 

Tipo de Fechamento 

  • Normal 

Após selecionar os campos conforme imagem abaixo, clicar em processar.

RTENOTITLE

3 - Abertura do Inventário 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Geração

RTENOTITLE

Para fazer a abertura do inventário, preencher os campos: 

Data Base: dia da contagem de estoque 

Depósito: fazer a abertura de todos os depósitos. 

- Depósito Padrão

- Depósito Avaria 

- Depósito Segregado

Bloq. Movimen.: S

Opção: Todos 

Ordenação: Produto / Derivação

Lote / Série:

Não selecionar o campo - Não mostrar na tela 

Gerar Inventário

  • Por Depósito ( Localização) 

RTENOTITLE

Após informar os dados e selecionar os campos conforme exemplo acima, clicar em Mostrar. 

Selecionar todos os produtos e Processar. 

RTENOTITLE

3 -  Geração de Arquivo de Contagem para o Coletor

Para gerar o arquivo para contagem com coletor, acessar o menu:

 Suprimentos /Gestão de Estoques / Inventario / Exportador e Importador Arquivos Coletor(1009) Executar

RTENOTITLE

Operação: Exportação 

Código: 01009

Deixar marcado  * Selecionar arquivo

Aquivo: clicar nos ... para salvar o arquivo na área de trabalho do sapiens na pasta Contagem Estoque. 

RTENOTITLE

Selecione o Depósito

RTENOTITLE

Selecione a pasta de exportação. 

RTENOTITLE

Dar nome ao arquivo, conforme exemplo: 

Depósito1 arquivo para contagem.txt

Clicar em abrir. 

RTENOTITLE

Clicar em OK. 

RTENOTITLE

Após geração do arquivo, o responsável pela contagem da unidade, irá baixar no coletor. Após a baixa deste arquivo, poderá ser iniciada a contagem do estoque na unidade.

4 - COLETOR : FORMA DE USAR

 Limpar as últimas contagens do coletor:

No coletor:

3. UTILITÁRIOS

RTENOTITLE

Clicar na Setinha 

RTENOTITLE

  Clicando na setinha para baixo, escolher a opção:

3. APAGAR REG

RTENOTITLE

Clicar duas vezes na setinha. 

RTENOTITLE

Usando a setinha para cima seleciona a opção: 

1. TODOS

RTENOTITLE

Selecione com a setinha para cima a opção : 

1. SIM

RTENOTITLE

Clique na setinha para apagar o registro. 

RTENOTITLE

Repetir este processo 2 vezes, certificando-se que ao chegar em APAGAR REGISTRO não apareça mais nenhuma opção.

 Baixar arquivo de produtos para os coletores (antes de começar a contagem do estoque):

 No coletor selecionar utilitários e clicar na setinha.

 3. UTILITÁRIOS

RTENOTITLE

No coletor clicar na setinha para selecionar Transferência. 

 1. TRANSFERENCIA

RTENOTITLE

No coletor clicar na setinha para baixar lista.  

3. BAIXAR LISTA

RTENOTITLE

 Coloque o coletor na base.

RTENOTITLE


 Acesse o programa Optimizer, conforme tela abaixo

 RTENOTITLE

No Optimizer acesse: 

Ferramentas/Comunicação/Download da Tabela de Consulta ou simplesmente aperte a tecla “F7” no seu teclado.

 RTENOTITLE

A tela abaixo deve aparecer.

RTENOTITLE

Copie os arquivos salvos na pasta na área de trabalho do sapiens e cole na pasta de Contagem Estoque no computador. 

Clique em Browse para procurar o arquivo contendo a lista de produtos na pasta Contagem Estoque, na pasta arquivo exportação. 

RTENOTITLE

Seleicone a pasta Contagem de Estoque. 

RTENOTITLE

Selecione o depósito. 

RTENOTITLE

Selecione a pasta do arquivo. 

RTENOTITLE

Selecione o arquivo e clique em abrir. 

RTENOTITLE

Após a seleção do arquivo, clique em Ok. Se apresentar a mensagem "Can not open the COM port " é porque a porta está errada. 

Neste caso, pesquise a porta acessando em sua máquina: 

- Gerenciador de Dispositivos

-  Clique em Portas (COM e LPT)

Abaixo irá mostrar o número da porta, digite esse número conforme figura abaixo e clique em Ok. 

RTENOTITLE

 Durante o processo de envio você verá a tela abaixo indicativa de progresso.

RTENOTITLE

Após o término do envio deverá aparecer a tela abaixo indicando a conclusão do processo.

RTENOTITLE

Feito isso você já terá no seu coletor a lista contendo todos os nossos produtos, para baixar nos outros coletores basta colocar na base e dar o comando para baixar. 


5 - Início da Contagem 

Para primeira contagem contar e anotar na etiqueta autocolante a quantidade de cada produto, caso o produto esteja acondicionado em caixas, tirar uma unidade da caixa para que possam bipar o código de barras do produto com o coletor. 

O responsável pelo coletor irá coletar estes dados já contados, da seguinte forma:

 No coletor acessar:

 1. EXECUTAR

RTENOTITLE

 CONTAGEM >1< (selecionar o número da contagem)

RTENOTITLE

Apertar no botão amarelo para bipar o produto. 

RTENOTITLE

Pegar em mãos o produto em que está fixada a etiqueta;

RTENOTITLE

  • Ler o código de barras, conferir se é o produto que apareceu no coletor é o mesmo que possui em mãos, e digitar a quantidade contada;

RTENOTITLE

  • Após coletada a informação tirar a etiqueta do produto, para que nenhum funcionário ‘cole’ a recontagem;

 Caso o usuário do coletor não encontre o produto no coletor deverá anotar todos os dados para cadastro do produto, e enviar por e-mail para atendimentocontabil@comercialmariano.com.br, para que proceda os acertos necessários.

  • Os  produtos que não forem localizado o cadastro correto no sistema, (fabricante e código) não deverão dar entrada em código errado (outro fabricante e código) por ser similar. Na segunda-feira, deverá ser enviada planilha de cadastro do produto, e só então será dada a entrada do produto no sistema.

Caso o coletor não reconheça um código de barras automaticamente, temos as seguintes maneiras para inserir a contagem no coletor:

Coleta manual do código de barras (digitar no coletor): Pode ocorrer de algum código de barras não estar com uma boa impressão, impedindo o coletor de lê-lo. Neste caso o usuário deverá digitar manualmente o código, teclando enter a seguir.

RTENOTITLE

Digitar Letras: Apertar a tecla FUNÇÃO até que o A (maiúsculo) apareça em cima da bateria (inferior direita).  Utilizar as letras necessárias e, para voltar, apertar função até que não apareça mais nenhuma letra.

RTENOTITLE

 Corrigir digitação errada: Tecla BS

RTENOTITLE

 Apagar Registro incorreto:

 3. UTILITÁRIOS

RTENOTITLE

 3. APAGAR REGISTRO

RTENOTITLE

2. ULTIMO GRAVADO

RTENOTITLE

TEM CERTEZA

1.SIM

2.NÃO

RTENOTITLE

 Baixa da contagem do estoque no sistema (após finalizado a contagem do estoque):

 No coletor e vá em:

 2. ENVIAR DADOS

RTENOTITLE

 Coloque o mesmo na base.

RTENOTITLE

 Abra o programa Optimizer. 

Ferramentas / Comunicação / Receber Dados F8

RTENOTITLE

Clicar em Browse.

RTENOTITLE

Selecione  na Pasta Contagem Estoque o arquivo de contagem e clique em salvar. 

RTENOTITLE

Após indicar o local e o nome clique em “Save”.

 Durante o processo você deverá ver a tela indicativa de progresso conforme figura abaixo.

RTENOTITLE

Quando a transferência for concluída você verá a tela abaixo perguntando se quer visualizar o arquivo recebido. Responda não (No).

RTENOTITLE

Com isso um arquivo será gerado no local indicado contendo os dados de sua contagem.

Encerre o programa Optimizer.

 ****ATENÇÃO

 Sempre escolher nomes diferentes para cada coletor utilizado, informando o depósito contado.

Exemplo:

Dep1contagem01coletor1.txt

Dep1contagem01coletor2.txt

Dep1contagem01coletor3.txt

Dep1contagem01coletor4.txt


Importação de dados do coletor para Sistema

Para importar o arquivo de contagem acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Exportador e Importador Arquivos Coletor (1009)

RTENOTITLE

 Selecionar: 

Operação: importação

Código: 01009

Selecionar arquivo: pesquisar o arquivo salvo na pasta de contagem

Executar

 RTENOTITLE

Data do Inventário: informar data da abertura do inventário

Clicar em Ok. 

RTENOTITLE



5) LISTA DE DIVERGÊNCIAS E 2ª CONTAGEM

 Terminado o envio do arquivo, retirar relatório com lista de itens com divergência para a 2ª contagem no sistema Senior

RTENOTITLE

Relatório número 300

300 *Mariano – Guia de Contagens

RTENOTITLE

Informar:

Data do Inventário: data de abertura do inventário

Depósito: código do depósito

Próxima Contagem: digitar contagem 2

Tendo a opção ainda de filtrar de acordo com a necessidade.

RTENOTITLE

Imprimir lista de divergências.

Para iniciar a segunda contagem selecionar: 

1 - Executar

RTENOTITLE

Contagem 2

RTENOTITLE

Iniciar a 2ª Contagem.

RTENOTITLE

Distribuir a lista da segunda contagem e orientar que alterem no coletor para 2ª Contagem. 

Importante, que sejam trocadas as sessões de cada usuário com coletor, nas recontagens, para que não se repita possíveis erro de contagem.

Os funcionários responsáveis pela coleta de dados, deverão assinar a lista contada pelos mesmos, para possíveis conferências posteriores.

Seguir lista de divergência efetuando as recontagens, com o coletor, ler o código de barras, conferir se é o produto mesmo em mãos, e digitar a quantidade contada.

Após a 2ª Contagem fazer o mesmo procedimento realizado na contagem 1, baixar os arquivos do coletor e importar para o sistema. 

Gerar o relatório 300 com a 3ª Contagem , alterar no coletor para contagem 3 e iniciar a contagem.

Após a 3ª Contagem fazer o mesmo procedimento realizado nas contagens 1 e 2, baixar os arquivos do coletor e importar para o sistema. 

Gerar o relatóiro para 4ª Contagem. 


Contagem Manual 

Da quarta contagem em diante não usamos o coletor, os produtos que sairem nessas contagens devem ser contados e anotados no relatório 300. 


Lançamento Ajuste Manual

Fazer o lançamento manual no depósito principal, avaria e segregado se ainda houver divergências. 

Para fazer o ajuste manual no sistema acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Inventário / Contagens

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Para fazer os ajustes manuais no estoque preencher os campos: 

Data Base: data do inventário

Depósito: código do depósito que está fazendo o ajuste manual

Nº Contagem: digitar próxima sequencia que aparece na tela 

Nº Documento: 123

Modalidade: Todos

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Na aba seleção informar os códigos dos produtos que serão ajustados . 

Clicar em mostrar. 

Selecionar os produtos e informar no campo contagem a quantidade passada pela unidade dos produtos em estoque. 

Clicar em Processar 

Sim

Não 

Gerar o relatório 302 e conferir se zerou. Encaminhar para unidade o relatório para que confirmem as quantidades lançadas. 

Unidade deve conferir e assinar o relatório e encaminhar por e-mail. 







Relatório de Apuração do Inventário 




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Relatório número 302

302 *Mariano – Apuração de Inventario

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Informar:

a data do inventario;

o depósito inventariado.

Tendo a opção ainda de filtrar de acordo com a necessidade

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Imprimir listagem com acertos já efetuados pelo sistema, analisar as diferenças e sinalizar os ajustes.

 9) FINALIZANDO A CONTAGEM:

 9.1) Após análise e assinatura do relatório de apuração de resultado do inventario pelo Gerente Comercial da unidade o coordenador de operações realizará os ajustes necessários no sistema, finalizando o inventario de estoque.