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Quando consultada uma NF-e que ainda não foi autorizada ou inexistente na Sefaz Estadual, ou ainda se a NF-e for consultada no Ambiente errado, será retornado a rejeição "217 - NF-e não consta na base de dados da SEFAZ".
 
Quando consultada uma NF-e que ainda não foi autorizada ou inexistente na Sefaz Estadual, ou ainda se a NF-e for consultada no Ambiente errado, será retornado a rejeição "217 - NF-e não consta na base de dados da SEFAZ".
  
 
=== Como Resolver ===
 
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*A primeira coisa a se fazer, é consulta a Chave de Acesso no Portal Nacional da Sefaz ou no Portal Estadual da Sefaz.(http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx)
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*Inicialmente efetue uma consulta para atualizar os dados da NFE:
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*A primeira coisa a se fazer, é consulta a Chave de Acesso no Portal Nacional da Sefaz ou no Portal Estadual da Sefaz.([http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx])
 
*Feita a consulta você terá duas situações:
 
*Feita a consulta você terá duas situações:
 
**1 - a NF-e pode estar autorizada
 
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***Se a NF-e está autorizada e você está observando essa rejeição no seu Sistema, muito provável que o seu Sistema esteja fazendo a consulta errada. Por exemplo, consultar a Chave de Acesso de uma NF-e autorizada em Produção no Ambiente de Homologação e vice-versa. Nesse caso, você precisa acionar o suporte do setor de Tecnologia da Informação (TI) para verificarem o motivo dessa situação;
 
**2 - a NF-e pode não ser encontrada (não Autorizada).
 
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***Se a NF-e não está autorizada, provavelmente, no seu Sistema ela também não estará. Imaginemos uma situação, onde a Sefaz está apresentando problemas em seus Servidores, logo se o seu Sistema tentar realizar a consulta da Chave de Acesso dessa NF-e que ainda não foi transmitida a Sefaz, haverá a rejeição na consulta. E nesse caso, será necessário aguardar a normalização da Sefaz para que consiga consultar a situação da sua NF-e. De toda forma, recomendamos que também acione o suporte do Setor de Tecnologia da Informação (TI). Talvez o motivo do problema seja também o Sistema.
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=== Setor responsável ===
 
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Filial ou Setor de Tecnologia da Informação (TI)

Edição atual tal como às 19h36min de 13 de junho de 2017

NF-e não consta na base de dados da SEFAZ

Causa

Quando consultada uma NF-e que ainda não foi autorizada ou inexistente na Sefaz Estadual, ou ainda se a NF-e for consultada no Ambiente errado, será retornado a rejeição "217 - NF-e não consta na base de dados da SEFAZ".

Como Resolver

  • Inicialmente efetue uma consulta para atualizar os dados da NFE:

RTENOTITLE


  • Caso o problema persista:
  • A primeira coisa a se fazer, é consulta a Chave de Acesso no Portal Nacional da Sefaz ou no Portal Estadual da Sefaz.(http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx)
  • Feita a consulta você terá duas situações:
    • 1 - a NF-e pode estar autorizada
      • Se a NF-e está autorizada e você está observando essa rejeição no seu Sistema, muito provável que o seu Sistema esteja fazendo a consulta errada. Por exemplo, consultar a Chave de Acesso de uma NF-e autorizada em Produção no Ambiente de Homologação e vice-versa. Nesse caso, você precisa acionar o suporte do setor de Tecnologia da Informação (TI) para verificarem o motivo dessa situação;
    • 2 - a NF-e pode não ser encontrada (não Autorizada).
      • Se a NF-e não está autorizada, provavelmente, no seu Sistema ela também não estará. Imaginemos uma situação, onde a Sefaz está apresentando problemas em seus Servidores, logo se o seu Sistema tentar realizar a consulta da Chave de Acesso dessa NF-e que ainda não foi transmitida a Sefaz, haverá a rejeição na consulta. E nesse caso, será necessário aguardar a normalização da Sefaz para que consiga consultar a situação da sua NF-e. De toda forma, recomendamos que também acione o suporte do Setor de Tecnologia da Informação (TI). Talvez o motivo do problema seja também o Sistema.

Setor responsável

Filial ou Setor de Tecnologia da Informação (TI)