POP:Emissao de Nota de Consumidor Eletrônica

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Procedimento Operacional Padrão - Emissão de Nota de Consumidor Eletrônica

Data: 28/05/2020

1. Objetivo

Transformar o pedido em documento fiscal atendendo obrigações legais e controles internos.

2. Aplicação

Operador de Caixa 

É de responsabilidade da Josefa a implantação deste processo assegurando os melhores resultados. 

3. Documentos de Referência

4. Siglas, Abreviaturas e Terminologia

NFCe - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

SDE /eDocs - Senior Documentos Eletrônicos 

PDV - Ponto de Venda 

XML - Arquivo eletrônico 

Danfe - Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica

AUT - Autorização 

DOC = Documento

NSU = Número Sequencial Único 

CV = Comprovante de Venda 

5. Responsabilidades e Autoridades

Atividades
Responsável 
Fechamento do Pedido  Operador de Caixa 
Autorização da NFCe Secretaria da Fazenda 
Emissão do Danfe SDE/eDocs 


6. Diretrizes

Não receber do cliente com condição de pagamento diferente do pedido. 

7. Descrição das Atividades

7.1 - Operador de Caixa solicita o pediido ao cliente. 

7.2 - Operador de Caixa confere a condição de pagamento do pedido com o recebimento do cliente. 

7.3 / 7.4 - O Operador de Caixa verifica se está correto e importa o pedido no PDV. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Fechamento_de_Vendas_PDV_Senior

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Ch_Parc_PDV_Senior

Caso não esteja o Operador de Caixa encaminha para o vendedor refazer o pedido de acordo com o recebimento. 

7.5 / 7.6 - O Operador de Caixa confirma se  importou o pedido e inicia a emissão da NFCe. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Fechamento_de_Vendas_PDV_Senior

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Ch_Parc_PDV_Senior

Se não importou o Operador de Caixa  visualiza a mensagem de erro no PDV. 

7.7 - O Operador de Caixa consulta a mensagem de erro no ajuda. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Lista_de_Manutencao_no_Painel

7.8 - O Operador de Caixa verifica se é possível solucionar

7.9 - Caso seja possiível o Operador de Caixa faz a correção. 

7.10 - Se o Operador de Caixa não consegue fazer a correção encaminha para o Back Office. 

7.11 - O Back Office consulta o erro no sistema. 

7.12 - O Back Office corrige e cadastra a solução no ajuda.. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Lista_de_Manutencao_no_Painel

7.13 - o Back Office informa o Operador de Caixa sobre a correção. 

7.14 / 7.15  - O Operador de Caixa verifica com o cliente se deseja identificar CPF na NFCe. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Nota_de_Consumidor_Eletronica_com_CPF

Caso o cliente não deseja identificar o Operador de caixa prossegue com a emissão da NFCe. 

7.16 - O Operador de Caixa recebe o valor da NFCe de acordo com a condição e valor informado no pedido. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Fechamento_de_Vendas_PDV_Senior

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Ch_Parc_PDV_Senior

7.17 - O Operador de Caixa finaliza a NFCe. 

7.18 / 7.19 - O Operador de Caixa quando não finaliza a NFCe carimba o pedido como pago e entrega ao cliente para retirar os produtos. 

Quando finaliza a NFCe o Operador de Caixa entrega o documento fiscal e orienta o cliente a retirar os produtos. 

7.20 - O Operador de Caixa analisa o erro. 

7.21 / 7.22 - O Operador de Caixa faz a correção conforme descrito no ajuda. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Lista_de_Manutencao_no_Painel

Caso o Operador de Caixa não consiga, solicita ao Coordenador Administrativo a abertura de chamado na Senior. 

7.23 - O Coordenador Administrativo confere o ERP e o Retaguarda. 

7.24 - O Coordenador Administrativo informa ao Departamento Financeiro sobre a correção. 


8. Registros

Nº de Registro 
Nome do Registro

R01-01

ajuda.comercialmariano.com.br
R01-02
Skype - Grupo do Caixa 
R01-03 Suporte Senior 
R01-04
PDV - Ponto de Venda 
R01-05 SDE/e-Docs - Senior Documentos Eletrônicos 
R01-06 Monitor/Integrador 

9. Indicadores

Indicador
Fórmula
Periodicidade
Meta
NFCe com erros
(Quantidade NFCe com erro / Quantidade de NFCe emitida)x100
Mensal

10. Plano de Comunicação do Processo

O que comunicar
Quem Comunica
Pra quem comunica
Quando Comunica
Como Comunica
Objetivo Específico
A correção a ser feita no pedido
Operador de Caixa 
Ao vendedor Sempre que tiver erro no lançamento /divergência no pedido Via skype ou telefone Emitir novo pedido de forma correta para emissão da NFCe
O erro
Operador de Caixa Ao Grupo de Caixa  Sempre que ocorrer erro  Via skype, e-mail ou telefone Correção do erro e emissão da NFCe
Correção do erro
Back Office Operador de Caixa Após a correção do erro Via skype, e-mail ou telefone
Informar a correção 
Rejeição da Nfce
Operador de Caixa Coordenador Administrativo Sempre que ocorrer rejeição Via skype ou telefone Correção da rejeição para fechamento do caixa
Correção da Nfce Coordenador Administrativo Auxiliar Financeiro Após a correção da Nfce /solução do chamado
Via skype e e-mail
Informar a correção do erro da NFCe

11. Atividade do Processo

Gerar diariamente o relatório e verificar quais NCE não retornaram para o ERP. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Relatorio_RFNF130

12. Anexos:

01 – Fluxograma do Processo

https://cawemo.com/share/fc321896-37c3-4f60-b06b-3f32c7e50351



Elaborado por: 
Aprovado por:
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Controle de Revisões 
Revisão
Data
Descrição
Data da Revalidação
00 26/06/2020 Em fase de validação
01 30/07/2020 Primeira Versão